Com tantas opções e nomes diferentes na hora de escolher um novo local para morar, é normal ficar confuso. Afinal, o que é um loft? No que ele se diferencia das tão conhecidas kitnets? Por que ele é considerado uma tendência crescente mesmo após tantos anos?

Para te ajudar a entender o que é um loft residencial e decidir se essa é a melhor opção para você, a Melhortaxa preparou um guia completo! Assim, você tira suas dúvidas e, quem sabe, encontra seu novo lar ideal.

Como os lofts surgiram?

Desde que os seres humanos deixaram a vida nômade de lado, mudamos nossos espaços de moradia de acordo com as nossas necessidades. O loft surgiu por causa disso, mais especificamente na França, por volta dos anos 50 (mas há histórico de uso desse tipo de residência desde 1800 no país).

De maneira geral, os franceses precisavam de grandes lugares para criar e guardar pinturas, que eram cada vez maiores. Por isso, passaram a ocupar galpões, que tinham um pé direito alto e um grande espaço aberto para ateliês. Esse costume se tornou o que é um loft hoje.

Na década de 70, essa ideia foi transportada para os Estados Unidos, na região do Soho. Esse bairro recebia diversos artistas que não tinham onde morar. Dessa maneira, a facilidade e o pouco custo de um galpão fez vários deles transformarem esse espaço em moradia.

o que é um loft

Assim, os lofts começaram a aparecer e ganhar popularidade no país americano. Já nos anos 80 e 90, eram formas de moradia bem conceituadas e extremamente procuradas, especialmente com a fama gerada por meio de séries e filmes.

O que caracteriza um loft?

Se você está se perguntando o que é um apartamento loft, pense em um galpão de armazenamento transformado em lar. Existem algumas características que configuram um espaço como esse e o tornam tão popular, como:

  • pé direito alto;
  • arquitetura industrial;
  • iluminação natural;
  • espaço aberto.

Dessa maneira, é muito comum que esses espaços também tenham um mezanino, por causa do pé direito maior que o comum. Algumas pessoas também associam esses locais a dimensões reduzidas, o que nem sempre é o caso. 

Loft X flat X kitnet

Agora, você já sabe o que é um loft, mas consegue identificar a diferença entre loft e kitnet? E desses dois para um flat? Tantas nomenclaturas podem nos deixar confusos na hora de escolher o melhor local para viver.

Kitnet

Muitas vezes, uma kitnet é chamada de quarto-cozinha aqui, no Brasil. O nome diz tudo: normalmente, é um espaço reduzido e otimizado para caber o essencial. Então, trata-se de uma casa comum, mas onde o quarto e a sala dividem o mesmo local, enquanto a cozinha e o banheiro são separados, porém, limitados.

Flat

Um apartamento do tipo flat tem a mesma característica aberta de um loft. No entanto, a diferença entre flat e loft é que o primeiro também representa um espaço menor (o que não é regra) e otimizado, mas tem serviços como se fosse um hotel.

Um loft é ideal para mim?

Já que você já tem todas as informações sobre o que é um loft, é hora de entender se esse é o local ideal para morar. Uma questão importante é que esse tipo de imóvel nem sempre é barato, por mais que possa aparentar dessa forma. Por isso, é essencial simular o financiamento dele e fazer um planejamento financeiro.

Além disso, esse tipo de apartamento é muito procurado por casais ou pessoas solteiras, que não têm filhos e possuem um ideal diferenciado do que buscam morar. Se você gosta do estilo que um loft oferece e quer ter um espaço seu para otimizar, talvez essa seja a opção ideal!