Você sabia que comprar um imóvel próprio é o desejo de seis entre dez brasileiros? Ou seja, você não está sozinho! Porém, quando há a oportunidade, é comum que surja uma dúvida importante: afinal, quando vale a pena financiar imóvel?
O mercado imobiliário tem visto a procura por financiamentos crescer mesmo em tempos de crise, isso graças à redução da taxa básica de juros, a Selic, que se encontra no menor patamar da história – atualmente, com juros de 2% ao ano. Isso significa que as taxas para adquirir um financiamento estão bastante convidativas.
Mas não é só isso que deve ser levado em conta na hora de avaliar se um financiamento vale a pena. Está com dúvidas sobre a modalidade? Acompanhe o texto a seguir e saiba quando é o melhor momento para comprar um imóvel financiado.
O que avaliar antes de financiar um imóvel?
A primeira coisa que você deve avaliar sobre quando vale a pena financiar imóvel é em relação ao seu orçamento mensal. Vale lembrar que esse tipo de modalidade de crédito pode levar muitos anos para ser quitada, portanto, não deixa de ser um investimento a longo prazo.
Para compreender se vale a pena financiar um imóvel em 30 anos, comece olhando para as suas finanças. Como é a sua relação com o dinheiro? Quais são os seus gastos mensais? Você possui uma renda fixa e segura para receber mensalmente?
Se não for planejado de maneira organizada, o financiamento pode se tornar mais uma dívida e, com o tempo, gerar uma bola de neve que acaba comprometendo toda a sua renda. Portanto, avalie os prós e contras antes de decidir por esse método. E lembre-se que todo financiamento vem acompanhado de uma entrada!
Outro ponto interessante de analisar é o modelo de aquisição do imóvel. Afinal, você deseja mesmo ter um apartamento próprio ou se considera mais desapegado? Compare aluguel e financiamento para verificar qual das duas modalidades mais combina com seus objetivos.
Quando financiar um imóvel?
Um bom planejamento financeiro já é meio caminho andado para você definir a melhor época para realizar um financiamento. Afinal, é raro conseguir um imóvel 100% financiado. Você terá que pagar uma entrada à vista para dar procedimento às parcelas que pode variar entre 10% e 30% do valor total do imóvel.
Dito isso, podemos afirmar que vale a pena financiar um imóvel quando há planejamento, organização e controle das finanças. Além disso, avalie as seguintes condições e só financie um imóvel quando:
- Houver o valor de entrada para pagamento à vista;
- O banco oferecer condições vantajosas para o crédito;
- O Custo Efetivo Total (CET) couber no seu bolso;
- As taxas de juros básicos da economia estiverem convidativas,
- Houver chances do imóvel valorizar no longo prazo.
Quando não financiar um imóvel?
Depois de analisar se vale a pena financiar imóvel, ficará mais fácil compreender quando não fazer essa escolha. Se você não possui uma renda mensal fixa ou mesmo o hábito de guardar dinheiro, financiar um imóvel pode se tornar um risco quando analisado a longo prazo.
Como dito anteriormente, para visualizar quando vale a pena financiar imóvel, lembre-se que as parcelas podem durar 30 anos até serem pagas de maneira integral, portanto é preciso ter em mente que seu orçamento ficará comprometido por um bom tempo. Portanto, o financiamento deixa de ser uma boa opção quando:
- O mercado imobiliário está instável;
- O valor do imóvel é muito alto;
- Os juros cobrados pelo banco são elevados;
- Quando as parcelas comprometem mais de 30% da sua renda,
- Não há perspectiva de valorização da propriedade.
Por fim, para entender quando um financiamento vale a pena, não há outra forma senão analisar seus hábitos com o dinheiro, realizar um bom planejamento financeiro e se comprometer com a dívida enquanto ela estiver ativa. Uma boa dica é amortizar o financiamento, para que as parcelas reduzam gradativamente.
Financiamento é com a Melhortaxa
Após analisar quando vale a pena financiar imóvel, você pode pesquisar as melhores opções disponibilizadas pelo mercado por meio de um dos simuladores de financiamento da Melhortaxa!
Preencha o formulário aqui no site e receba as melhores propostas para o seu orçamento. Tudo isso em um só lugar, para você comparar as diferentes taxas calculadas pelos bancos. É fácil, rápido e gratuito!