Uma das etapas de compra ou venda de um imóvel consiste em passar a propriedade para o nome do novo dono. Esse processo se dá pela transferência de imóvel, mas você sabe como isso funciona?

Além do registro do contrato e da escritura, a transferência de imóvel garante que o imóvel seja efetivamente do novo proprietário. Para entender o passo a passo, acompanhe o conteúdo que preparamos para você.

Compra e venda de imóveis

Para concretizar a compra ou a venda imobiliária, você deve fazer a documentação. Aqui, uma das obrigações do proprietário é fazer a transferência de imóvel. Ela é realizada por meio da escritura pública e registrada em cartório em seguida.

Essa prática é comum em uma transação, já que, sem a alteração da titularidade de uma propriedade, o vendedor ainda será considerado o dono efetivo do imóvel. No processo de transferência de imóvel, valor gasto pelo responsável é, em média, 4,5% do total do bem. 

A escritura é o documento em que consta a transferência de titularidade de um imóvel. As partes atestam a vontade de vender e comprar a propriedade perante um tabelião, profissional responsável pela lavratura do documento. Isso ocorre depois da assinatura do contrato. O próximo passo é registrar esse documento no Cartório de Registro de Imóveis da localidade.

A documentação necessária

O processo é composto por uma série de etapas. Uma delas é reunir uma extensa documentação necessária para a conclusão. Confira os documentos para transferência de imóvel abaixo

Do comprador

  • Certidão de casamento — ou nascimento, para os solteiros;
  • Pacto antenupcial registrado;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Profissão do comprador e do cônjuge.

Do proprietário

  • Certidão de casamento atualizada;
  • Escritura pública de pacto antenupcial;
  • Comprovante de endereço atualizado;
  • Profissão de todos os proprietários e cônjuges.

Do intermediador (caso haja)

  • Contrato social;
  • CNPJ;
  • Documentos pessoais dos sócios;
  • Comprovante de endereço atualizado dos sócios;
  • Profissão de todos os sócios;
  • Certidão Simplificada da Junta Comercial;
  • Certidão negativa de tributos federais,
  • Certidão negativa de contribuições do INSS.

Além de toda a documentação pessoal dos envolvidos, os documentos do imóvel são necessários.

Imóvel urbano

  • IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano);
  • Matrícula atualizada;
  • Certidões negativas de ônus e de ações;
  • Certidão de cadastro no município,
  • Certidão negativa de débitos municipais e valor venal.

Imóvel em um condomínio

  • Declaração assinada e autenticada pelo síndico, constando que não existem débitos pendentes,
  • Ata de eleição do síndico atual.

Em que situações a transferência de imóvel é necessária?

A transferência não é necessária apenas para compra e venda. Se um casal está em processo de separação, será necessária a transferência de imóvel após divórcio. Haverá a necessidade de apresentar a escritura no Cartório de Registro de Imóveis e realizar a transferência para o nome do então proprietário.

transferência de imóvel

Também no cartório, é realizada a transferência de imóvel por doação em vida. Nesse caso, é feita a alteração da escritura, cujo custo pode variar. Uma observação importante é que, se o valor do bem a ser transferido for 30 vezes maior que o salário-mínimo vigente, será preciso registrar essa doação publicamente.

Diferente de um processo de inventário, que tem como objetivo facilitar o entendimento dos bens e a divisão entre os herdeiros, para saber como transferir imóvel de pessoa falecida, quando todos estão de acordo, basta comparecer ao Cartório de Notas e realizar a transferência de imóvel por meio de escritura pública.

Nesse caso, ainda é preciso arcar com o ITCMD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação), relacionado aos bens que serão divididos entre os herdeiros.

E a transferência de financiamento?

Diferente da portabilidade imobiliária, que é quando você permanece com o imóvel, mas muda a instituição credora, a transferência de financiamento imobiliário para outro imóvel se dá em transações de venda ou permuta.

Vender um imóvel alienado é bastante comum e acontece com frequência no mercado imobiliário. Quando você vende o apartamento em que vive, por exemplo, o banco credor emite um boleto para pagar a sua dívida.

Com a venda autorizada, a dívida é quitada, e você, como vendedor, recebe a diferença. Dessa forma, pode fazer a compra de outro imóvel, financiando o valor restante.

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