Na hora de comprar um imóvel, em especial um apartamento, é comum escutar alguns termos sobre o espaço interno, externo e a soma dos dois. Um deles é “área útil”, que pode gerar confusões quando comparado a outros conceitos.

Para facilitar o seu entendimento ao se informar sobre toda a metragem do seu imóvel, a Melhortaxa preparou um conteúdo completo. Aqui, além de saber tudo sobre o que é área útil, você vai entender os outros termos e para que servem na hora de medir o espaço do imóvel. Confira!

O que é área útil?

A área útil imobiliária nada mais é do que o espaço útil da sua casa. Ou seja, é tudo aquilo que se pode aproveitar para viver dentro do lar e instalar seus móveis. 

A definição de área útil não conta as paredes, então também pode ser chamada de “área de vassoura”, por incluir tudo o que é possível varrer no ambiente. Além dessa forma de medição, é possível contá-la pelo piso. Esse é o espaço interno e privativo de um apartamento sem incluir a varanda e, se for uma casa, a garagem.

Como a área útil é calculada?

Para saber como calcular a área útil de um imóvel é muito simples. Ela é a soma de todos os espaços dos cômodos do apartamento ou casa. Ou seja, basta medir os ambientes e somá-los para chegar ao resultado do seu imóvel. 

Agora, para esclarecer todos os termos que são importantes para saber o tamanho do local, acompanhe o que a Melhortaxa preparou. Vamos explicar cada um deles!

Área privativa

Muito parecida com a área útil, a privativa tem uma pequena diferença: ela é o tamanho total do espaço interno do imóvel. Nesse caso, são contadas também a garagem, as paredes e suas espessuras. 

área útil

Isso fica ainda mais claro quando pensamos em um apartamento que divide parede com o vizinho. Na soma de cada um, a parede dos dois contará metade para cada imóvel. 

Aqui, pode-se chamar o ambiente de “área construída”, pois inclui tudo o que foi construído dentro do espaço — até mesmo as paredes.

Área comum

A área comum é usada somente para condomínios, pois envolve tudo o que pode ser usado pelos moradores e visitantes. Então, se no seu prédio há quadras, salão de festa, piscina e estacionamento, tudo isso é de uso comum. 

Portaria, hall de entrada e elevadores também são considerados áreas comuns. Se há jardins exclusivos de apartamentos térreos, é preciso estar especificado se são de uso comum ou privativo. Assim, fica delimitado quem poderá frequentar livremente o espaço.

Área total

Por fim, como o próprio nome diz, a área total engloba todas as anteriores. Ela soma a área privativa e a divisão de cada imóvel sobre a área comum. Em alguns casos, pode-se somar as duas, sem divisão do espaço comunitário.  

Como aproveitar bem toda a área útil

Depois de conhecer e entender o que é a área útil do imóvel e todos os outros termos importantes, é interessante saber como aproveitá-la. Antes de tudo, você precisa se informar a respeito do tamanho que terá em seu apartamento ou casa.

A partir dessas informações e ao visitar o local, tenha em mente como deseja que seu ambiente fique para aproveitá-lo da melhor maneira. Como a definição de área útil já diz, esse é o espaço que pode ser usado, então aproveite-o. 

Se o seu imóvel for muito pequeno, a melhor alternativa é contratar um arquiteto para fazer tudo planejado. Assim, o profissional poderá encontrar o melhor layout para seus imóveis e aproveitar cada cantinho da sua casa. 

Alguns truques podem ajudar a deixar seu apartamento maior, como o uso de espelhos e cores que dão a sensação de amplitude nos ambientes. Nesse sentido, a iluminação também faz toda a diferença, então deixe lâmpadas, lustres e abajures posicionados estrategicamente.