Se você já precisou contratar um crédito ou está interessado em um, certamente já ficou em dúvida sobre os documentos para empréstimo. Durante a contratação de um refinanciamento, por exemplo, é normal as administradoras solicitarem alguns documentos antes de liberarem o dinheiro, mas você sabe por quê?
Isso acontece porque é através desses papéis que as instituições financeiras conhecem sua índole como pagador e se certificam de que o imóvel ou o carro realmente é seu.
Como você já deve saber, existem diversos tipos de crédito para escolher, mas é essencial que os conheça, além de entender os processos de como fazer empréstimo. Para isso, continue lendo este conteúdo e confira os documentos essenciais para contratar uma linha de crédito.
Documentos pessoais
Os documentos para empréstimo podem mudar dependendo da modalidade. Porém, na lista de papéis obrigatórios, com certeza, você vai encontrar RG e CPF do contratante.
Eles são documentos necessários para fazer empréstimo na Caixa Econômica ou em qualquer outra instituição financeira. Tais dados são usados para verificar se você não oferece risco de inadimplência, assim como analisar sua pontuação de score. Além desses que citamos, na lista também estão:
- Comprovante de renda;
- Comprovante de residência, geralmente, é solicitado dos últimos três meses;
- Certidão de nascimento ou de casamento, caso o contratante seja casado;
- Inscrição imobiliária, se for um refinanciamento imobiliário,
- CNH (Carteira Nacional de Habilitação), caso se trate de um financiamento de veículo.
Vale lembrar que esses documentos para empréstimo dependem do tipo de crédito. Se for um consignado, você precisa apresentar seu holerite ou um extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Nacional).
Agora, se for um financiamento, os trabalhadores com contrato CLT devem apresentar o holerite, enquanto os profissionais autônomos, o extrato da conta corrente ou poupança ou a declaração de Imposto de Renda.
Documentos não aceitos
Com o aumento de 113% das propostas de linhas de crédito no segundo trimestre de 2020, entender os documentos necessários para empréstimo se tornou ainda mais importante.
Pensando nisso, você sabe quais papéis que as instituições financeiras tendem a recusar? Desde carteiras profissionais até passaportes, a lista de documentos cresce todo ano. Confira alguns deles abaixo.
- Comprovantes de endereço como boleto de compras esporádicas (crediários de lojas);
- Cópias de papéis ilegíveis;
- Dados incompletos ou rasurados;
- Documentos de identidade antigos;
- Comprovantes de rendimentos em nome de outra pessoa,
- Informações inconsistentes.
Documentos do veículo
O refinanciamento de veículo é outra possibilidade para você, que quer um dinheiro extra. E, assim como outros tipos de crédito, é necessário apresentar uma documentação para comprovar a regularidade do bem. Confira:
- CRV (Certificado de Registro do Veículo): o documento informa todos os dados sobre o automóvel a ser dado como garantia;
- Certidão de Pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores): para comprovar a quitação desse tributo anual referente ao ano vigente;
- CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo): também conhecido como licenciamento, sem ele, é proibido trafegar com o carro em qualquer via,
- DUT (Documento Único de Transferência do Veículo): entregue ao dono do veículo quando a compra do bem é oficializada.
Documentos do imóvel
Ao contrário dos documentos do empréstimo pessoal, no refinanciamento, são exigidos alguns papéis que comprovem a regularidade do imóvel. Confira abaixo quais são eles.
- Certidão de Matrícula do Imóvel: documento que atrela o bem ao proprietário;
- Cópia da capa do Imposto Sobre Território Urbano (IPTU): papel que registra o endereço e as áreas da propriedade,
- Certidão Negativa de Tributos Imobiliários: registro fornecido pela prefeitura que garante a regularidade tributária.
Conte com a assessoria de quem conhece o mercado
Agora que você já conhece os documentos para empréstimo, que tal dar o próximo passo e conferir como a Melhortaxa pode te ajudar? De financiamento imobiliário a refinanciamento de veículo, aqui, você conta com uma assessoria gratuita e totalmente on-line para o seu empréstimo pessoal.
Acesse nosso site e faça seu cadastro. Assim que avaliarmos suas informações, entraremos em contato para dar seguimento ao processo de encontrar as melhores taxas de juros do mercado. Confira!