Uma alternativa para colocar as finanças em ordem é recorrer ao empréstimo com garantia de imóvel para negativado. Assim, o acesso ao crédito torna-se mais simples e descomplicado, mesmo que existam restrições no nome.
Nesse caso, o tomador de crédito vai contratar um empréstimo semelhante ao convencional. Porém, com o imóvel como a garantia da operação, as condições de pagamento, assim como o prazo de contrato, são diferenciados e mais atrativos.
Confira o conteúdo a seguir e veja como funciona o empréstimo com garantia de imóvel ─ ou refinanciamento de imóveis ─ para negativados. Saiba o que as instituições financeiras avaliam no momento de liberar os recursos. Acompanhe!
Como funciona o empréstimo com garantia de imóvel
O empréstimo com imóvel em garantia é uma modalidade de crédito em que o solicitante utiliza o seu imóvel quitado como garantia da operação. A concessão dos recursos ocorre com condições especiais, mais atrativas e vantajosas ao cliente.
Nesse tipo de empréstimo, o tomador de crédito pode receber até 60% do valor total do imóvel. Por oferecer uma garantia de pagamento, são muitas as vantagens, como parcelas mais baratas e competitivas.
Nesse caso, como a instituição financeira tem a segurança de receber o montante emprestado, pode oferecer compensações ao cliente. Por isso, as taxas de juros aplicadas são mais baixas que em outras modalidades de crédito, e o prazo para pagamento é ampliado.
Com o crédito com garantia de imóvel para negativado, o cliente não precisa justificar o destino dos recursos, como ocorre em um financiamento, por exemplo. Seja para limpar seu nome, abrir um negócio ou investir em cursos e viagens, o solicitante tem a liberdade de aplicar o dinheiro da forma que lhe for mais conveniente.
Para ter acesso a esse tipo de empréstimo, é necessário oferecer um imóvel quitado como garantia de pagamento da operação. Ou seja, em caso de pendências financeiras, a propriedade vai a leilão para quitar a dívida.
Empréstimo com imóvel em garantia para negativado
O empréstimo com garantia de imóvel para negativado é uma opção que tem auxiliado as pessoas que estão passando por um momento de instabilidade nas finanças. Por ter dificuldade em obter acesso a outras modalidades de empréstimo, o refinanciamento imobiliário é ideal, já que oferece a possibilidade de negociação.
Para fazer a solicitação de crédito com imóvel como garantia, o cliente precisa comparecer à agência da sua instituição financeira e apresentar os seguintes documentos:
- RG e CPF do titular e cônjuge;
- certidão de nascimento ou casamento (escritura de união estável, caso haja);
- comprovante de residência;
- holerite e carteira profissional;
- declaração do Imposto de Renda;
- extratos bancários;
- guias de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em dia;
- escritura do imóvel;
- certidão negativa de tributos municipais.
Além de apresentar os documentos solicitados, é necessário preencher um formulário cadastral para a análise de crédito do cliente. A instituição financeira vai analisar a documentação, o perfil e as pendências do solicitante. Se nenhuma inconsistência for localizada, o processo terá continuidade, e o montante será liberado.
Por isso, essa é uma saída importante para ser avaliada. O empréstimo com garantia de imóvel para negativado pode regularizar as suas finanças e disponibilizar condições especiais para pagamento do débito.
Vantagens e desvantagens do empréstimo com imóvel em garantia
Se a ideia é fugir das altas taxas de juros cobradas nos empréstimos para quem tem restrições, o empréstimo com garantia de imóvel para negativado oferece algumas vantagens, o que torna a proposta mais interessante. Veja abaixo:
- taxas mais baratas e, consequentemente, Custo Efetivo Total (CET) menor;
- até 60% do valor do imóvel cedido;
- prazo para pagamento prolongado,
- não há a necessidade de sair do imóvel durante o processo de refinanciamento.
Já as desvantagens do empréstimo para negativado com garantia de imóvel também podem existir e impedir que o processo aconteça. São menores que as vantagens, mas podem ocorrer. São elas:
- no caso do não pagamento da dívida, o imóvel vai a leilão, e o dinheiro é usado para quitar o empréstimo com imóvel em garantia, fazendo com que você perca o seu bem;
- se houver atraso na análise do imóvel pela equipe de engenharia, o processo pode não ter continuidade;
- dependendo das condições da propriedade, ela pode não ser aceita em uma operação de empréstimo com imóvel em garantia.
Procurando as melhores condições para o refinanciamento imobiliário? A Melhortaxa te ajuda!
O empréstimo com garantia de imóvel para negativado oferece uma possibilidade para que você regularize a sua vida financeira. Portanto, essa pode ser a solução que faltava para colocar as finanças em dia.
Para encontrar as melhores propostas do mercado, com taxas menores e personalizadas de acordo com o seu perfil e orçamento, conte com o nosso time de especialistas em crédito imobiliário. Envie o seu formulário de cadastro e receba sem sair de casa as melhores soluções em refinanciamento imobiliário.