A reserva financeira é o recurso ao qual recorremos em situações de instabilidade eventual ou emergencial. É um fundo que pode auxiliar na reorganização das suas finanças ou até mesmo complementar o que faltava para a realização da compra de sua casa nova ou sua viagem dos sonhos.

Pensando nisso, nós, da Melhortaxa, preparamos este conteúdo exclusivo para você saber como formar uma reserva de emergência e prevenir um possível imprevisto ou colocar o seu orçamento em ordem, mantendo a saúde dos seus rendimentos. Confira as nossas dicas e aplique-as em sua rotina.

Como deve ser feita a divisão do orçamento

A reserva de emergência é um dos componentes da regra 50 – 15 – 35, pela qual é feita a divisão dos rendimentos. Com ela, é possível direcionar o dinheiro para determinadas áreas e acrescentar mensalmente um certo valor às economias. A divisão é feita da seguinte forma:  

  • 50% para os gastos essenciais;
  • 15% para a reserva financeira (ou pagamento de dívidas pendentes);
  •  35% para lazer e estilo de vida.

Esse montante disponível permite cobrir custos emergenciais, ou seja, uma despesa não prevista no orçamento rotineiro. Isso é o que vai possibilitar manter as contas organizadas mesmo em uma situação de instabilidade.

Primeiramente, faça o planejamento financeiro pessoal e saiba qual é o valor correto recebido por mês e também a soma das despesas essenciais, como as contas de consumo, supermercado, mensalidades, financiamentos, transporte, etc.

Dessa maneira, é possível saber quanto pode ser destinado ao fundo de reserva, mantendo a organização das despesas mensais e excluindo a necessidade de usar recursos de uma despesa para pagar outra.  

Mas qual é o valor ideal?

Para quem está se perguntando “quanto devo ter de reserva financeira?”, a resposta é: depende. O padrão de vida de cada pessoa ou família é o que vai determinar o valor ideal para o montante a ser acumulado.

Na média, uma reserva financeira ideal deve contemplar ao menos seis meses de despesas a serem cobertas pelo fundo de reserva.  Por exemplo, se o total de despesas mensais da família gira em torno de R$ 4 mil, a reserva financeira deve ser o equivalente a R$ 24 mil para dar segurança.

Existem aplicativos que ajudam a entender como deve ser feita a reserva. Estes canais voltados para a educação financeira visam contribuir com a economia de recursos. Assim, quem não tem esse hábito pode passar a poupar de forma assertiva.

Criação da reserva financeira

No Brasil, a cultura de educação financeira não é tão difundida como em outros países. Por esse motivo, milhões de brasileiros sofrem para pagar as contas e se desesperam diante de situações inesperadas, justamente por não manterem uma rotina de economia.

Diante disso, para evitar o comprometimento extremo do orçamento e responder ao questionamento “reserva financeira, como fazer?”, listamos alguns passos de como criar e seguir um fundo de reserva a fim de evitar crises econômicas.

Planejamento

O primeiro passo deve ser organizar as finanças pessoais e entender quais são as entradas e as saídas mensais do orçamento. Nesta etapa, incluem-se gastos fixos, como aluguel e conta de luz, e gastos variáveis, como cartão de crédito e consumo de bens.

O início do cálculo exige uma visão da situação de gastos mensais e a observação de onde devem ser feitos os cortes de gastos desnecessários. Essa análise vale para tanto o planejamento pessoal quanto o familiar.

Poupança

Em seguida, a próxima etapa é definir uma meta de valor poupado mensalmente. Essa quantia deve ser realista e estar de acordo com o planejamento prévio feito para a reserva pessoal.

Na hora de investir a reserva, procure escolher aplicações que se aproximem ao máximo do seu perfil financeiro, que tenham baixo risco e alta liquidez. As opções são muitas e podem ser desde títulos do Tesouro Direto até um fundo de investimento de renda fixa.

Aprenda a economizar com a Melhortaxa!

Agora que você sabe o que é reserva financeira e como criar o seu fundo de reserva, continue conosco aqui no blog e mantenha-se informado sobre a saúde de suas finanças pessoais.

Você vai encontrar os melhores conteúdos e dicas, tanto sobre o mercado financeiro quanto o imobiliário. Acesse nossa plataforma e usufrua de um universo de informações desenvolvido especialmente para você.