Você é daqueles que preferem morar em apartamento a morar em casa? Se sim, provavelmente já se deparou com algumas particularidades nesse modelo de moradia. Por exemplo, os diferentes formatos chamam a atenção na hora de buscar um imóvel, e o apartamento térreo é um deles.
Esse estilo de imóvel costuma gerar algumas dúvidas para os possíveis compradores, especialmente sobre as vantagens e desvantagens. Afinal, será que vale a pena morar no térreo? Conhecer as características é importante para analisar os prós e contras na hora de fazer as contas.
Está na dúvida a respeito de como funciona um apartamento térreo? Então este texto é para você! Confira a seguir quais são as principais características envolvendo esse tipo de imóvel e saiba se compensa optar pelo térreo.
O que é um apartamento térreo?
O apartamento térreo faz jus ao nome: é o imóvel localizado no mesmo nível de entrada de um edifício vertical e residencial. Há alguns modelos que têm uma espécie de quintal ou jardim e são conhecidos como apartamentos garden, já que seguem as mesmas características térreas de um imóvel do tipo.
Nem todos os prédios residenciais possuem apartamento no térreo; em geral, isso é mais comum em edificações antigas. Os novos formatos de edifícios costumam reservar a parte térrea para outras áreas do condomínio, como salão de festas, piscina, academia, salão de jogos, lavanderia etc.
Quais são as vantagens do apartamento térreo?
Um apartamento no térreo traz vantagens e desvantagens, dependendo do estilo de vida do morador. Para quem nunca morou em prédios e tem problemas com altura, por exemplo, pode ser uma alternativa interessante e prática. Confira mais vantagens de morar no térreo.
Preço mais baixo
Sem dúvidas, o valor mais baixo desponta como uma das principais vantagens do apartamento térreo. Por se localizar na parte inferior do edifício, o fator “mercado” acaba influenciando, já que os andares altos são mais concorridos e, consequentemente, mais caros.
Apartamentos garden e área externa
Quer morar em um imóvel com os benefícios de segurança de um prédio, mas sem abrir mão do quintal? Então, um apartamento “garden” é o meio-termo perfeito para você realizar o seu sonho. Nesses espaços, é possível utilizar até mesmo churrasqueiras ou piscinas para aproveitar toda a área externa.
Os apartamentos garden surgiram justamente com este propósito: dar mais privacidade ao morador e trazer mais espaço externo. No quintal, dá para ter hortas, cultivar plantas e flores, receber os amigos e até deixar o bichinho de estimação com mais opção para brincar.
Seguro para crianças
O apartamento térreo com jardim tem outra vantagem. As famílias com crianças ganham uma segurança a mais em relação ao controle dos pequenos. Isso porque um imóvel baixo traz maior liberdade para as crianças brincarem, além de dispensar o uso de telas de proteção ou outros apetrechos de segurança.
Quais são as desvantagens do apartamento térreo?
Mas nem todos os prédios possuem apartamentos garden. Assim, é comum encontrar pessoas que não se sintam à vontade com um apartamento térreo. Por isso, é importante conhecer as desvantagens desse modelo de imóvel antes de fechar negócio. Confira as principais e saiba o que pode impactar negativamente.
Falta de privacidade
Um dos principais fatores que podem ser vistos com desconfiança é a falta de privacidade, dependendo da posição na planta. É fundamental verificar se o imóvel se localiza em uma área de passagem de outros moradores, assim como se as janelas dão de frente para algum setor compartilhado do condomínio.
Caso você seja uma pessoa que passa boa parte do dia fora e não costuma ficar no apartamento nos fins de semana, esse detalhe pode não pesar tanto. Mas a falta de privacidade e o barulho (do qual falaremos em seguida) podem influenciar bastante na escolha de um apartamento térreo.
Barulho
Da mesma maneira que a falta de privacidade pode atrapalhar, o barulho é outra desvantagem em um apartamento térreo com quintal. A entrada e a saída de moradores, carros e outros serviços podem contribuir para o aumento de ruídos vindos de fora do imóvel.
O apartamento térreo é uma ótima opção para quem busca bom custo-benefício, porém é necessário avaliar todos os aspectos da moradia antes de tomar uma decisão. Além dos critérios internos do edifício, é interessante considerar os fatores externos, como o bairro e a infraestrutura urbana em geral.