O sonho da casa própria está presente na mente de muitos brasileiros. E se há um responsável — mesmo que indireto — por influenciar nas escolhas é o marketing imobiliário. As imobiliárias e/ou construtores que investem nessa prática estão um passo à frente no concorrido mercado de imóveis.
Assim como funciona em outras áreas, o plano de marketing imobiliário tem como objetivo atrair os clientes para os produtos da empresa. Além disso, engajam o público e geram conversões diretas para vendas. Portanto, essa é uma estratégia essencial para qualquer empreendimento imobiliário.
Quando momentos de crise afetam negativamente o setor, é papel do marketing contribuir para a reestruturação das imobiliárias e do mercado como um todo. Por isso, compreender por que essa área é tão importante é fundamental para o futuro das empresas que desejam estar na briga por potenciais clientes.
Está com dúvidas em relação a esse tema? Então, confira no texto a seguir como as estratégias de marketing digital podem fazer a diferença para as empresas ligadas ao setor imobiliário.
O que é o marketing imobiliário?
O marketing imobiliário tem conceito que segue a mesma estrutura do campo aplicado em outras áreas. No entanto, nesse caso, o foco é voltado para a divulgação dos negócios, além do fortalecimento das imobiliárias e construtoras envolvidas.
Seu objetivo é criar uma ponte entre o cliente interessado em um imóvel e a empresa responsável por negociá-lo. Ao conhecer o mercado e o perfil do público que está em jogo, cabe às empresas traçar um plano e usar ferramentas de marketing imobiliário para atrair a sua clientela a fim de movimentar o mercado.
Qual é a importância do marketing para venda de imóveis?
Quando falamos da venda de um imóvel, muitas coisas são levadas em conta pelo cliente antes de ele fechar o negócio. É difícil imaginar que alguém assine um contrato tão importante se não houver confiança entre as partes envolvidas, não é mesmo?
Por isso, o marketing de imóveis é fundamental para criar um laço de maior confiança entre cliente e empresa. As estratégias devem ser voltadas para a clareza das informações acerca do negócio, além da posição da imobiliária ou construtora no mercado.
Uma empresa que se propõe a implementar o marketing digital para o mercado imobiliário, por exemplo, dá ao cliente a oportunidade de ele pesquisar sobre imóveis do seu interesse sem sair de casa. Tudo isso por meio de sites bem desenvolvidos, profissionais à disposição para conversar on-line, avaliações, etc.
As imobiliárias e construtoras que investem no marketing imobiliário estão um passo à frente dos demais concorrentes, e ainda passam uma imagem de seriedade e responsabilidade ao cliente.
Dicas para implementar o marketing imobiliário
Ao compreender a importância desse plano de ação para os negócios, fica mais fácil visualizar quais estratégias implementar na empresa para atrair mais clientes, e ainda engajá-los com conteúdos bem estruturados. Nesse aspecto, a internet se torna uma grande aliada na busca por mais publicidade.
As estratégias nas redes sociais podem ser aplicadas de diferentes formas. Separamos algumas das principais funções do marketing imobiliário e como você pode utilizá-las na sua imobiliária ou construtora. Confira a seguir:
Inbound marketing
O inbound marketing imobiliário é fundamental para atrair, captar e engajar os clientes. A área de conteúdo é uma das melhores estratégias que as empresas podem implementar para adquirir maior confiabilidade do público. Pode ser implementada por meio de um blog no site oficial da organização.
Invista nas redes sociais para gerar conteúdos enriquecedores para os futuros compradores, como textos sobre as regiões mais valorizadas para se morar na cidade, um panorama sobre o mercado imobiliário, dicas de decoração, etc. Dessa forma, você torna o acesso do público mais frequente.
Desenvolva um bom canal de comunicação
Foi-se o tempo em que as imobiliárias ou construtoras dialogavam com o cliente apenas presencialmente. As mídias digitais tornaram a comunicação mais dinâmica, e hoje em dia é inviável imaginar uma empresa que não possua canais de comunicação digitais.
Seja por meio de um chat disponibilizado no site oficial, seja por meio de comunicação direta via WhatsApp, é importante que você crie um ambiente transparente e de fácil acesso ao cliente. Isso facilitará as negociações e atrairá mais contratos fechados.
Foque na parte visual
O marketing imobiliário é, antes de mais nada, muito visual. Ao se deparar com um anúncio de locação ou venda de imóvel, precisamos ser impactados desde o primeiro momento. Portanto, investir em boas fotos e informações visuais faz toda a diferença para a tomada de decisão do cliente.
Se necessário, contrate um fotógrafo profissional para tirar as fotos para os anúncios, a fim de fornecer a maior quantidade de informações visuais possíveis para o interessado. Quanto mais você investir na imagem do imóvel, melhores serão as chances de ele chamar a atenção.
Essas dicas de marketing digital imobiliário são simples, mas fazem toda a diferença para a captação e manutenção de clientes. Com alguns ajustes, seu negócio pode se tornar mais lucrativo e ainda contribuir para famílias mais satisfeitas e felizes no futuro.
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Com as nossas dicas e informações, vai ficar mais fácil saber tudo sobre os assuntos imobiliários e fazer o seu negócio com segurança. Você, com certeza, vai aprender muito!
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