O mercado imobiliário está cada vez mais versátil quanto aos formatos de imóveis disponibilizados. Com inúmeras de plantas e nomenclaturas, surgem cada vez mais dúvidas sobre o padrão de cada imóvel. Entre eles, um dos modelos de moradia mais antigos e populares é a kitnet.

Conhecida como um tipo de imóvel compacto, ela é geralmente voltada para solteiros que procuram um lugar prático e confortável para morarem sozinhos. Há prós e contras em espaços assim, e conhecer as características é a melhor forma de tomar uma decisão acertada.

Está procurando um imóvel para comprar ou alugar? Acompanhe o texto a seguir e saiba o que é kitnet, as principais características, as vantagens e as desvantagens desse tipo de apartamento.

O que caracteriza uma kitnet? 

A palavra “kitnet” surgiu do vocabulário inglês com a junção dos termos “kitchen” (“cozinha”) e “dinette” (“sala de jantar pequena”). Em português, a nomenclatura pode aparecer também como quitinete e, mesmo sendo parecida, ela não deve ser confundida com os studios e/ou lofts

Apesar do nome, uma moradia desse tipo não oferece apenas dois cômodos. Em geral, os apartamentos estilo kitnet apresentam ambientes compactos, com metragem entre 20 m² e 40 m², e conjugados, quando sala e cozinha fazem parte de um mesmo cômodo.

kitnet

Uma característica marcante desse tipo de imóvel é a divisão dos cômodos feita de modo planejado, com quarto e sala coexistindo no mesmo espaço. Aliás, uma dica de decoração de kitnet simples e barata é a utilização de divisórias móveis entre os cômodos.

Quais são as vantagens de morar em kitnet?

Antes de decidir entre esse ou outro tipo de apartamento, é importante conhecer os prós e contras de uma kitnet. Enquanto o espaço compacto é prejudicial para alguns, para outros, pode ser uma grande mão na roda. 

Mais econômicas que apartamentos comuns

Uma das principais vantagens de morar em kitnet é o custo menor em comparação com outros imóveis. Os prédios residenciais de kitnets costumam disponibilizar diversas unidades por andar, já que a metragem do imóvel é pequena.

Como há mais moradores para dividirem as despesas compartilhadas – como condomínio, gás e água –, o preço final do aluguel e de revenda também se torna mais competitivo. A manutenção desses apartamentos ainda fica mais barata, já que há menos espaços para limpar. 

Otimiza a rotina

Dependendo do seu estilo de vida, a escolha por uma kitnet é ideal, porque contribui, e muito, para a otimização da rotina. Por essas e outras razões, é um modelo de moradia que ganha a preferência de quem pretende morar sozinho

Com uma rotina atarefada, torna-se vantajoso viver em um espaço compacto que exige menos manutenção. No caso de alugar uma kitnet, os gastos com reparos e limpeza também são mínimos em comparação com outros formatos de imóveis. É prático, eficiente e confortável.

Quais são as desvantagens de morar em kitnet?

Como nem tudo são flores, as kitnets também apresentam desvantagens, especialmente para famílias maiores ou quem possui animais de estimação. A escolha passa por avaliar seu estilo de vida.

Espaço reduzido

O que pode ser vantagem para quem busca uma rotina otimizada e menos preocupação com limpeza pode ser um grande problema para pessoas espaçosas ou aquelas que prezam por espaços maiores. Afinal, decorar kitnet muito pequena exige uma boa dose de criatividade.

Falta de privacidade

A falta de privacidade  também é um fator determinante para alguns moradores na hora de desconvidar amigos e familiares para o imóvel. As kitnets possuem cômodos conjugados, o que pode ser um problema para quem gosta de reunir pessoas em casa. 

No fim das contas, adquirir uma kitnet depende do perfil de cada um. Considerada um imóvel compacto e prático, ela é uma opção econômica de moradia. A localização também costuma ser privilegiada, com boas opções de valores mesmo nos centros das grandes cidades.