A Caixa Econômica Federal permite pausar financiamento do programa habitacional por até 180 dias. Anteriormente, já era permitido fazer isso nas faixas 1, 5, 2 e 3, além do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos (SBPE) por 120 dias.

A medida de prorrogação, chamada de “Pausa Emergencial por mais 60 dias”, foi adotada com o intuito de auxiliar os clientes de financiamento habitacional durante a pandemia da COVID-19. Assim, foi possível não ficar inadimplente com a linha de crédito contratada. 

Para você ficar por dentro de todos os detalhes de como pausar financiamento, a Melhortaxa preparou este conteúdo completo, com o passo a passo para a solicitação e todas as informações sobre quem pode utilizar o recurso. Confira!

Pausa no financiamento habitacional 

Clientes Caixa habitação que já concluíram a concessão da pausa temporária de 120 dias, sejam pessoas físicas ou jurídicas, poderão prorrogar o prazo por mais 60 dias. Clientes que ainda não optaram pela prorrogação poderão solicitar a pausa de 180 dias. 

Para pessoas jurídicas, a opção de pausar financiamento da Caixa é válida para os créditos à produção de empreendimentos e para os de aquisição e construção de imóveis comerciais na modalidade individual. É preciso analisar os critérios para solicitar a parada. 

A carência e as opções de pagamento parcial dos encargos também poderão ser estendidas para até 180 dias, porém, sem serem utilizadas simultaneamente à pausa emergencial.

A medida que permite pausar financiamento habitacional da Caixa faz parte das ações da instituição para oferecer alternativas de suporte financeiro aos clientes para enfrentarem os efeitos causados pela COVID-19 à economia.

pausar financiamento

Redução da parcela do financiamento Caixa

Além da medida de pausa no financiamento habitacional, em 2021, a Caixa Econômica Federal passou a possibilitar que o cliente reduzisse a parcela por causa da pandemia. As formas de redução da prestação estão abaixo.

  • Reduzir a parcela em 25% por seis meses;
  • Reduzir a parcela entre 25% e 74,99% por três meses. Nesse caso, é necessário apresentar declaração de perda de renda no período;
  • Reduzir a parcela a partir de 75%, sem prazo, apresentando a comprovação de perda de renda.

A solicitação pode ser feita no aplicativo Habitação Caixa, assim como a pausa no financiamento, que será explicada mais abaixo. Dessa forma, você não vai precisar se deslocar até uma agência, tornando tudo mais prático e com a mesma segurança.

Quem pode solicitar a pausa?

A opção de pausar financiamento pode ser feita por pessoas físicas que tenham contratos em dia ou com até 180 dias em atraso. Os  clientes que utilizaram o FGTS para reduzirem uma parte da parcela de financiamento também podem optar pela medida. 

Para pessoa jurídica, são permitidos contratos em dia ou com atraso de até 60 dias. Pessoas físicas que estão recebendo o Seguro Desemprego ou o Auxílio Emergencial (criado por causa da pandemia) são prioridades na pausa do financiamento e na redução temporária das parcelas. 

Como fazer a solicitação?

O pedido de pausar financiamento pode ser feito pelo aplicativo Habitação Caixa ou ligando para 3004-1105, capitais, e 0800-726-0505, demais cidades. Quem ligar deve selecionar a opção 7. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 08h às 20h. 

A Caixa também disponibiliza o atendimento de forma automatizada, feito pelo número 0800-726-8068, na opção 2-4-2, de segunda a sexta-feira, no mesmo horário, e aos sábados, das 10h às 16h.

Clientes com contrato em pausa que desejem solicitar o cancelamento ou evitar a prorrogação por mais 30 dias poderão efetuar o pedido pelo aplicativo Habitação Caixa, de acordo com as opções abaixo.

  • 1-  Opção “contratos”;
  • 2- Em seguida, opção “serviços” > “cancelar a prorrogação de pausa” ou “cancelar pausa emergencial”;
  • 3-  Quem prefere atendimento por telefone pode ligar para 3004-1105, capitais, e 0800-726-0505, demais cidades, escolhendo a opção 7. Esse serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 08h às 20h.

O app Habitação Caixa é usado para acompanhamento do financiamento imobiliário e manutenção de contratos. Ele foi desenvolvido pela Caixa para facilitar a vida dos clientes. Por meio das opções de autoatendimento, é possível solucionar boa parte das demandas sem necessidade de ir até à agência. 

As operações podem ser realizadas direto do smartphone, a qualquer hora e em qualquer lugar, pela internet. Para baixar o aplicativo, o cliente deve procurar o ícone na loja do celular. Com tudo feito de forma on-line, fica mais fácil pausar o financiamento da Caixa.

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