Entenda o Financiamento Habitacional Caixa

O sonho da casa própria pode se tornar realidade com o Financiamento Habitacional Caixa

Para quem tem o sonho da casa própria, o Financiamento Habitacional Caixa costuma ser uma opção muito procurada. Isso porque a Caixa Econômica Federal (CEF) é uma instituição pública e, tem como um de seus objetivos principais o fortalecimento e desenvolvimento econômico do país.

A instituição oferece diferentes tipos de empréstimos relacionados à habitação. É possível, por exemplo, realizar o financiamento imobiliário Caixa tanto para imóveis novos e usados quanto para imóveis sociais – como os do Minha Casa, Minha Vida.

Ainda há a opção do crédito para material de construção, assim, é possível construir em um terreno do qual já se é dono ou ainda utilizar o dinheiro para fazer aquela reforma no imóvel próprio.

A seguir, entenda melhor as opções de financiamento junto à Caixa!

Como pedir um financiamento habitacional pela Caixa?

Para obter crédito imobiliário pela Caixa Econômica, é necessário, em primeiro lugar, realizar uma simulação do financiamento. Isso pode ser feito através do site da Melhortaxa, que indica a melhor opção entre todas as instituições financeiras, de acordo com o seu perfil!

A Caixa também disponibiliza um simulador de financiamento, uma ferramenta on-line pela qual o interessado pode saber a melhor forma de realizar a operação, a partir de sua renda e interesses, sem precisar ir até uma agência, a princípio.

Casal se olhando e sorrindo com uma casa ao fundo

Como simular um financiamento imobiliário na Caixa?

Na página inicial do Simulador Habitacional Caixa, disponível no site da instituição, são solicitadas as informações básicas em relação à compra, como se o imóvel é comercial ou residencial, valor aproximado e onde está situado.

A próxima etapa é o preenchimento de dados pessoais, que inclui perguntas como a renda familiar, quantidade de compradores e dependentes e possíveis situações relacionadas ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), já que o mesmo pode ajudar na amortização do financiamento.

É importante que essas informações sejam o mais precisas possíveis, pois elas contribuem ou não para uma linha de crédito com vantagens e acessíveis ao seu bolso.

É ao final desta simulação que o sistema informará algumas possibilidades para o financiamento desejado. Os interessados sempre serão encaminhados a procurar uma Agência Caixa ou um Correspondente Caixa Aqui, para tirar demais dúvidas ou entregar a documentação para possível aprovação.

Diferente da CEF, na Melhortaxa, a contratação do financiamento pode ser feita também de forma on-line, como a simulação.

Quem pode pedir um financiamento habitacional?

Segundo o site da Caixa, é necessário que o interessado no Financiamento Habitacional Caixa cumpra algumas exigências:

  • Ter mais de 18 anos ou ser emancipado com 16 anos completos;
  • Ser brasileiro ou possuir visto permanente no país;
  • Possuir capacidade civil e de pagamento;
  • E que o imóvel esteja localizado no mesmo município onde o interessado exerça sua ocupação laboral; ou no mesmo município onde comprove sua residência há mais de um ano; ou ainda nos municípios limítrofes ou integrantes da mesma região metropolitana de onde trabalha ou habita. Não é possível, por exemplo, financiar um imóvel em um estado diferente do que se reside.

Parcelas do Financiamento Habitacional Caixa

A parcela do financiamento é formada por encargo principal e encargos acessórios.

O encargo principal trata-se dos juros mensais, mais a parcela de amortização – parte do valor que foi pegado como empréstimo. Já os encargos acessórios são taxas de administração, seguros de Morte e Invalidez Permanente (MIP) e Danos Físicos ao Imóvel (DFI). Por isso, há variação de banco para banco.

Qual a linha de crédito oferecida pela Caixa?

A linha de crédito mais divulgada para se ter uma casa pela Caixa, é o financiamento pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH), já que o mesmo oferece benefícios como, um maior tempo para pagamento – 35 anos –, e a possibilidade de utilização do FGTS para amortização do financiamento.

Mas, para conseguir essa linha de crédito é necessário que a parcela do financiamento não comprometa mais de 30% da renda e que o imóvel não ultrapasse o valor de 1,5 milhão de reais.

Há pouco tempo, a Caixa havia baixado os juros do SFH de TR+8,75% para TR+8,5% ao ano, e igualou esse percentual também para o Sistema Financeiro Imobiliário (SFI), que tinha uma taxa TR+9,75% – lembrando que o SFI é o sistema para aqueles que não se enquadram no SFH. Ele serve para imóveis residenciais e comerciais e não estipula um valor limite.

Agora, a instituição anunciou mais uma opção para os interessados no Crédito Imobiliário Caixa: uma linha de financiamento com taxa atrelada à inflação, baseada no IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que garante juros a 2,95% ao ano para funcionários públicos com condições especiais: perfil de bom pagador e conta salário na Caixa, possibilitando que as parcelas sejam debitadas direto da conta.

Os funcionários do setor privado também podem financiar por essa linha de crédito. Tendo condições especiais, a taxa é de 3,25% a.a. + IPCA. A taxa de juros para interessados sem vínculo com a instituição, apelidada de “taxa balcão”, por esta linha de crédito, fica em 4,95% a.a. + IPCA.

O valor das parcelas por esta modalidade é corrigido mensalmente pela inflação.

Financiamento de imóveis na Melhortaxa!

Como dito, a Melhortaxa possui alguns simuladores que podem ajudar quem está interessado em fazer um Financiamento Habitacional Caixa. Isto porque, o site fará uma busca entre diversas instituições financeiras, e encontrará a melhor opção para você.

Além de contratar o financiamento pelo site, é possível ter o auxílio de consultores. Tudo de forma gratuita. Muito mais praticidade e certeza que está fazendo a melhor escolha.

Veja Também