O processo de compra de um imóvel por um empréstimo imobiliário requer algumas exigências. Uma delas é a proposta de financiamento. Mas você sabe o que é ou como produzir esta proposta?
Acompanhe o conteúdo que preparamos para você e veja o passo a passo de todas as etapas do financiamento de imóveis. Assim, entenda por que a proposta é tão importante e execute-a no seu planejamento.
Como é composto o processo de financiamento?
Ao encontrar a moradia dos sonhos, na hora de iniciar o processo de compra, será necessário passar por algumas fases: simulação, análise de crédito, avaliação do imóvel, vistoria técnica e emissão do contrato são algumas delas.
Por exemplo, no financiamento habitacional da Caixa Econômica Federal, você faz a simulação e, se constatar que as parcelas cabem no seu orçamento, formaliza o seu interesse por meio da proposta de financiamento Caixa.
Saiba que informar sobre suas demais despesas e financiamentos vigentes também é importante. Por isso, relate se você tem outros compromissos além do financiamento pretendido.
Para enviar proposta de financiamento, acesse o site da instituição financeira e preencha dados como: RG, CPF, estado civil, documentos do cônjuge, informações profissionais (renda mensal, profissão, etc.) e também as informações sobre o imóvel e o valor do empréstimo.
Se a sua dúvida é “como saber se minha proposta de financiamento foi aprovada”, fique atento às atualizações no site do banco em que você fez a sua solicitação. Lembre-se de também contatar o seu gerente em busca de informações.
O que pode gerar a recusa da sua proposta?
Saiba quais possíveis fatores podem causar a recusa da sua oferta e regularize a sua situação antes mesmo de iniciar o processo de compra do seu imóvel. Confira abaixo alguns motivos:
- Nome negativado;
- Baixo score de crédito;
- Pendência de documentos;
- Renda incompatível;
- Entrada não suficiente;
- Idade limite.
A dica para essa situação é conferir tudo antes de enviar a proposta de financiamento imobiliário ao banco, assim você evita o risco de negação e não frustra todo o seu planejamento.
Entre em contato com instituições de crédito em que você possui dívidas e faça uma renegociação. Ofereça um valor para a quitação dos débitos, peça descontos e se mostre disposto a pagar. Dessa forma, você pode conseguir boas margens de negociação.
Com as dívidas negociadas, seu nome sai do cadastro de inadimplentes, como o SPC e Serasa, e seu score vai aumentando, o que é considerado positivo para a sua solicitação.
Dicas para a aprovação de sua proposta
Informe-se a respeito dos documentos exigidos antecipadamente. Para não correr o risco de faltar nada, reúna os documentos pessoais, documentos do cônjuge se você for casado e comprovante de renda atualizado, que pode ser holerite ou a DIRF (Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte).
Também procure imóveis de valor compatível com a renda familiar, evitando o comprometimento de renda, o que também pode ser um motivo de reprovação de crédito.
Outro ponto importante é a entrada do pagamento da propriedade. É mais difícil conseguir o financiamento de 100% do imóvel. Para realizar a compra, é necessário pagar de 20% a 30% do valor total como entrada. Por isso, organize-se e junte dinheiro antes de fazer a proposta de financiamento.
Atente-se ainda para a idade dos componentes do contrato de financiamento. A mínima é 18 anos e a máxima, 80 anos e seis meses. Se estiver pensando em compor a renda com seus pais, por exemplo, respeite o limite permitido. Um financiamento imobiliário de 35 anos pode ser contratado por alguém de até 45 anos e seis meses.
Conte com a Melhortaxa para o seu financiamento!
O que acha de ter uma assessoria de crédito imobiliário para te ajudar? A nossa equipe pode levantar as melhores ofertas, e você define qual delas mais se encaixa ao seu perfil. Preencha o formulário de cadastro, informando as informações referentes ao seu financiamento.