Etapas de contratação do financiamento


Basicamente, são sete etapas a serem seguidas pelo cliente, com intermédio da Melhortaxa, antes de assinar o contrato do crédito imobiliário Itaú. A seguir, fique por dentro de alguns detalhes sobre o passo a passo da contratação do serviço:

  • 1
    solicitação da proposta: após ter se cadastrado no site da Melhortaxa, nossa equipe irá entrar em contato com o Itaú a fim de verificar qual proposta será oferecida por esse banco. No caso, serão fornecidos dados como taxa de juros, quantidade de parcelas, etc.;
  • 2
    aprovação do crédito: se você escolheu o Itaú como banco, a Melhortaxa irá coletar seus comprovantes de renda e enviá-los para uma análise. Estando tudo regularizado, será possível contratar o serviço;
  • 3
    após isso, serão solicitados todos os documentos pessoais e da propriedade antes de dar continuidade no processo (ver item abaixo);
  • 4
    a quarta etapa é onde será feita a análise técnica de todos os documentos. Nesta fase, o cliente pode decidir se irá usar o FGTS no financiamento imobiliário;
  • 5
    posteriormente, é feita a confirmação de todos os seus dados, com o intuito de corrigir quaisquer erros cometidos durante a digitalização;
  • 6
    assinatura do contrato: após todos os trâmites terem sido regularizados, a Melhortaxa irá agendar uma reunião entre você e o Itaú a fim de ambas as partes assinarem o contrato,
  • 7
    por fim, deve haver o registro de toda a documentação em cartório e, a partir daí, as parcelas começam a serem pagas.

Documentos solicitados pelo Itaú durante a contratação


Durante a contratação de um financiamento de imóvel Itaú, alguns documentos básicos pessoais e do imóvel são solicitados. São eles:

  • formulário do Itaú com todas as suas informações pessoais;
  • cópia do comprovante de estado civil, caso seja casado;
  • formulário relacionado ao seguro residencial;
  • formulário autorizando a movimentação de dinheiro em uma conta do FGTS;
  • extrato atualizado do Fundo de Garantia;
  • cópia simples da carteira de trabalho;
  • comprovante de residência anterior aos últimos doze meses;
  • declaração do último Imposto de Renda. Caso seja casado, apresentar também o do cônjuge;
  • matrícula atualizada do imóvel emitida nos últimos 30 dias,
  • cópia simples do último IPTU emitido pela prefeitura.

Gastos com documentação em cartório


Como se sabe, além do valor a ser pago mensalmente pelo financiamento, é preciso se atentar aos gastos envolvendo a documentação e regularização do bem. Isso inclui o pagamento de impostos, como o IPTU, INCC (caso a propriedade esteja na planta), ITBI, dentre outros.

No caso do Itaú, os valores de todas as despesas podem ser embutidas nas parcelas do financiamento, facilitando o bolso do cliente. Contudo, a única regra a ser seguida diz respeito ao valor: os gastos com papeladas e impostos não podem ultrapassar 5% do preço total do bem.

Uso do FGTS no financiamento Itaú


Existem diferentes maneiras de usar o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) durante a contratação ou pagamento das prestações do financiamento imobiliário. Neste caso, podem-se citar a redução do montante a ser concedido, diminuir o número de parcelas mensais ou, até mesmo, quitar toda a dívida.

As regras de uso do Fundo de Garantia em um financiamento imobiliário, cabe lembrar, são:

  • ter trabalhado no mínimo três anos (36 meses) não-consecutivos com carteira assinada via CLT;
  • a propriedade não pode ter sido adquirida anteriormente com recursos do FGTS nos últimos três anos;
  • o imóvel precisa apresentar um valor de mercado de até R$ 1,5 milhão em todas as regiões do Brasil,
  • não ter outro bem registrado em seu nome na cidade onde mora, em municípios vizinhos ou nas chamadas regiões metropolitanas.

Entenda como funciona o financiamento protegido


Fazendo o financiamento imobiliário Itaú, automaticamente, os seguros obrigatórios estão contratados. No caso, eles envolvem as coberturas básicas de seguro por MIP (Morte e Invalidez Permanente) e DFI (Danos Físicos do Imóvel). No caso, os itens protegidos em cada caso são:

  • MIP: caso o cliente venha a falecer ou seja vítima de algo que o levou à aposentadoria por invalidez, o seguro irá quitar sua parte da dívida,
  • DFI: exceto quando há falhas na construção, este seguro irá cobrir todos os danos estruturais causados por incêndio ou outra causa externa. Neste caso, o limite de valor a ser ressarcido corresponde ao total avaliado do imóvel.

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