Se você procurou um imóvel para se mudar recentemente, é muito provável que tenha se deparado com o chamado apartamento garden. Essa é uma modalidade em alta nos últimos anos, com uma proposta diferenciada para valorizar alguns tipos de investimento.

Mas o que é apartamento garden, de que modo ele funciona e como saber se esse é o lugar certo para morar? Não se preocupe com essas questões! A Melhortaxa preparou um conteúdo completo para você entender sobre imóvel, incluindo as vantagens e as desvantagens de morar nele.

O que é um apartamento garden?

A palavra “garden”, em inglês, significa “jardim”. Essa é a proposta de um apartamento garden: oferecer um jardim, parte fundamental de um lar para tantas pessoas, mesmo em um apartamento.

Além de ser um grande benefício para quem está procurando um apartamento com espaço para plantas, crianças, pets ou até lazer, é bom para os próprios condomínios. Isso porque essas moradias ficam no térreo, onde há mais área livre, porém costuma ser um local evitado pelas pessoas na hora de investir.

Por isso, as incorporadoras e as construtoras trouxeram uma nova visão a esse espaço, de modo que, além do jardim, um apartamento tipo garden oferece piscina, churrasqueira e outros diferenciais de lazer. É uma vantagem única, que só esses tipos de residências costumam oferecer.

Vantagens e desvantagens

Assim como todo investimento, é preciso pensar bem antes de se mudar para um imóvel como esse. Existem diversas vantagens de morar em apartamento garden, mas é fundamental levar em conta as desvantagens que eles apresentam também.

apartamento garden

Por isso, se estiver procurando um apartamento garden à venda ou para alugar, veja alguns dos pontos positivos e negativos que separamos a seguir.

Espaço de lazer

O ponto principal desse tipo de apartamento é o espaço de lazer bem maior que os edifícios comuns. Além do próprio jardim, existem outros serviços que podem ser utilizados ou instalados com facilidade.

Privacidade

Este ponto pode ser considerado tanto negativo quanto positivo. Isso porque, com um jardim equipado com churrasqueira e até piscina, você tem a privacidade de não precisar usar as áreas comuns do condomínio. No entanto, o apartamento fica no térreo, o que também pode comprometer essa privacidade a mais.

Conforto

Ter tudo que você precisa para se divertir no seu próprio apartamento é uma vantagem e tanto! Além do conforto de não precisar sair de casa, há a segurança de poder deixar crianças e os pets se divertirem à vontade, sem estranhos ao redor.

Manutenção

A manutenção da área privativa pode ficar 100% por parte do morador, dependendo das políticas de cada condomínio. Por isso, é muito importante que esse tema seja discutido de antemão.

Como saber se esse é o investimento certo?

Depois de conhecer um apartamento garden em detalhes, fica a questão: será que esse é o local ideal para você viver? Para saber isso, existem alguns fatores que podem ser levados em conta, além, é claro, do financiamento e do planejamento financeiro.

Se você está mudando de uma casa para um apartamento, talvez esse seja o imóvel de transição ideal. Isso porque um apartamento garden pode oferecer o espaço de uma casa em uma configuração de condomínio

Além disso, esse pode ser um lar perfeito para uma família com crianças. Assim, os pequeninos podem aproveitar um espaço maior e mais natural para brincar com segurança. Se você tem pets, essa também é uma boa oportunidade, visto que os peludos adoram um local aberto.

Portanto, se você é uma pessoa que passa bastante tempo em casa, mora com a família e gosta de reunir pessoas (bônus se amar jardinagem), um apartamento desse tipo pode ser a escolha certa!