Você sabe todos os detalhes sobre como financiar uma casa? Durante a contratação de um crédito imobiliário, muitas dúvidas podem surgir, como questões que envolvem os juros, o valor das parcelas e o sistema de amortizações.

No Brasil, no ano de 2020, segundo a Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança), os financiamentos de janeiro a outubro atingiram a marca de R$ 92,67 bilhões, um aumento de 48,8% em comparação ao ano de 2019.

Com a taxa Selic em 2%, o ano de 2020 foi um momento propício para quem tinha o sonho de comprar a casa própria sem grandes comprometimentos à renda da família.

Com perspectivas ainda mais animadoras para 2021, os dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção indicam que o PIB (Produto Interno Bruto) do mercado imobiliário irá crescer em 4%. Este é o momento certo para entender melhor como funciona o financiamento. Leia mais a seguir.

Vai financiar? Saiba se você pode contratar o crédito

Para entender como financiar uma casa, saiba primeiro que esse é um crédito disponível a todos os brasileiros maiores de 18 anos com capacidade financeira suficiente para lidar com as parcelas de longo prazo.

Se você é um profissional autônomo ou liberal e não sabe se tem direito à contratação de crédito por não ter um comprovante de renda, não se preocupe. É possível usar o seu Imposto de Renda, por exemplo.

Vale lembrar que se você estiver visando dois financiamentos, também é possível! Em nosso site, você poderá simular o financiamento de casa e entender melhor as prestações e a composição do C.E.T. (Custo Efetivo Total).

Taxas inclusas no C.E.T.

Entre as principais taxas de juros presentes no contrato de financiamento está o ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis), que é cobrado pela prefeitura local e, por isso, tende a sofrer variações.

É importante lembrar, também, que existem as taxas cartoriais — pagas na realização do registro — e as cobradas pelas instituições financeiras durante a abertura, avaliação do bem e manutenção do contrato.

como financiar uma casa

Renda maior é igual a maior valor de crédito

Escolher uma casa, ir até uma instituição financeira e solicitar uma linha de crédito. Esses são os principais passos para dar o pontapé inicial e começar o financiamento de casa. Porém, o que fazer quando o capital liberado não é suficiente?

A regra determinada pelo Banco Central é de que as parcelas do financiamento não podem ultrapassar 30% da sua renda mensal. Por isso, quanto maior o orçamento, melhor.

Assim, se você é casado ou tem uma união estável, poderá somar as rendas. Já em relação aos pais, avós e tios, alguns bancos não aceitam a composição da renda entre os adquirentes, independentemente do vínculo de parentesco.

Use o FGTS para o financiamento não afetar o orçamento

Você sabia que é possível usar o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) ao financiar uma casa? Com esse fundo, você pode diminuir os custos da linha crédito. Veja como:

  • Compra à vista de imóvel residencial urbano concluído;
  • Amortização extraordinária do saldo devedor;
  • Liquidação antecipada da dívida,
  • Pagamento de parte das parcelas mensais do financiamento.

Lembre-se que mesmo depois de quitar o seu crédito você não deve esquecer de que o contrato não acabou. Depois de pagar toda a dívida, você deve pedir ao banco que emita um termo de quitação, que precisará ser levado até o cartório e, assim, mudar a matrícula do imóvel.

Quais direitos eu tenho em caso de quebra de contrato?

Quando você vai comprar seu imóvel, milhares de promessas são feitas, de forma verbal ou mesmo nos panfletos e propagandas. Por isso, é importante citar no contrato de compra e venda as promessas e guardar todas as propagandas e anotações sobre a propriedade.

Assim, caso aconteça algo, é possível entrar com ação judicial específica para exigir o cumprimento do prazo. Uma representação junto ao PROCON, neste caso, também é indicada em um prazo previsto de até 90 dias pelo CDC (Código de Defesa do Consumidor).

Dificuldades em encontrar um bom contrato? Procure a Melhortaxa!

Satisfeito com as dicas sobre como financiar um imóvel que nós, da Melhortaxa, separamos para você? Então, que tal entender como a nossa equipe de especialistas pode te ajudar na compra da sua casa?

Acesse o nosso site e conheça os nossos simuladores. Lá você encontra uma assessoria especializada para te ajudar a achar contratos vantajosos e tirar todas as suas dúvidas sobre o processo. Venha saber mais!