Muitas pessoas confundem o que é valor de mercado com o valor venal de imóvel durante a compra ou venda de bens. A diferença é que enquanto o primeiro é usado como instrumento de avaliação do custo da propriedade, o segundo é mais comum nos cálculos envolvendo IPTU e demais impostos.

O valor de mercado, inclusive, está diretamente relacionado à curva de oferta e demanda, e costuma variar de acordo com a situação econômica do país. Por esse motivo, é muito importante consultá-lo a fim de saber quanto está valendo um imóvel a ser adquirido por meio do financiamento antes de fechar negócio.

Como é feito o cálculo de valor de mercado

Itens envolvendo localização do imóvel, infraestrutura da região e outros fatores externos contribuem para saber como calcular o valor de mercado. Cada bairro e cidade possui um preço médio de metro quadrado, e isso interfere diretamente no montante a ser pago ao adquirir um bem.

Contudo, para ter como saber o valor de mercado de um imóvel, é necessário levar em consideração outros fatores, como o tamanho da propriedade, se ela é nova ou não e, no caso de empreendimentos, a quantidade de itens da área de lazer e sua posição em relação ao sol.

Porém, não basta saber o que é valor de mercado e como calculá-lo. É preciso ter em mente que o valor pago por uma propriedade é além do avaliado à propriedade. Isso porque, em alguns casos, serão embutidos os preços de taxa de corretagem — 6% do imóvel — e gastos com documentação e registro.

O valor de mercado nos diferentes ciclos econômicos

Agora que você sabe o que é valor de mercado, é necessário conhecer os quatro ciclos econômicos capazes de interferir diretamente no preço de uma propriedade. São eles:

  • Expansão: nessa fase, o preço dos imóveis tendem a crescer, levando a uma constante valorização. Muitos, inclusive, consideram esse momento como o melhor para investir no setor;
  • Excesso de ofertas: por haver muitas propriedades disponíveis no mercado, o consumidor pode escolher qual possui o melhor preço e condição de pagamento. Logo, o valor de mercado tende a diminuir ao longo dos meses;
  • Recessão: a crise afeta diretamente o valor dos imóveis, pois possui forte tendência a desvalorizá-los e dificultar as condições de financiamento,
  • Recuperação: com uma grande oferta no mercado e a economia se reerguendo aos poucos, os imóveis tendem a se valorizar novamente e os credores oferecem condições facilitadas de financiamento imobiliário.

Mantenha-se informado

Assim como você aprendeu o que é valor de mercado, é possível conhecer vários outros termos comuns no setor imobiliário no glossário da Melhortaxa. Confira e se mantenha por dentro das frases mais utilizadas no segmento.