O planejamento de compra de um imóvel exige diversas etapas de preparação, ainda mais quando não há a possibilidade de adquirir o bem à vista. Ao entrar em uma negociação, é importante que você compreenda a parte burocrática, especialmente quando envolve os documentos para financiamento.

Ao solicitar crédito ao banco, é necessário apresentar uma série de documentos para financiamento – que servirão tanto para a etapa prévia de análise e aprovação como para a formalização do contrato em si.

Esses documentos são necessários para que o banco possa comprovar se você se enquadra nas normas da instituição e se possui condições de arcar com o processo de amortização dos juros.

Reunir os documentos para financiar imóvel pode causar confusão, afinal, há diversos fatores que precisam ser levados em conta. Pensando nisso, separamos um checklist para você se organizar. Confira a seguir:

Documentos de identificação pessoal

O primeiro passo para dar entrada em um financiamento imobiliário é realizar simulações para encontrar as melhores taxas. Depois disso, você deve entrar em contato com a instituição financeira desejada e realizar os procedimentos de entrada, que começam pela apresentação dos documentos de identificação pessoal.

Além da Carteira de Identidade (RG), são aceitos ainda a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), CPF e/ou documentos profissionais de comprovação de inscrição, como os de órgãos classistas (OAB, CRM ou CREA).

Certidões de estado civil e débitos quitados

Duas das principais certidões exigidas pelos bancos referem-se ao estado civil do futuro tomador do crédito, além de um certificado de quitação de débitos. É fundamental que você comprove que não há pendências em aberto antes de realizar um financiamento. Ou seja, nada de nome sujo antes de solicitar o crédito.

Para apresentar esse documento, emita uma certidão de débitos pelo site da Receita Federal. Ela apresentará se há pendências ou débitos cadastrais em nome do interessado no financiamento.

documentos para financiamento

Comprovante de residência e Declaração de IR

A lista de documentos para financiamento imobiliário ainda inclui comprovantes básicos, como o de endereço – por meio de uma conta de luz, telefone, internet etc. O comprovante de residência facilita uma futura aprovação, já que demonstra que o indivíduo possui um local de moradia.

Já a declaração de Imposto de Renda é imprescindível para a análise de crédito e deve ser entregue junto com a folha de rosto e o recibo da entrega. Fica isento de apresentar o documento apenas quem não se enquadra nos critérios de declaração anual.

Carteira de Trabalho e Extrato do FGTS

Se você é um trabalhador CLT, deve obrigatoriamente apresentar a Carteira de Trabalho para comprovação de últimos serviços prestados. O documento pode ser entregue por meio de cópias, mas deve apresentar todas as informações, como folha de rosto, classificação, número do PIS, trabalhos assinados etc.

Muitos brasileiros recorrem a um financiamento imobiliário por meio de bancos estatais, por isso, se você tem dúvidas sobre quais são os documentos para financiamento na Caixa, saiba que além dos já citados aqui, pode ser necessário a apresentação do extrato do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) – caso você queira utilizá-lo para quitar parte da dívida.

Comprovante de renda

Um dos documentos para financiamento mais exigidos pelos bancos na hora de liberar crédito é o comprovante de renda, que pode variar conforme a sua situação atual. Confira as diferenças entre as classes e quais certidões apresentar:

  • Assalariados com carteira assinada: cópia da declaração do IR, Carteira de Trabalho e cópia dos três últimos holerites;
  • Aposentado ou pensionista do INSS: cópia da declaração do IR, comprovante de pagamento dos três últimos meses e declaração da Previdência Social,
  • Autônomos e profissionais liberais: contratos de prestação de serviço, DECORE (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos), RPA (Recibo de Pagamento de Autônomo), cópia do extrato bancário dos últimos seis meses, declaração do Imposto de Renda ou DAS (em caso de MEI).

Outros documentos complementares

Apesar de indicarmos os principais documentos para financiamento exigidos pelas instituições, é provável que nem todos apareçam na lista, afinal, cada banco pode ter a sua própria exigência.

É possível que seja necessário ainda apresentar documentos do imóvel para financiamento e até do vendedor – seja pessoa física ou jurídica. Além disso, com o desenrolar da negociação, novos pedidos podem surgir.

Compreender as burocracias que envolvem o financiamento imobiliário contribui não só para uma maior facilidade na aprovação do crédito, mas também para evitar situações de idas e vindas ao banco. Ao seguir essas dicas, você terá um caminho mais tranquilo para realizar o sonho da casa própria.

Financiamento é com a Melhortaxa!

Agora que você já sabe quais são os principais documentos para financiamento imobiliário, que tal realizar uma simulação com a Melhortaxa? É simples, rápido e prático! Faça um cadastro e receba as melhores ofertas para o seu orçamento.