Para manter um orçamento saudável, a disciplina financeira é um caminho eficaz. Então, é possível aplicar esse conceito na prática e alterar o rumo das finanças apenas com mudanças de hábitos? Sim! Para isso, é preciso ter comprometimento com os seus objetivos e assumir o controle do dinheiro.
Assim, você terá segurança no orçamento pessoal, decidindo como utilizar a reserva financeira e os investimentos. Acompanhe o conteúdo a seguir e entenda como organizar finanças pessoais.
O que é disciplina financeira?
A disciplina financeira consiste em um conjunto de hábitos que visam melhorar a relação com o dinheiro. Com isso, o risco de endividamento diminui, e o orçamento passa a ser saudável e melhor aproveitado.
Como o objetivo é fazer com que a relação com o dinheiro seja mais consciente e responsável, o conceito vem sendo disseminado, então cada vez mais pessoas estão buscando informações a respeito.
Isso quer dizer que mais brasileiros estão preocupados em construir um patrimônio sólido, lidando melhor e com mais segurança com as economias.
Como começar
Se você quer começar a aplicar os conceitos da disciplina financeira em suas finanças pessoais, acompanhe os princípios básicos a seguir e passe a conviver melhor com o seu dinheiro.
Tenha um rigoroso controle dos gastos
Este é o primeiro item necessário para uma mudança realmente eficaz. Organize as suas contas em uma planilha, alimentando-a com todas as entradas e saídas. Dessa maneira, você identifica as despesas essenciais e os gastos dispensáveis.
Essas anotações dão uma visão mais ampla de seu orçamento. Assim, você visualiza em qual área está gastando mais, onde pode enxugar os custos e se está gastando mais do que ganhando. Também existem ferramentas de controle financeiro pessoal que podem ajudar com essa organização.
Classifique os seus gastos
Com todo o orçamento organizado e anotado em um documento, crie um tipo de classificação, dividindo os seus gastos em básicos, essenciais e supérfluos. Isso vai ajudar com a disciplina financeira pessoal, visto que será mais simples identificar o que pode ser cortado.
Para ter uma visão mais completa das finanças mensais, crie gráficos para visualizar o percentual gasto por período. A longo prazo, esse balanço vai mostrar a evolução de suas economias.
Evite o endividamento
Mudar os hábitos financeiros passa por um processo de autoavaliação de seu comportamento junto ao dinheiro. Antes de fazer uma compra, você questiona se aquilo é realmente necessário, considerando os prós e os contras de gastar aquele montante?
Pode parecer simples, mas essa pergunta ajuda você a perceber se está fazendo compras por impulso ou realmente precisa de determinado item. Além disso, você passa a avaliar cada compra, focando apenas naquilo que realmente importante.
Economize
Com uma visão mais clara dos gastos e do corte de despesas dispensáveis, você vai economizar e ter uma relação disciplinada com as finanças. Essa teoria vale para todas as faixas de renda mensal. Ou seja, se você tem dúvidas sobre como poupar dinheiro ganhando pouco, as dicas anteriores podem ajudar.
Evitando gastos supérfluos, é possível destinar parte do orçamento a uma poupança ou a uma carteira de investimentos. Desse modo, o dinheiro vai trazer rentabilidade a longo prazo, fortalecendo o patrimônio.
Compre à vista
Visando a saúde financeira, evitar os juros embutidos nas compras parceladas é uma alternativa válida. Para isso, as compras à vista são essenciais.
Além de evitar o acúmulo de juros, é possível garantir bons descontos nas compras à vista. Dessa forma, você planeja a aquisição e investe no que é realmente uma necessidade, deixando as opções a prazo somente para casos pontuais.
Planejamento
Como mencionamos anteriormente, um planejamento financeiro bem aplicado no momento de fazer uma compra ou manter as despesas bem-organizadas é um dos pilares principais da disciplina financeira. Isso evita o endividamento e mantém as finanças saudáveis.
A educação financeira caminha em conjunto com os conceitos da disciplina. Garantir e aplicar conhecimento pode contribuir muito para a saúde de seu dinheiro.
Visão de investidor
Ter disciplina financeira contribui para a criação de um capital, mas é importante buscar tipos de investimentos para o montante acumulado realmente proporcionar um futuro seguro e rentável.
Existem opções em renda fixa e variável, Certificado de Depósito Interbancário (CDI), Letras de Crédito Imobiliário (LCI), Letras de Crédito do Agronegócio (LCA), Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs), ações, entre outras.
Precisando organizar o orçamento? A Melhortaxa pode ajudar!
Aplicar os conceitos da disciplina financeira nas finanças pessoais ajuda muito a tornar o orçamento mais saudável e bem aproveitado. Porém, existem outras dicas que contribuem com a manutenção dos rendimentos.
Acesse o blog Melhortaxa e confira uma seleção de conteúdos voltados para a saúde do seu dinheiro, incluindo dicas de economia e investimentos. Acesse agora mesmo e saia de uma vez por todas do vermelho!