O financiamento é uma solução muitas vezes necessária para quem deseja comprar um carro, mas não possui o montante necessário no momento. Com o tempo, as prestações podem ficar pesadas devido à alta dos juros, então surge a dúvida: como refinanciar veículo da melhor maneira? 

O empréstimo com garantia é bastante conhecido, mas se você deseja saber como fazer o refinanciamento de um veículo ainda não quitado, saiba que há maneiras de fugir dos juros altos por meio de um novo cálculo. Para isso, é preciso pesquisar bem, porque não são todas as instituições financeiras que permitem a operação.

Aliás, é importante compreender em quais situações é possível realizar um refinanciamento, para que você possa se planejar previamente e evitar surpresas ao longo do caminho. Pensando nisso, separamos as principais informações sobre o assunto para você entender como funciona o refinanciamento de um veículo.

O que é o refinanciamento de veículos?

Antes de mais nada, é preciso entender o que é e como o refinanciamento de veículo funciona. Como qualquer outra modalidade de empréstimo, ela também exige garantia de bens. Nesse caso, o próprio automóvel funciona como garantia. 

É importante traçar um bom planejamento antes de solicitar o financiamento de um automóvel. Afinal, se o cliente não arcar com suas obrigações e deixar de quitar parcelas, a instituição financeira responsável pelo empréstimo com veículo como garantia pode reter o veículo para compensar a dívida. 

Uma das maiores vantagens de como refinanciar veículo é a compensação financeira: como o automóvel é usado de garantia, os juros ficam mais baixos, o que contribui para a diminuição do valor das parcelas.

Como solicitar um refinanciamento?

“Como refinanciar meu veículo?”, você pode estar se perguntando. Para responder a essa pergunta, é importante começar com uma visita a uma instituição financeira. Dessa forma, será possível traçar o melhor caminho para quitar a dívida. É possível, também, realizar uma proposta on-line, por meio da apresentação de documentos e outras garantias.

A instituição financeira deve, ainda, realizar uma vistoria do veículo para conferir se o automóvel está em bom estado. Também é importante ressaltar que, com score baixo ou nome negativado no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) ou no Serasa, dificilmente o solicitante conseguirá a aprovação. 

Etapas do refinanciamento

O refinanciamento de um veículo consiste em seguir determinadas etapas, definidas por cada instituição. Portanto, entenda que, até o momento da autorização, você terá que aguardar as seguintes fases:

  • Simulação de refinanciamento;
  • Envio de todos os documentos necessários;
  • Análise de crédito e vistoria do veículo por parte do banco;
  • Aprovação e assinatura do contrato;
  • Liberação do crédito entre cinco e dez dias.

É possível refinanciar um veículo financiado?

Se você está se perguntando se tem como refinanciar veículo financiado, a resposta é sim. Mas, como citamos anteriormente, isso dependerá das regras específicas de cada instituição financeira e de quais serão as garantias para a quitação da dívida.

Essa opção é recomendada para clientes que têm certa urgência para quitar a dívida com o veículo, já que as taxas de juros de um refinanciamento são menores que as de um financiamento tradicional. 

Como os bancos autorizam o refinanciamento?

Entender como funciona esse tipo de empréstimo usando o veículo como garantia é importante, mas também é preciso analisar qual o melhor banco para o refinanciamento. Cada instituição financeira possui suas regras para o processo de aprovação, por isso, é recomendável que você faça várias propostas.

No caso da Caixa Econômica Federal, uma das instituições mais acionadas para refinanciamentos, por exemplo, o percentual máximo de empréstimo liberado é de 70% do valor do veículo. Para entender qual o valor do automóvel, as instituições se baseiam na tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Outra regra levada em consideração sobre como refinanciar veículo é o ano: se o automóvel tiver de três a cinco anos de fabricação, a Caixa não autoriza mais do que 60% do valor do empréstimo. Já outras instituições financeiras podem refinanciar carros de até dez anos de existência.

Grande parte dos bancos disponibiliza até 90% do valor do veículo. Um exemplo na prática ficaria assim: se o carro estiver valendo R$ 30 mil, o credor pode liberar até R$ 27 mil. Porém, tudo depende da análise da instituição e das condições do automóvel, além da confirmação de quitação.

Refinanciamento de veículo é com a Melhortaxa

Agora que você já sabe como refinanciar veículo, a Melhortaxa ajuda você a descobrir qual banco oferece as melhores condições de refinanciamento de automóvel não quitado. 

Tudo isso é feito por meio de uma simulação sem custos. Faça já a sua em nosso site e compare as taxas e os prazos de pagamento de cada instituição. Com certeza você encontrará propostas que cabem no seu orçamento!