Se você tem planos de aumentar o seu patrimônio e quer fazer a compra de um bem de alto valor, é preciso se perguntar: entre casa e carro, onde investir? Tanto um quanto o outro vão agregar valor e trazer benefícios, comodidade e praticidade.
Está em dúvida sobre qual é a melhor decisão? Independentemente de escolher entre uma casa ou um carro, é necessário ter foco, planejamento e organização para a realização do seu objetivo.
Analise as suas finanças, pesquise preço e forma de aquisição de ambos os bens. Essas atitudes podem ajudar a decidir e influenciar diretamente na escolha. Por isso, acompanhe o conteúdo a seguir e confira as dicas da Melhortaxa!
Veja se o investimento vale a pena
Fazer compras por impulso e sem planejamento pode levar ao arrependimento. Isso é comum e pode acontecer a qualquer momento. O problema é quando o comprador se arrepende após a compra de um bem com valor mais elevado, que é mais difícil de resolver, como casa e carro.
Você já se perguntou “o que fazer com o meu dinheiro”? O ideal é que as compras sejam planejadas, analisando a verdadeira necessidade de aquisição daquele item ou bem. Além disso, organizar o orçamento e definir o valor que pode ser destinado às compras é fundamental para a saúde das finanças.
Se o investimento for motivado pelo aumento do patrimônio, esse cuidado deve ser redobrado. Nesse caso, decidir sobre a compra de casa ou carro exige avaliar as condições de mercado, o valor de cada bem e, se a aquisição ocorrer através de um financiamento, simular as parcelas para ver se cabem no seu bolso.
Para ajudar você a decidir no que vale a pena investir e qual investimento pode ser mais compatível com os seus planos, veja a seguir os pontos principais da aquisição de um veículo e uma casa (ou apartamento).
Carro
Ter um carro hoje em dia significa acesso a uma rotina mais prática e rápida, sem depender de transporte público ou aplicativos. Toda essa comodidade tem um custo, e investir em carros usados pode ser uma solução.
Além disso, um carro contribui muito para o aumento dos bens de uma família, e o processo de aquisição de um veículo é simples. Você pode comprar um carro de forma particular, negociando diretamente com o vendedor, ou em concessionárias e lojas especializadas.
Para obter aprovação em um financiamento veicular, é preciso passar pela análise de crédito, apresentar a proposta e a documentação e, depois, assinar o contrato. O pagamento de um valor de entrada é fundamental; dessa forma, o financiamento é reduzido.
Vantagens e desvantagens da compra de um veículo
O preço de um veículo é mais baixo que o de um imóvel, por isso o investimento em carro é menor. Ter um automóvel à disposição contribui com o deslocamento rápido de sua família, otimizando o tempo.
Além disso, como o valor é consideravelmente menor, o período de contrato é reduzido. O montante pago de entrada e das parcelas também tende a cair. O carro ainda pode ser usado como entrada de outro, mais caro. Assim, você vai lapidando os seus bens, agregando valor ao seu patrimônio.
Por outro lado, para ter um veículo é preciso desembolsar determinado valor mensal com combustível e manutenção. Anualmente também existem despesas, como o pagamento de licenciamento e Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Portanto, considere esses gastos.
Outro ponto a ser analisado é a depreciação. Por exemplo, um veículo zero quilômetro perde valor de maneira rápida, assim que é retirado da concessionária. A desvalorização aumenta com o passar dos anos, então esteja atento ao mercado e pondere se é o momento de vender o veículo.
Casa
A aquisição de um imóvel é o sonho de muitos brasileiros. Mesmo que pareça distante, visto que o valor é elevado, existem meios para a realização desse objetivo.
O financiamento imobiliário é o caminho mais utilizado para a compra da casa própria. Para isso, organização financeira, planejamento prévio e pesquisa de mercado são essenciais.
Faça simulações a fim de consultar o valor do processo, veja se o valor da entrada cabe no seu orçamento e se as parcelas não comprometem mais de 30% dos rendimentos. Conheça as suas finanças, analise se é possível cortar gastos pensando na realização das suas metas e, se tiver investimentos, procure saber a respeito da rentabilidade.
Vantagens e desvantagens da compra de uma casa
Investir em casas traz ao comprador a estabilidade e a segurança de construir um patrimônio sólido. Além disso, a sensação de segurança se estende porque o proprietário oferece um teto para a família, sem precisar depender da despesa de um aluguel.
Ao contrário de um veículo, que perde valor com o passar do tempo, um imóvel tende a ter valorização. O comprador pode potencializar isso com benfeitorias no imóvel, como reformas, adaptações, pintura e decoração. A infraestrutura urbana também melhora com o tempo, contribuindo com o imóvel.
O custo de uma casa, por ser elevado, dificulta a aquisição à vista. As exigências do financiamento imobiliário são mais rigorosas que as do financiamento veicular. Por isso, avalie previamente se comprar casa vale a pena.
A aquisição de uma casa ou um apartamento também envolve o pagamento de tributos. O Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) é cobrado no ato da compra e garante a transferência da propriedade. Existe também anualmente aplicação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
Em dúvida se o financiamento vale a pena? Consulte os simuladores Melhortaxa!
Para que você tome a decisão de investir entre casa e carro de forma assertiva, as simulações de financiamento podem ajudar, pois oferecem uma real noção do valor das parcelas. Acesse os simuladores Melhortaxa e tire as suas dúvidas!