A comprovação de renda é uma etapa obrigatória para transações monetárias de crédito no Brasil. Basicamente, é uma forma de informar às instituições bancárias que você tem condições de adimplir com o crédito solicitado.

Você sabe o que é comprovante de renda? Para a comprovação de renda é necessário que se tenha em mãos qualquer documento que prove quais são os ganhos mensais de um trabalhador, sejam eles rendimentos fixos ou variáveis.

Para que instituições financeiras definam limites de crédito e disponibilidade de serviços para seus clientes, é imprescindível apresentar documentos para comprovar renda, para que haja a adequação entre o empréstimo e o perfil de rendimento do solicitante, garantindo o adimplemento desse compromisso.

Para esclarecer suas dúvidas sobre comprovação de renda, a Melhortaxa preparou este conteúdo especialmente para você!

Documentos necessários para comprovação de renda

Para quem está precisando solicitar um empréstimo é importante estar atento a quais documentos comprovam renda. Esse registro de rendimentos deverá ser entregue ao banco ou instituição financeira no ato da contratação.

DECORE

A DECORE (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos) é um documento onde ficam registrados os rendimentos do solicitante. Obrigatoriamente, essa declaração só pode ser emitida por um contator, o que pode ser um fator de dificuldade em alguns casos.

Nessa declaração, o contador reúne diversos documentos, tais como recibos de aluguel, declaração do imposto de renda e extratos bancários. Embora em outros tempos fosse bastante utilizada, hoje existem alternativas que oferecem mais praticidade.

Holerite

Também conhecido como contracheque, é um documento que todo trabalhador celetista, ou seja, que trabalha de carteira assinada, recebe no quinto dia útil de cada mês de trabalho junto com a sua remuneração.

comprovação de renda

O holerite é o modelo de comprovante de renda mais utilizado para se conseguir a liberação de um empréstimo. Nele constam de forma detalhada o salário bruto e o salário líquido após os descontos previstos em lei. Três holerites são suficientes para a maioria das instituições financeiras para a concessão do crédito.

Declaração do Imposto de Renda

Nessa declaração, que deve ser feita anualmente, constará toda a renda recebida em relação ao ano anterior. Também devem constar no Imposto de Renda todos os bens que a pessoa possui em seu nome.

Esse modelo de comprovação de renda é amplamente aceito pelas instituições bancárias e é uma das formas mais utilizadas como comprovante de renda MEI e para trabalhadores autônomos, assim como o Extrato Bancário, que é outro modelo bastante usual, mas não aceito por todas as instituições.

Extrato bancário

Como dissemos, nem todas as instituições de crédito o aceitam, mas existem algumas que, por meio da apresentação desse documento, liberam crédito para o solicitante, como limite de cartão de crédito ou aumento no limite do cheque especial.

Para operações mais complexas, como financiamento imobiliário, dificilmente o extrato bancário servirá como comprovação de renda. Sendo necessária a reunião de documentos específicos para tal procedimento.

Conte com a ajuda da Melhortaxa

Agora que você entendeu como fazer a comprovação de renda, está pronto para fazer um empréstimo! Quer saber sobre qual o valor que você pode pagar de parcela em empréstimos? Ou em quanto tempo você deseja quitar seu financiamento?

Simule a quantidade de parcelas necessárias para quitar seu empréstimo! No site da Melhortaxa temos simuladores exclusivos que te auxiliam a fazer as melhores escolhas de acordo com seu perfil.