Os programas habitacionais da Caixa Econômica Federal (CEF) são notórios por facilitarem o financiamento de imóveis com ótimas condições de mercado. O mais conhecido é o Minha Casa Minha Vida, que financia a compra, construção, reforma ou ampliação de imóveis, para famílias brasileiras de baixa renda.
Para participar do programa de financiamento Minha Casa Minha Vida é preciso se enquadrar nas faixas financeiras estipuladas de acordo com o rendimento mensal ou anual das famílias.
Requisitos para participação
As faixas de renda do financiamento urbano de imóveis da Caixa são divididas em quatro grupos numéricos: 1, 1.5, 2 e 3. A faixa 1 engloba quem ganha até 1.800 reais mensais. Como benefícios o financiamento vai até 120 meses com prestações mensais entre 80 e 270 reais conforme a renda bruta familiar.
A faixa 1.5 inclui famílias com renda mensal até 2.600 reais. Nesta faixa é possível adquirir um imóvel que foi financiado pela Caixa com juros de 5% ao ano, até 30 anos para pagar e subsídios até 47,5 mil reais.
Na faixa 2 está quem recebe até 4 mil reais mensais. A principal vantagem é o subsídio de até 29 mil reais. Na faixa 3 ficam as famílias com rendimentos de até 7 mil reais, nesses casos são oferecidos juros e taxas diferenciados em relação ao mercado.
Já as faixas de renda do programa rural são divididas em três. O primeiro grupo tem limite de renda em 17 mil reais por ano. Uma vantagem é o início do pagamento: apenas depois da entrega do imóvel.
Como fazer o financiamento?
Antes de fazer o financiamento é necessário fazer uma simulação para ver quais opções são mais adequadas para você. A Melhortaxa pode te ajudar a entender melhor as diferentes condições de mercado e escolher a melhor opção para o seu caso. Contate um dos nossos especialistas!
Urbano
Para quem possui renda menor de 1.800 é preciso se cadastrar na prefeitura da cidade ou em uma entidade organizadora. Quem tem renda de até 7 mil pode contratar individualmente ou por meio da entidade. Depois de fazer a simulação e ver as condições de pagamento, é só entregar a documentação solicitada no banco.
Rural
Para rendimentos abaixo de 33 mil anuais, deve-se procurar uma entidade organizadora sem fins lucrativos (como um sindicato ou cooperativa) para aglutinar pedidos com pelo menos 3 outras famílias e no máximo 50. Após o cadastro aguarda-se a avaliação e a liberação.
Se os rendimentos forem característicos do grupo III a pessoa pode contratar diretamente na uma agência, fazer a simulação, entregar os documentos e aguardar.
Escolha a melhor opção
Mesmo com condições favoráveis, pense na organização do orçamento e faça quantas simulações forem necessárias antes de assumir um compromisso como um financiamento.
É preciso saber quanto da renda pode ser comprometida, para não correr risco de em um futuro próximo não haver o suficiente para quitar o saldo devedor dessa habitação da Caixa. Se informe durante o processo e tenha certeza de que você recebeu as melhores orientações para o seu caso.
Soluções de financiamento são na Melhortaxa!
Vai fazer um financiamento mas ficou em dúvida? Preencha o nosso formulário para podermos te ajudar! A Melhortaxa pesquisa para você as melhores condições e te explica direitinho o que se adéqua à sua realidade. Conheça os nossos serviços!