A gestão imobiliária é o conjunto de técnicas de administração que são aplicadas dentro da rotina de uma imobiliária. Divididos por departamentos e com funcionários especializados em cada área, os negócios vão se desenvolvendo e cada um cuida daquilo que lhe é determinado.
O sucesso de uma empresa está diretamente ligado ao BPM ─ Business Process Management, em português, “Gerenciamento de Processos de Negócio”. Elas são as técnicas de gestão aplicadas em prol da melhoria dos processos internos.
Para você entender melhor sobre o assunto, trouxemos, nesse conteúdo, os cargos e funções da companhia, a forma de trabalho. Acompanhe a seguir e tire as suas dúvidas sobre as rotinas administrativas de uma empresa do setor imobiliário.
O mercado imobiliário
Tendo a gestão de imóveis bem definida, a empresa consegue manter o interesse dos clientes, fazer a captação de novos e ainda aumentar a sua rede de contatos e produtos. Isso vai agregar qualidade e credibilidade ao trabalho.
É considerado ainda um bom modelo de gestão imobiliária, quando, com a administração corretamente aplicada, os custos são consideravelmente reduzidos e a lucratividade aumenta.
Sendo um mercado mais sensível às crises econômicas, este é um setor que precisa ser diferenciado em comparação às demais áreas. Por isso, a gestão imobiliária precisa ser tão eficaz, porque ela elimina ─ ou ameniza ─ os impactos da instabilidade econômica.
As divisões nas companhias
Dentro da rotina administrativa de uma empresa do setor imobiliário, existem as seguintes divisões: financeira, de pessoas, de clientes e patrimonial. Acompanhe abaixo e conheça cada função que forma a cadeia de valor do negócio:
Gestão financeira
É a área responsável pela administração e pela saúde financeira da empresa, que cuida do dinheiro que entra e sai do caixa. Como o fluxo de vendas de uma imobiliária não é contínuo e regular, o responsável pela gestão financeira tem o desafio mensal de equilibrar as contas e as despesas fixas.
Uma fonte de receita regular dessas empresas são aluguéis. Como a administração de imóveis alugados é sua responsabilidade, a imobiliária recebe uma porcentagem do valor, que auxilia no pagamento das despesas fixas. Então, o responsável financeiro deve suprir todas as demandas fixas com um fluxo de recursos irregular.
Outra responsabilidade da gestão financeira é o planejamento de curto, médio e longo prazo. A administração precisa de organização, por isso contar com uma planilha para o fluxo de caixa é extremamente importante, assim como manter um fundo de reserva para momentos de crise.
Gestão de pessoas
Ao contrário do que se imagina, uma imobiliária não é composta apenas por corretores. Eles estão na linha de frente do atendimento, são grandes responsáveis pela captação de novos negócios e pela geração de recursos.
Porém, cabe à gestão de pessoas organizar o gerenciamento de processos e pagamento da comissão dos profissionais, assim como o seu prazo e sua forma. É importante ressaltar que, em muitos casos, os corretores não são funcionários efetivos das imobiliárias, o que torna a relação mais personalizada.
Também é função da gestão de pessoas administrar os profissionais dos outros departamentos da empresa, assim como mantê-los atualizados, propor treinamentos e zelar por uma equipe qualificada em todos os setores da gestão imobiliária.
Gestão de clientes
Esta é uma das áreas mais importantes dentro da companhia. É com a gestão de clientes que a empresa identifica o seu público-alvo, conhece o nicho de mercado que deve atuar, além de manter e fidelizar os clientes.
Através de tecnologia, a equipe de gestão do cliente consegue se relacionar com os possíveis interessados na compra de um imóvel, analisar o perfil dessas pessoas, aumentar o relacionamento e dar qualidade ao atendimento.
Essa equipe da empresa também consegue promovê-la através de ações de marketing e vendas. Assim, atingem-se novos e potenciais clientes, aumentando a margem de negócios e, consequentemente, o lucro da imobiliária.
Gestão patrimonial
A gestão patrimonial no mercado de imóveis diz respeito aos imóveis que compõem a sua carteira de produtos. É preciso que a companhia entenda bem quais são os imóveis que estão sendo trabalhados no mercado, independentemente de serem voltados à locação ou à venda.
É de responsabilidade da gestão patrimonial verificar o contrato de cada imóvel, conferir fatores que levam à valorização ou à desvalorização dos produtos que administra. Outro ponto importante desta área é a parte fiscal, tributária e também jurídica.
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