Trocar sua dívida por uma mais barata e com juros mais vantajosos pode ser uma boa opção caso queira obter melhores condições de pagamento. Diante disso, a melhor escolha é fazer um empréstimo com imóvel em garantia.

Como se sabe, com o refinanciamento imobiliário, pode-se obter até 60% do valor total da propriedade como crédito. Além disso, é possível quitar as prestações em até 240 meses (20 anos).
Porém, existem condições a serem avaliadas antes de tomar a decisão final. Como as condições para contratar esse crédito e as taxas de juros.

Por isso, preparamos este texto com o intuito de orientar você e passar todas as informações necessárias sobre os pré-requisitos do empréstimo com garantia de imóvel e simulação.

Quem pode optar por fazer um refinanciamento imobiliário?

As vantagens do empréstimo com garantia de imóvel são tantas que muitos brasileiros estão preferindo contratar esse crédito em vez dos famosos empréstimos pessoais. 

As taxas de juros desse tipo de crédito são menores que as dos empréstimos convencionais, por exemplo. Além de possuir maiores prazos de prestações, oferecendo mais benefícios ao bolso do consumidor.

Antes de tomar a decisão de solicitar um refinanciamento de imóvel, a propriedade a ser usada como garantia precisa estar registrada no nome do solicitante. Além disso, o bem precisa estar devidamente regularizado com todos os impostos, como o IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana), o ITBI (Impostos de Transmissão de Bens), entre outros.

Outro ponto importante a ser comentado é a renda mensal do cliente. No caso, o ideal é que no máximo 30% do salário seja usado durante o pagamento das prestações — aumentando a possibilidade do contratante não se endividar e perder o imóvel. 

Uma dúvida muito frequente de quem deseja refinanciar o imóvel é sobre questões envolvendo empréstimo pessoal com garantia de imóvel para negativado. Nessa situação, alguns credores podem elevar as taxas de juros a serem pagas mensalmente, pois o risco de inadimplência tende a ser maior.

Como é feita a solicitação do crédito com garantia de imóvel?

Na prática, a primeira etapa da solicitação e contratação do refinanciamento imobiliário consiste em uma breve análise sobre os juros cobrados por cada banco, a fim de verificar qual possui condições vantajosas para o perfil do cliente.

Ao optar por fazer essas comparações sozinho e sem auxílio de uma equipe especializada, todo o processo fica mais difícil. Agora, com a Melhortaxa você pode ter acesso a melhores ofertas sem custo e sem sair de casa. Veja como ter essa experiência.

1. Cadastre-se no site da Melhortaxa e verifique quais instituições possuem os menores juros

Preenchendo o cadastro no site da Melhortaxa, nossa equipe vai fazer uma análise dos juros de refinanciamento cobrados por cada instituição financeira. Logo depois, todas as propostas oferecidas pelas maiores instituições do Brasil são mostradas ao cliente e este será capaz de escolher qual melhor atende às suas necessidades.

Escolhido o credor mais vantajoso, nossa equipe vai lhe oferecer a ficha da instituição a ser preenchida, com todas as informações pessoais e do imóvel. Ao mesmo tempo, é preciso deixar separada toda a documentação solicitada, para agilizar o processo de contratação.

2. Análise jurídica

A segunda etapa de contratação do refinanciamento é a análise do crédito. Nesse passo, a Melhortaxa acompanha de perto todo o processo e fica de prontidão caso o banco tenha alguma dúvida sobre o contratante, ou seja, você.

Aprovado o crédito, é feita uma análise jurídica sobre a propriedade a ser usada como garantia. Para isso, são solicitados do cliente alguns documentos do bem, como seu registro em cartório e matrícula devidamente regularizada. 

Por isso, antes de iniciar o processo, comece a simular o empréstimo com garantia de imóvel e tenha toda a papelada em mãos, já que a instituição financeira as encaminhará ao setor jurídico para que seja feita a análise.

Com todos os documentos do imóvel aprovados, o banco vai solicitar uma avaliação da propriedade. Nesse ponto, um engenheiro é contratado e o cliente vai recepcioná-lo em casa durante o processo de vistoria. Aqui a Melhortaxa também fica à disposição, caso surja algum problema capaz de comprometer a transação.

3. Assinatura do contrato e seu registro em cartório

Após tudo estar devidamente regularizado, o contrato de empréstimo com imóvel de garantia é emitido pelo credor. Ao mesmo tempo, a Melhortaxa marca uma data para que ambas as partes envolvidas se encontrem e assinem toda a papelada. Após isso, o cliente deve levá-la a um cartório e registrá-la, para, assim, receber a quantia.

Como você viu, a Melhortaxa oferece assistência gratuita em todas as etapas de contratação de um refinanciamento com os menores juros do mercado. Por isso, não perca mais tempo, cadastre-se já em nosso site e conte com a ajuda de uma equipe altamente especializada!