Pensar em refinanciar imóvel quitado pode ser uma saída viável para as dívidas que acumularam e precisam ser pagas com urgência ou para você dar um passo mais ousado e abrir o próprio negócio, realizar a viagem dos sonhos ou pagar os estudos de seus filhos.

Os motivos para a solicitação do refinanciamento de imóvel, ou home equity, não são um fator determinante para a instituição financeira que vai liberar o valor. O solicitante tem liberdade para fazer o que quiser com o montante.

Para saber mais a respeito dessa modalidade de crédito e entender como refinanciar um imóvel quitado e os benefícios dessa prática financeira, acompanhe o conteúdo exclusivo que nós, da Melhortaxa, preparamos para você.

Se você está pensando: “posso refinanciar um imóvel?”, saiba que pode, sim!  Refinanciar um imóvel quitado é obter um tipo de empréstimo em que a instituição que ceder o valor a você tem um imóvel como garantia de pagamento. Aliás, o empréstimo realizado nessas condições oferece muitos benefícios a você.

Por apresentar seu bem como garantia, o banco credor consegue conceder taxas de juros menores que os empréstimos pessoais, por exemplo. Os juros ficam em torno de 0,99% ao mês, mais o valor de correção da inflação e os custos que envolvem a operação (CET).  

Como fazer o refinanciamento de imóvel

Vamos ao passo a passo para saber como refinanciar um imóvel. Para o processo, é necessário transferir o imóvel à instituição credora, que fica com a posse até o pagamento integral da dívida.

Para essa operação, a Melhortaxa conta com uma equipe especializada que pode te ajudar a encontrar as melhores soluções de crédito para seu processo de refinanciamento de imóvel quitado. Todo o serviço é realizado on-line e você pode contar com a assessoria de nosso time.

Assim que definir a instituição financeira que melhor te atende, o processo é iniciado. O imóvel passa a ser propriedade do banco e o valor é depositado. Depois, você pode usá-lo da maneira que lhe for mais conveniente.

Por se tratar de um imóvel em garantia, os bancos costumam flexibilizar mais as formas de pagamento e as taxas de juros, diferentemente das outras modalidades de crédito. Entre as vantagens do refinanciamento estão:

  • Crédito de até 60% do valor do imóvel;
  • Taxas mais baixas;
  • Prazo longo para pagamento,
  • Crédito para negativados.

Para não restarem dúvidas sobre o refinanciamento de imóvel

O refinanciamento de imóvel quitado é uma modalidade de crédito que vem ganhando popularidade e despertando o interesse de muitas pessoas. As boas condições que essa operação oferece se tornam atraentes e, por isso, a alienação fiduciária vem conquistando os clientes.

Por se tratar de uma concessão de crédito com um bem em garantia, é necessário que você possua um imóvel quitado e registrado em seu nome. Importante ressaltar que, para o sucesso da operação, não deve haver nenhuma pendência jurídica envolvendo seu imóvel.

Esse processo, por mais facilidades que ofereça, é uma transação financeira como as outras, por isso, necessita de uma análise do pedido de refinanciamento de imóvel quitado.

Além da análise pessoal, é necessário cumprir algumas etapas exigidas pela instituição financeira para a conclusão do processo de empréstimo com imóvel em garantia. São elas:

Análise de crédito

Nessa etapa, você deve apresentar ao banco toda a sua documentação pessoal: RG, CPF, comprovante de renda, comprovante de residência e matrícula atualizada do imóvel. O banco fará uma consulta sobre seu histórico, o valor solicitado e o valor do imóvel. Depois, avalia se os valores apresentados são compatíveis com as regras internas para poder refinanciar imóvel quitado. 

Análise jurídica

Após a análise de crédito, você precisa passar pela análise jurídica. Nessa etapa, há um detalhamento maior da documentação apresentada, verificando se todos os requisitos legais para a transação estão dentro do exigido. A análise jurídica bem feita é o que vai garantir que não existirá no futuro nenhum problema com o Poder Judiciário.

Análise do imóvel

Essa etapa do processo de refinanciamento de imóvel consiste em uma avaliação do bem. A vistoria é necessária para certificar a situação da propriedade e se o valor apresentado está de acordo com o praticado no mercado. Um engenheiro credenciado é o responsável por essa vistoria e emissão do laudo. 

Emissão e assinatura do contrato

Realizadas todas as etapas e o banco se certificando de que você cumpre todas as exigências, a proposta é aprovada e será emitido o contrato. Depois, você o assina e faz o registro no Cartório de Registro de Imóveis de sua região.

Feito o processo dentro das exigências do banco e o valor sendo disponibilizado a você, é necessário cumprir sua parte e quitar as parcelas do empréstimo em dia. Com o pagamento total da dívida, você volta a ser o proprietário do imóvel.

Porém, caso haja pendências, o banco fica com o bem para saldar o pagamento que deixou de ser realizado, quitando o empréstimo com a garantia oferecida. Por isso, mantenha seu orçamento sempre saudável, evitando gastar mais do que se pode. 

Para refinanciamento de imóvel, conte com a Melhortaxa!

Agora que falamos bastante sobre como funciona um refinanciamento de imóvel e se essa é uma modalidade de crédito que pode te ajudar, conte com nosso time de especialistas.

Podemos te ajudar a encontrar as opções mais vantajosas e atrativas para você. Acesse nosso site e preencha o formulário que nós retornaremos com diversas opções para você avaliar!