Você solicitou um empréstimo, mas percebeu que não consegue lidar com as parcelas, devido aos altos juros acrescidos? Portabilizar pode ser uma excelente opção para diminuir o prejuízo. Mas, afinal, como escolher o melhor banco para portabilidade de crédito?
A portabilidade é um direito do consumidor e tem se tornado comum no Brasil. Em algumas modalidades, como no caso do crédito consignado, é frequentemente acionada para diminuir a dívida. Porém, é preciso atentar-se às regras de cada instituição antes de decidir pela transferência.
Está em busca de melhores condições para o seu financiamento imobiliário ou empréstimo consignado? No texto a seguir, explicamos de que modo a modalidade funciona e como escolher o melhor banco para portabilidade de crédito. Confira!
Como funciona a portabilidade de crédito?
A portabilidade de crédito nada mais é que uma transferência de credor. Isto é: você opta por transferir a sua dívida em aberto para outra instituição. Geralmente, essa ação é motivada pela promessa de menos encargos e mais benefícios por parte dos bancos.
Se você possui uma dívida em aberto e deseja reduzir o valor, portabilizá-la pode ser o caminho para angariar juros menores e ter mais facilidade de quitação. Para realizar a transferência, basta pedir ao banco atual uma atualização da dívida e comparar com a nova instituição.
Lembre-se da seguinte regra: é necessário que haja uma quitação mínima das parcelas em aberto — no caso, de 30% a 35%. Porém, esse percentual pode variar entre cada instituição.
Os bancos que fazem portabilidade são inúmeros. Afinal, essa é uma ferramenta utilizada para atrair novos clientes. Assim, o serviço de portabilidade é oferecido por todas as instituições cadastradas no Sistema Financeiro Nacional.
Quais são as vantagens da portabilidade?
Por lei, todos os tipos de contratos de empréstimo pessoal podem efetivar a transferência de instituição. Esse tipo de ação serve para estimular a concorrência entre os bancos, que passam a oferecer condições melhores para o tomador do crédito.
Ao transferir um financiamento imobiliário, por exemplo, você pode ver os juros das parcelas reduzirem drasticamente e ainda receber melhores condições para quitar a dívida ao longo dos anos.
O mesmo acontece com a portabilidade de crédito consignado, que, hoje, é considerada a modalidade utilizada com mais frequência pelos brasileiros, devido à simplicidade da operação.
Como escolher o melhor banco para portabilidade?
Afinal, qual o melhor banco para fazer portabilidade de crédito? Essa é uma pergunta que depende de vários fatores para ser respondida. A modalidade do seu empréstimo, as condições atuais e o seu objetivo com a transferência devem ser levados em conta na hora de optar pela migração.
Atente-se às taxas
Para definir qual o melhor banco para portabilidade de crédito na prática, você deve analisar o Custo Efetivo Total (CET), que inclui todos os encargos envolvidos na operação, não apenas as taxas de juros. Se ele for menor que o do banco anterior, com certeza, vale a pena migrar a dívida.
Como boa parte das instituições oferece a transferência, você pode comparar as opções. A simulação da Melhortaxa, por exemplo, utiliza seu cadastro e reúne diferentes propostas, para que você possa escolher a mais vantajosa para o seu caso.
Fique de olho no contrato
Lembre-se que o novo contrato deve atender a todas as condições originais, como o saldo devedor, o número de parcelas que ainda faltam ser quitadas e a data de vencimento.
As únicas alterações feitas pela nova instituição devem ser a diminuição dos juros cobrados sobre as parcelas. Muitos bancos que fazem portabilidade de crédito ainda oferecem outros benefícios na mudança, como cartão de crédito, facilidades para futuras tomadas de empréstimo, etc.
Faça uma simulação de portabilidade com a Melhortaxa
Escolher o melhor banco para portabilidade de crédito é fundamental na hora de recalcular uma dívida e conquistar juros menores. Mas, para isso, é preciso levar em conta diversos fatores na hora de analisar a instituição.
A equipe da Melhortaxa pode te ajudar! Faça uma simulação de portabilidade e descubra quais instituições oferecem condições melhores para você lidar com o seu financiamento ou empréstimo.