Poucos setores da economia brasileira poderão se vangloriar por saírem intactos da crise que a pandemia causada pela COVID-19 gerou para os cofres do país. Ainda assim, há expectativa otimista para o mercado imobiliário 2022, e essa pode ser a sua chance de tirar o tão sonhado plano de compra da casa própria do papel.

Impulsionado por incentivos fiscais por parte do governo, o setor imobiliário está se recuperando junto à retomada da economia como um todo. Em 2021, a alta disponibilidade de crédito serviu de motivação para os consumidores se prepararem para ir ao mercado. 

Por outro lado, a alta da taxa básica de juros (Selic) gerou um aumento no preço dos imóveis. A Caixa Econômica Federal, entretanto, promete diminuir os juros para a próxima temporada, mesmo com o aumento da Selic. 

Planejando financiar um imóvel nos próximos meses? Acompanhe o texto a seguir e confira um balanço geral sobre as expectativas que giram em torno do crédito imobiliário para o próximo ano.

Como o mercado imobiliário se comportou em 2021?

O ano começou com expectativa de melhora na economia, graças ao avanço dos testes clínicos e ao tão esperado início da vacinação em massa contra o coronavírus. Porém, o que se viu ao longo dos meses foi a vinda de uma segunda onda causada pela pandemia, além de um ritmo lento nas políticas adotadas para conter a crise.

Com isso, a expectativa de retomada deu lugar a uma transição lenta e gradual, respingando também no mercado imobiliário. Ainda assim, foi possível traçar um avanço em relação ao ano anterior. Conforme os meses se passaram, os negócios voltaram a fluir, mesmo em ritmo moderado.

Nos setores de investimentos, por exemplo, os fundos imobiliários sofreram um forte impacto, causado principalmente pela redução na compra e uso de imóveis comerciais. O home office incentivou diversas empresas a cessarem os investimentos em sedes físicas, dando lugar a uma nova cultura de trabalho. 

mercado imobiliário

Outro ponto negativo para o cenário do mercado imobiliário 2022 é o aumento da inflação e do desemprego no país, que culminou, em 2021, na alta dos juros. Apesar desse cenário, a compra e venda de imóveis continua em alta em diversas regiões do país e deve seguir assim no próximo ano, principalmente nos grandes centros.

Quais as expectativas e tendências para 2022?

Com o avanço da vacinação em massa, que deve atingir 80% da população até dezembro de 2021, o próximo ano tende a ser mais otimista para o setor. Apesar da insegurança política pela qual passa o país, o mercado de compra e venda de imóveis não deve ser atingido.

Em São Paulo, por exemplo, houve um aumento de 16,22% na venda de imóveis em 2021. A tendência do mercado imobiliário 2022 é que a procura cresça ainda mais, mas é preciso se atentar às taxas de juros. A Selic deve continuar em ascensão até o período das eleições presidenciais.

Selic em alta

A Selic é um dos principais fatores que influenciam as taxas de juros de um financiamento imobiliário, e foi ela a grande protagonista de 2021. Graças à alta da inflação e a uma incerteza fiscal e política, o índice que mede a taxa básica de juros tende a retornar à casa dos dois dígitos em 2022.

Bom para os amantes da renda fixa, péssimo para a injeção de investimentos no país, a alta tende a influenciar diretamente a procura por crédito imobiliário por parte dos brasileiros. Segundo especialistas, a taxa que hoje está em 5,25% deve começar 2022 na casa dos 8,5%.

Enquanto a Caixa Econômica Federal promete congelar a taxa de juros imobiliários, os bancos privados pretendem aplicar encargos mais altos em relação a novos financiamentos. O Banco do Brasil, mesmo sendo de cunho estatal, também pretende seguir a alta dos juros.

Mercado imobiliário digital

Em relação às tendências do mercado imobiliário, o pós-pandemia promete um boom digital em relação à forma como compramos e vendemos imóveis. Assim como o isolamento social contribuiu para novos hábitos — como o home office e a telemedicina —, o mesmo deve acontecer com o setor imobiliário.

As corretoras e imobiliárias tradicionais dão lugar a uma tendência digital, reunindo moradores de diversas localidades em plataformas intuitivas e recursos completos para a negociação de propriedades. Já disponibilizada em nossos dias, a contratação de financiamento imobiliário online também ganhará fôlego.

Entre as expectativas para o estilo de moradia mais procurado, as tendências do pós-pandemia seguem o padrão que já acompanhamos hoje em dia. Conforto, praticidade e a possibilidade de mesclar casa e trabalho em um só ambiente farão parte das principais buscas. 

Saiba tudo sobre o mercado imobiliário com a Melhortaxa

O panorama sobre o mercado imobiliário 2022 contribui para um planejamento certeiro para o ano que está por vir. Que tal começar hoje mesmo a organizar seu orçamento para realizar o sonho da casa própria? 

Continue acompanhando o blog da Melhortaxa e receba as principais informações sobre o mercado imobiliário. Conheça as melhores linhas de crédito, os bairros mais valorizados de cada cidade e as dicas para construir e reformar.