Organizar o orçamento pode ser uma tarefa mais simples se aplicarmos a regra 50 15 35. Porém, você sabe como funciona e como usar esse modelo de economia no orçamento?

Essa regra consiste em dividir os rendimentos em três áreas distintas: os gastos essenciais, as prioridades financeiras e o estilo de vida. Cada porcentagem deve ser destinada a uma categoria da divisão.

Precisa de ajuda para organizar as finanças e não sabe por onde começar? Acompanhe o conteúdo a seguir, veja o que você precisa saber sobre planejamento financeiro e aprenda a guardar dinheiro de forma responsável e consciente.

Entenda como dividir o orçamento

A regra 50 15 35 é um meio simples de organização financeira pessoal. Dessa maneira, você vai setorizar as suas finanças e destinar os recursos para cada categoria, como as despesas fixas, as prioridades financeiras e o estilo de vida.

Para verificar se esta forma de organização financeira se adequa à sua rotina e às suas despesas, veja a seguir como deve dividir os recursos e quanto do rendimento mensal deve se destinar a cada categoria.

50%: gastos essenciais

Consideram-se gastos essenciais as despesas fixas do mês, aquelas fundamentais no dia a dia, como aluguel, contas de consumo, alimentação, transporte, combustível, mensalidade escolar, plano de saúde.

Faça uma avaliação dos gastos caso 50% não seja suficiente para dar conta de todas as despesas. Se for necessário, tente cortar ou renegociar algum item que compõe os seus gastos essenciais.

Já se suas despesas estão bem ajustadas dentro de seus rendimentos, você pode direcionar parte da fatia dos gastos essenciais para outro setor, independentemente de ser as prioridades financeiras ou o estilo de vida. Nesse caso, cabe o seu julgamento pessoal.

15%: prioridades financeiras

Para definir as prioridades financeiras, é necessário avaliar o seu atual momento e verificar possíveis débitos em aberto. Isso porque 15% de seu orçamento deve se destinar ao pagamento de dívidas ou a aplicações e investimentos.

Se houver algum débito, é importante procurar o credor e propor um acordo, respeitando o seu limite para pagamento. Evite negociações cujas parcelas sejam altas demais, ocasionando desorganização nas contas.

Já se a intenção é economizar, use esta porcentagem para criar uma reserva de emergência, realizar a viagem dos sonhos, poupar para o futuro dos filhos ou até mesmo comprar uma casa nova. Existem ainda opções de investimentos vantajosas a curto, médio ou longo prazo.

regra 50 15 35

35%: estilo de vida

Com a regra 50 15 35, você reserva 35% do orçamento para os gastos relacionados aos seus hobbies e hábitos de lazer, como restaurantes, academia, compras.

Porém, nesse caso, é ideal que as dívidas e prioridades financeiras estejam organizadas em dia. Os gastos com estilo de vida podem ser deixados de lado para colocar as finanças em ordem.

Se for preciso, equilibre o orçamento. Considere um valor dos recursos gastos com estilo de vida para possíveis despesas financeiras. Isso vai acelerar a solução de pendências.

Como a regra contribui na organização financeira?

Depois de compreender como funciona a divisão do orçamento com a regra 50 15 35, é importante conhecer os principais objetivos desse método de planejamento financeiro pessoal.

  • Priorizar as despesas;
  • Reservar uma quantia de sua renda;
  • Ter clareza sobre o destino de seu dinheiro.

Com a aplicação desse esquema de divisão, é possível ter um orçamento saudável, bem planejado e aproveitado. Porém, antes de considerar a utilização, é importante avaliar as suas finanças. A dica para aplicar a regra com efetividade é: não ter pendências muito grandes.

Uma pessoa que possui muitas dívidas pode precisar de mais de 15% da renda mensal para a regularização. Nesse caso, o ideal é resolver essas pendências e passar a usar a regra 50 15 35 para evitar o descontrole orçamentário novamente.

Flexibilidade para organizar as finanças

A regra 50 15 35 é um sistema que permite direcionar o seu dinheiro para os gastos fixos e variáveis, tornando o processo de organização mais simples e fácil de aplicar.

Entretanto, é importante ressaltar que esse modelo é flexível e pode ser adaptado de acordo com a sua demanda. Por exemplo, use 20% para as prioridades financeiras e 30% para lazer e estilo de vida. Realize os cálculos necessários para ter um melhor aproveitamento dos recursos.

Esse ajuste pode ser eficaz dependendo dos seus planos a curto e longo prazo. Assim, você define a proporção destinada a cada categoria e pode traçar planos e objetivos, contando com suas economias.

O importante mesmo é criar o hábito de sempre gastar menos do que se ganha por meio de uma rotina mais planejada. Assim, a regra 50-15-35 é uma ótima opção para você começar a se organizar financeiramente. Dessa forma, seu orçamento mensal fica muito mais equilibrado, e você se vê livre das dívidas. 

Organize-se financeiramente com as dicas da Melhortaxa!

Com a regra 50 15 35, você pode passar a aproveitar melhor o seu dinheiro e ter uma rotina muito mais organizada. Porém, essa não é a única dica que temos!

Aqui no blog, você encontra a seção especial sobre Finanças Pessoais, que reúne muito conteúdo sobre como organizar a vida financeira, investimentos, dicas de ferramentas de controle financeiro pessoal, e muito mais. Acesse agora mesmo!