Já pensou em usar o FGTS para amortizar financiamento? Pois essa pode ser uma boa ideia para diminuir o número de parcelas e conquistar a casa própria mais rapidamente. Além desses benefícios, antecipar o pagamento do saldo devedor é uma ótima solução para se ver livre de dívidas.

Por isso, se quiser saber como usar o FGTS para amortizar o financiamento e por quantas vezes você pode usar esse fundo, continue lendo o conteúdo a seguir e confira algumas informações sobre o processo.

Por onde começar?

O primeiro passo para saber como usar o FGTS no seu financiamento é entender que esse tipo de abatimento pode ser usado em diversas operações de crédito. Entre elas, estão o autofinanciamento com cooperativas habitacionais, e programas de habitação governamentais, como “Minha Casa Minha Vida”, por exemplo.

Assim, se você tiver alguma dessas operações em andamento, saiba que é possível usar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, diminuindo o saldo em até 80% ou em 12 parcelas.

Em alguns casos, é até possível quitar totalmente a dívida, mas, primeiro, é importante conhecer o saldo do FGTS. Para isso, acesse o site da Caixa e entre com o seu CPF, Número de Inscrição Social (NIS) ou e-mail cadastrado e, em seguida, insira a senha. 

Agora, para começar a usar o FGTS para amortizar financiamento na Caixa, saiba que é possível fazer todo o processo pelo celular, no aplicativo Habitação Caixa ou na própria plataforma da instituição. Ainda é possível ligar nos números:

  • 3004-1105 (capitais e regiões metropolitanas),
  • 0800-726-0505 (demais cidades).

Vale mencionar que, assim que completar a ligação, você deve digitar a “opção 07”. Também lembre-se que os horários de funcionamento são de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

Regras para amortizar o saldo devedor

Para usar o FGTS para amortizar financiamento, existem algumas regras que você deve seguir. Algumas delas são não ter outro crédito ativo pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH), ser maior de 18 anos e ter mais de 3 anos de contribuição ao fundo.

Essas regras são usadas também em caso de querer usar o saldo do Fundo de Garantia para dar entrada em um imóvel. Porém, é válido ressaltar que você não poderá usar esse capital se já tiver uma casa na cidade — área urbana — construída ou em fase de construção. Além dessas normas, você ainda deve ficar atento a:

  • A propriedade deve estar na cidade, área urbana;
  • O bem precisa ter fins residenciais,
  • O imóvel não pode ter sido comprado usando o FGTS nos três anos anteriores.

Quantas vezes posso usar o FGTS para amortização?

Em geral, você pode usar o FGTS para amortizar financiamento de dois em dois anos. Assim, caso você queira utilizar metade do saldo do Fundo de Garantia em 2021, será possível repetir a operação somente em 2023.

Mas vale lembrar que existem alguns meios de evitar essa espera, como usar o saldo do FGTS do coobrigado do contrato — cônjuges, filhos, pais, entre outros — para amortizar.

Atenção que os prazos não se sobrepõem!

“Mas quando posso usar o FGTS para amortizar o financiamento?”. É válido dedicar uma atenção especial aos prazos, ainda mais se for adquirir o imóvel com esse saldo. Por exemplo, se você usou uma parte do Fundo para comprar a casa em 2021, mas já quer pagar metade do saldo, saiba que é possível.

Quando as operações possuem naturezas e definições diferentes, isso quer dizer que os prazos não se sobrepõem. Assim, as chances de inadimplência diminuem e você ainda consegue usar o FGTS para amortizar financiamento, garantindo parcelas menores, dependendo do modelo, SACRE, SAC ou Tabela Price.

Precisando de ajuda no financiamento? Conte conosco!

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como funciona a amortização de financiamento imobiliário, que tal entender como utilizá-la na compra do seu segundo imóvel? 

Para isso, acesse o site da Melhortaxa e faça o seu cadastro. Em nosso site, você irá encontrar uma assessoria gratuita para te ajudar a encontrar as melhores soluções. Confira!