No mercado imobiliário, há algumas opções para que o consumidor escolha uma linha de crédito para comprar o seu imóvel. Uma delas é o financiamento pelo SBPE, que possui o prazo de pagamento mais extenso entre as modalidades de empréstimo. Confira abaixo e saiba mais sobre como funciona esse sistema!
Antes, você deve estar se perguntando: o que significa SBPE? Então, vamos entender o que é essa sigla de financiamento. “Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo”, pronto para ajudar quem tem o sonho da casa própria!
O que é e como funciona o SBPE
O financiamento SBPE é uma linha de crédito em que os bancos recebem o pagamento por poupanças. Ele é destinado à compra de imóveis e terrenos, com um prazo para a quitação de até 35 anos.
Suas diretrizes foram instituídas pelo Conselho Monetário Nacional. Sendo acompanhadas de perto pelo Banco Central para garantir o cumprimento das normas.
Os rendimentos da poupança, inclusive, são a principal fonte de capital para o financiamento imobiliário no país. A regra diz que as instituições financeiras participantes dessa carta de crédito SBPE podem utilizar até 65% dos valores capitalizados nas contas de seus correntistas.
Além da poupança, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) também faz parte das linhas de crédito desse tipo. Ou seja, é possível utilizar não somente uma forma de renda.
A Caixa faz SBPE e a Sociedade de Crédito Imobiliária também. O financiamento propicia uma carta de crédito com pagamento em prazo recorde em termos de longa duração.
Além disso, ele não possui um limite definido para a renda, e pode ser feito tanto dentro quanto fora do financiamento habitacional — o chamado Sistema Financeiro de Habitação (SFH).
Poupança e financiamento
Como afirmado anteriormente, os rendimentos da poupança são a maior fonte de recursos para o financiamento imobiliário no Brasil. Tal fator é muito relevante, visto que o sonho da casa própria ainda está presente em boa parte dos brasileiros.
Queira ou não queira, é bem possível que a modalidade de crédito citada seja a forma mais acessível de se adquirir um imóvel.Mesmo sendo, talvez, o investimento mais conservador do mercado financeiro, a poupança ainda costuma ser muito utilizada.
Não à toa, caso não fosse, o SBPE não teria a maior fonte de recursos do mercado imobiliário. Quanto mais depósitos em contas poupança, maior a disponibilidade de crédito nessa linha.
O seu funcionamento, no entanto, não possui grandes diferenças com relação às outras linhas de empréstimo imobiliário. Até 80% do valor total do imóvel pode ser financiado por meio dele, sendo que o sistema de amortização utilizado é a tabela SAC e o valor das parcelas não ultrapassa 30% da renda familiar do consumidor.
Como funciona o SBPE
Agora que já falamos sobre o que é o SBPE e a importância da poupança em financiamentos, vamos entender como ele funciona. Essa linha de crédito não é muito diferente de outros sistemas, como vimos até aqui.
Sua principal e mais básica diferença é o valor que se encontra na poupança de quem deseja fazê-lo. Quanto mais o correntista fizer depósitos e pouparem, maior será a linha de crédito oferecida a ele para o empréstimo.
Para realizar a solicitação do SBPE, é preciso se estar dentro de alguns critérios simples, como:
- Ser maior de idade ou emancipado;
- Ser brasileiro ou ter visto de permanência no país;
- Comprovar algum tipo de renda;
- Não ter pendências com o Serasa ou Serviço de Proteção ao Crédito.
FGTS no lugar da poupança
Como dito anteriormente, é possível utilizar o FGTS para realizar o SBPE. Veja o que é necessário para incluir o fundo de garantia como uma poupança:
- O dono do FGTS precisa ser o titular do financiamento;
- Não pode ter outros imóveis no mesmo nome;
- Não ter outros financiamentos (principalmente pelo Sistema de Financiamento Habitacional);
- Ter, no mínimo, três anos de carteira registrada, no regime de fundo de garantia.
O melhor financiamento você descobre com a Melhortaxa
A partir das respostas de um formulário presente em nosso site, encontramos a taxa mais vantajosa do mercado para o seu perfil. Tudo para diminuir ao máximo os custos do seu financiamento com taxas de juros. Faça a sua simulação. O sonho da casa própria está mais perto de se realizar do que você imagina!