Morar na capital carioca é o sonho de muita gente, por isso é comum surgirem dúvidas sobre os preços envolvendo o mercado imobiliário, além de outros gastos em geral. Se você está em busca de um imóvel na cidade, o custo de vida no Rio de Janeiro também deve fazer parte dessa conta.
O mercado imobiliário no Rio é considerado um dos mais aquecidos do país, não é à toa que muitos bairros da Zona Sul, por exemplo, possuem os metros quadrados mais caros do Brasil. Esse fator se deve muito à fama que a capital carioca carrega ao longo dos anos, além de ser uma cidade turística bastante visitada.
Pensando em morar no Rio de Janeiro? Acompanhe o texto a seguir e saiba como avaliar os preços de imóveis na capital, além de dicas para gastar menos sem abrir mão do conforto.
Como é o mercado imobiliário no Rio?
O custo de vida no Rio de Janeiro é diretamente influenciado por fatores como moradia, transporte público, vagas de emprego, entre outros. Quando falamos de imóveis, a capital carioca desponta como uma das cidades mais valorizadas do país.
Para entender como é morar no Rio de Janeiro, saiba que os bairros da Zona Sul são os de maior concentração de renda. Então, o preço de imóveis, restaurantes e serviços na região são proporcionalmente mais altos. O aluguel de um apartamento de 2 quartos em Copacabana, por exemplo, pode custar, em média, R$ 3.500.
Se compararmos os custos de uma família no Rio de Janeiro e uma de São Paulo, a capital carioca também desponta como a mais cara. Em parte, um dos argumentos para isso é de que há menos espaço físico para a construção de novos empreendimentos – além de haver o fator turístico, que nunca deve ser descartado.
Como gastar menos morando no Rio de Janeiro?
Então, há alguma forma de economizar morando no Rio de Janeiro? A resposta é sim! Seguindo algumas dicas, é possível até mesmo diminuir o custo de vida para manter as finanças em dia. Para isso, é preciso saber evitar as regiões mais caras, assim como criar hábitos de consumo conscientes. Confira:
Faça um planejamento financeiro
Morar em uma grande cidade exige planejamento. Se você sonha em viver no Rio, a melhor forma de economizar é saber “onde está pisando”. Antes de preparar a mudança, avalie as diferenças entre as principais zonas da cidade.
Se for necessário, converse com um corretor imobiliário. Ele pode informar os melhores bairros para morar no Rio de Janeiro, onde estão as melhores oportunidades de investimento, etc. Possui filhos? Pesquisar sobre a escola ideal e um condomínio com serviços como playground também faz parte do planejamento.
Existem diversas opções de financiamento no Rio de Janeiro, até mesmo para quem está com o orçamento apertado. Faça uma simulação entre várias instituições para encontrar a linha de crédito que mais se adequa ao seu bolso a longo prazo.
Pesquise sobre o mercado imobiliário
Como dito anteriormente, o mercado imobiliário no Rio é bastante aquecido, o que gera preços, muitas vezes, até fora da realidade do brasileiro. Por isso, saber exatamente onde pesquisar o melhor imóvel é a chave para fazer um bom negócio.
Bairros que fazem parte das zonas Sul e Central, por exemplo, são naturalmente mais caros – tanto na hora de comprar um imóvel quanto nos gastos do dia a dia. Por isso, o custo de vida no Rio de Janeiro depende muito do seu padrão de vida e da região que você escolhe para viver.
Fuja dos bairros mais turísticos
Se há um fator que pesa, e muito, em qual é o custo de vida no Rio de Janeiro é a proximidade de pontos turísticos. Os bairros da Zona Oeste são os de melhor custo-benefício da cidade e fogem das regiões mais badaladas. Procure por imóveis no Jacarepaguá, no Méier e na Vila da Penha.
O valor do metro quadrado mais caro do Rio fica na Zona Sul, em bairros como Leblon, Ipanema, Copacabana e Jardim Botânico. Evidentemente, o custo de vida nessas regiões é muito mais caro quando comparado a outros pontos da capital, graças a praias, restaurantes e pontos turísticos que fazem parte do cenário.
Dicas de onde morar? Conte com a Melhortaxa!
Saber analisar o custo de vida no Rio de Janeiro é fundamental para tomar uma decisão sobre mudar ou não para a cidade. Além disso, fatores como preço do metro quadrado e a valorização dos bairros devem fazer parte do seu planejamento.
Quer continuar bem informado sobre o mercado imobiliário? Então, siga acompanhando o blog da Melhortaxa! Preparamos uma seção exclusiva de textos para você saber onde morar com o melhor custo-benefício.