O sonho de conquistar a casa própria para ter um patrimônio é recorrente para grande parte dos brasileiros, especialmente quando há a intenção de lucrar em longo prazo com esse bem. Porém, com as dificuldades econômicas do país fica cada vez mais difícil dispor de renda suficiente para essa meta. É aí que surge a dúvida: como investir em imóveis com pouco dinheiro?
Já é de conhecimento de boa parte da população que o setor imobiliário é um dos que mais movimentam investimentos no Brasil; exatamente por isso, existem milhares de opções seguras para quem deseja fazer parte desse mercado, seja para conquistar a casa própria, seja para diversificar a carteira de investimentos.
Há ainda muitas opções que oferecem baixo risco a quem deseja aplicar o seu dinheiro no ramo, mesmo sem comprar uma propriedade, como os fundos e títulos, que podem começar com investimentos mínimos de R$ 100.
Pensando nisso, preparamos um guia com as melhores opções para investimento imobiliário, além de dicas para você se planejar para aplicar o seu dinheiro. Confira a seguir.
O que é preciso para investir no ramo imobiliário?
Antes de ingressar nesse modelo de investimento, o primeiro passo que você deve ter em mente é definir o seu perfil de investidor. Dessa forma, será possível escolher, de acordo com o seu orçamento, se prefere aplicar em um título de renda fixa (mais conservador, com menos riscos) ou em uma renda variável (geralmente com mais riscos e mais retorno).
Outro ponto muito importante, que não pode ser deixado de lado quando se trata de investimentos, é estudar o cenário econômico brasileiro e as tendências do mercado, para não ter surpresas quanto às taxas e à rentabilidade da sua aplicação.
Além disso, conhecer os próprios hábitos financeiros e definir um planejamento são iniciativas que também contribuem para a valorização em longo prazo. Sendo assim, se você pensa em investir em imóvel, algumas dicas práticas são:
- definir o seu perfil de investidor;
- avaliar o atual momento do mercado imobiliário;
- pesquisar sobre o tipo de imóvel em que você pretende investir;
- fazer uma pesquisa sobre os bairros mais atrativos;
- ficar atento às tendências do mercado imobiliário;
- atentar-se ao estado de conservação dos empreendimentos;
- informar-se sobre as melhores corretoras e bancos para o setor.
Como investir em imóveis
Se você está se perguntando se é possível e como investir em imóveis com pouco dinheiro, pode ficar tranquilo. Porém, antes de colocar todas as suas finanças em uma das alternativas, não se esqueça de seguir os passos sugeridos acima, afinal qualquer mudança no cenário político e econômico pode colocar a perder os seus ganhos.
Depois de avaliar o seu perfil investidor e estudar o cenário a fundo, fica mais fácil compreender como investir em imóveis da melhor forma no seu caso. O investimento nesse setor, supermovimentado no Brasil, oferece opções de risco baixo, médio e alto — dependendo das oscilações do mercado. Confira abaixo as principais modalidades:
FII
O FII (Fundos de Investimento Imobiliário) é uma boa forma de começar se existe a dúvida de como investir com pouco dinheiro. Nessa modalidade há opções de aplicação para todos os bolsos, a partir de R$ 100. Ao escolher essa alternativa, você compra cotas de um fundo que serão alocadas para diferentes investimentos, em busca das melhores rentabilidades do setor.
Embora se trate de uma fonte de renda variável, por seguir as oscilações do mercado, o FII é visto como uma alternativa conservadora para quem deseja migrar da renda fixa. Além disso, esses fundos podem investir tanto em imóveis quanto em papéis lastreados, com a vantagem de pagar dividendos mensais para os acionistas.
LCI
Entre as opções de renda fixa, na LCI (Letra de Crédito Imobiliário) o seu dinheiro é aplicado no setor imobiliário, e a rentabilidade é fixa, definida no ato da compra. Nessa modalidade de investimento, as instituições bancárias são intermediadoras da operação, ou seja, recebem o dinheiro dos aplicadores e repassam essa quantia para quem deseja adquirir um empréstimo.
Além da garantia do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) — que torna a ação mais segura, assim como no FII —, outra vantagem da LCI é que as suas aplicações também possuem isenção do imposto de renda.
CRI
O CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários) é outra alternativa viável de como investir em imóveis com pouco dinheiro. As aplicações nesse mercado de renda fixa se caracteriza por adquirir um direito creditório, o que significa que você recebe o valor de uma dívida apenas no momento em que ela for paga.
Em geral, boa parte dos CRIs são disponibilizados por companhias securitizadoras, que pagam juros periódicos mensais, semestrais ou anuais. Sendo assim, você receberá os valores referentes ao rendimento na sua conta da corretora, livre de imposto de renda.
LIG
A LIG (Letra Imobiliária Garantida) é uma modalidade de investimento ainda pouco difundida. Foi recentemente regulamentada pelo CMN (Conselho Monetário Nacional), e o mercado ainda aguarda as primeiras emissões desse título.
O maior benefício que torna essa aplicação viável quando se trata de como investir com pouco dinheiro é a dupla garantia. A primeira delas diz respeito à segurança de que o pagamento dos investimentos será realizado pela instituição financeira emissora do título. Já a segunda garantia se dá pela carteira de imóveis da LIG, que emitirá o pagamento caso algo ocorra com a instituição.
Crowdfunding imobiliário
O Crowdfunding é um financiamento coletivo que também pode ser utilizado para investimentos no setor imobiliário. Nesse caso, existem plataformas especializadas que disponibilizam aplicações para diferentes empreendimentos.
Diferentemente do Fundo Imobiliário, o Crowdfunding é feito diretamente com uma empresa, sem a necessidade do contato com as instituições financeiras. Além disso, o investidor sabe exatamente onde está aplicando o seu dinheiro, pois pode escolher entre as opções disponíveis no site da empresa.
Aprenda a economizar com a Melhortaxa
Agora que você já sabe como investir em imóveis com pouco dinheiro, nada melhor do que fazer uma avaliação do próprio orçamento para definir um investimento certeiro. Seguindo os passos que indicamos neste artigo, além de conhecer as principais opções de investimentos no setor, será muito mais fácil decidir onde e quando aplicar o seu dinheiro.
O blog da Melhortaxa ajuda você a melhorar a sua relação com o dinheiro, por meio de dicas de economia, planejamento financeiro e muito mais. Continue acompanhando os nossos textos e fique por dentro de todas as novidades do setor. Conte conosco para fazer boas escolhas e escolher sempre o melhor crédito para o seu bolso!