Comprar um imóvel, sanar as dívidas, realizar uma viagem dos sonhos, reformar a casa: são inúmeras as motivações que levam alguém a solicitar um empréstimo ao banco. Entre as opções, o crédito com imóvel em garantia é uma das alternativas com os menores juros do mercado.

Essa modalidade de empréstimo permite a solicitação do crédito de maneira facilitada, já que o banco utiliza o bem do contratante como forma de garantia. Isso significa maior segurança jurídica para a instituição e, consequentemente, redução das taxas de juros. 

Ficou interessado em saber mais sobre o que é crédito pessoal com garantia de imóvel? Acompanhe o texto a seguir para saber como funciona a modalidade e quais são as principais vantagens de tomar um empréstimo dessa forma. 

Como funciona o empréstimo com imóvel de garantia?

O crédito com imóvel em garantia — também conhecido como refinanciamento imobiliário — é uma modalidade de empréstimo que utiliza uma propriedade como garantia para o pagamento. 

Esse tipo de crédito pode ser acionado até para a compra de um novo imóvel ou apenas como garantia para conseguir um montante financeiro necessário. Provavelmente, você já ouviu falar na hipoteca norte-americana, não é mesmo? A modalidade brasileira funciona nos mesmos moldes, com a diferença de que é focada somente em propriedades.

A boa notícia é que o imóvel como garantia pode continuar sendo utilizado normalmente, você não precisa repassá-lo literalmente ao banco. O que acontece é que, durante o período negociado em contrato, é feita uma penhora do bem, e os documentos ficam em posse da instituição financeira. 

As regras para utilização variam entre cada instituição, mas o limite de tempo para pagamento das parcelas pode chegar até 30 anos. Em alguns casos, é possível conquistar um empréstimo com garantia de imóvel até com o nome negativado

 crédito com imóvel em garantia

Quais são as vantagens do crédito com imóvel em garantia?

O crédito com imóvel em garantia é uma opção que, muitas vezes, passa despercebida pelos brasileiros. Ainda assim, é uma excelente alternativa para quem precisa de dinheiro rápido com juros baixos — isso, é claro, se você pagar as parcelas em dia durante o contrato. Confira as principais vantagens da modalidade.

Liberdade para utilizar como quiser

Grande parte das linhas de crédito disponibilizadas pelo mercado exige do cliente uma análise criteriosa. Uma das etapas realizadas pelo banco é solicitar ao cliente que apresente os motivos pelos quais deseja tomar um empréstimo, o que obriga o contratante a comprovar a motivação da solicitação.

O empréstimo com garantia de imóvel é mais flexível, afinal o banco já está sob posse de um bem valioso do cliente, por isso, a burocracia para liberação do crédito é mais rápida. Ao ter o crédito aprovado, você pode utilizá-lo para o que preferir, seja para a compra de um novo imóvel ou para uma troca de carro, etc.

Não precisa desocupar o imóvel

Engana-se quem pensa que o crédito com imóvel em garantia significa a perda do bem. Fique tranquilo, porque você pode continuar morando na propriedade se assim preferir. 

O que acontece de fato é que, durante o período preestabelecido com o banco para o pagamento de crédito com imóvel de garantia, a posse deixa de ser sua, documentalmente falando. Porém, é perfeitamente aceitável que você continue utilizando o imóvel e até o venda se quiser. 

Mas atenção: em caso de venda ou transferência do imóvel, é necessário quitar a dívida ou repassá-la para o futuro morador. Na segunda opção, o novo herdeiro da pendência deve passar pela análise para aprovação, assim como você fez anteriormente. 

Juros baixos e prazos longos 

Por ser uma modalidade de crédito que já utiliza o imóvel como garantia, ela se torna mais prática em todos os sentidos, inclusive na hora de calcular os juros e os encargos. Muitos bancos aceitam diminuir a cobrança de juros da modalidade, afinal é difícil que o cliente deixe de pagar as parcelas com o bem alienado.

Os prazos para pagamento também são vantajosos, e você pode quitar a dívida de 60 a 180 meses. Em relação à cobertura, o crédito com garantia em imóvel cobre até 60% do valor do bem.

Refinanciamento de imóvel é com a Melhortaxa

O crédito com imóvel em garantia é uma alternativa segura e vantajosa quando comparado a outras, já que permite juros mais baixos e maior prazo para quitação das parcelas. Porém, é fundamental que você faça uma análise entre as instituições para definir a opção que mais se encaixa nas suas pretensões.

Está em busca de um refinanciamento imobiliário? Conte com a Melhortaxa para escolher a melhor instituição credora! Faça um cadastro em nosso site e receba as melhores ofertas para o seu orçamento.