Quando surgem dificuldades financeiras, o pagamento de empréstimos e financiamentos pode ser comprometido e gerar consequências para o orçamento. Uma solução para não entrar nas listas de “nome sujo” é realizar uma transferência de dívida. Mas você sabe como funciona essa alternativa? 

Esse tipo de recurso pode ser utilizado por quem busca melhores condições para sanar uma dívida, mas não é só isso. A transferência pode ser uma boa opção para quem necessita repassar a pendência em caso de venda de um imóvel ou veículo financiado, por exemplo.

Ao contrário do que muitos pensam, é possível, sim, encontrar melhores ofertas durante um financiamento – especialmente quando há concorrência entre as instituições credoras. Ficou interessado no tema? Confira a seguir como funciona a transferência de dívida e quais são as opções disponíveis. 

Como funciona a transferência de dívidas?

Evitar um endividamento nem sempre é possível e, em momentos assim, é natural que surja um certo desespero para encontrar alternativas de sanar as pendências. A situação mais desafiadora é quando existe um financiamento de anos para ser concluído; se for o seu caso, a transferência de dívida pode resolver o problema.

Transferir um financiamento imobiliário é uma alternativa vantajosa para alguns bancos. Em meio à competitividade, uma portabilidade pode significar redução de juros, maior prazo para pagamento e outros benefícios. 

Além da portabilidade, existe ainda a opção de realizar uma transferência de dívida para outra pessoa. Nesse caso, que geralmente acontece em situações de compra e venda de imóveis ou veículos, é o futuro comprador quem arca com as pendências.

Independentemente da situação, você deve avaliar há quanto tempo a dívida está inadimplente e todas as condições do acerto. Por lei, os bancos são proibidos de recusar uma portabilidade, mas vale a atenção em casos de venda, porque nem sempre o comprador aceita herdar uma pendência em aberto. 

Como fazer uma transferência de dívida?

Mas, afinal, como fazer transferência de dívida? O primeiro passo é informar à instituição credora que você está com dificuldades de sanar a pendência. Muitas vezes, o simples ato de comunicar o desejo de mudar de banco faz com que a instituição ofereça melhores condições para você quitar seus débitos.

A portabilidade de crédito é um direito legal garantido por lei e deve ocorrer de forma totalmente gratuita – de acordo com resolução do Banco Central. Também não há nenhuma restrição capaz de impedir a mudança de instituição, podendo ser acionada toda vez que você achar necessário buscar condições melhores.

Em casos de transferência de dívida de um bem financiado – como a venda de veículos –, o herdeiro da dívida deverá entrar em contato com o banco para realizar uma nova análise de crédito. Afinal, a instituição necessita de garantias de que ele terá condições de pagar as parcelas restantes. 

Como transferir um veículo por meio de refinanciamento?

Como você pode perceber, o financiamento imobiliário não é o único que enfrenta situações de transferência. Muitas vezes, a compra de um carro pode gerar endividamento, e as pessoas acabam por repassá-lo. Uma alternativa vantajosa para a transferência de dívida de veículo é envolvê-lo em um refinanciamento.

Se você está prestes a quitar o pagamento, mas deseja utilizar o carro como garantia para realizar outro financiamento maior, o refinanciamento de veículo pode ser uma excelente opção de transferência. 

Um dos benefícios da modalidade é poder utilizar o automóvel normalmente enquanto a dívida estiver correndo. Além disso, os juros costumam ser bem inferiores aos de qualquer outra linha de crédito – e o montante concedido pode chegar a 90% do valor do bem.

A taxa de juros do empréstimo com veículo em garantia costuma ser, em média, de 1,7% a.m., o que representa um valor inferior quando comparado às taxas dos empréstimos pessoal e consignado, por exemplo. Já o prazo de pagamento pode ser de até 48 meses (4 anos), dependendo do valor de crédito concebido. 

Portabilidade é com a Melhortaxa

A transferência de dívida é mais comum do que se imagina, e há diversas formas de encontrar condições melhores para sanar uma pendência em aberto no mercado. A portabilidade de instituição é uma ótima alternativa, já que geralmente oferece descontos e prazos maiores para que você consiga pagar as parcelas.

Quer economizar nas parcelas do seu financiamento? A Melhortaxa pode te ajudar! Faça um cadastro em nosso site e descubra se há ofertas melhores para você conseguir menores taxas de juros no mercado.