Na abertura de um evento de profissionais de arquitetura e designers de interiores, em setembro, no Hotel World Trade Center (WTC), o CEO da AYR – uma Consultoria de Inovação Estratégica –, Luis Rasquilha revelou, durante a sua palestra Tendências & Insights, que cinco macrotendências marcarão a atuação do setor nos próximos anos: Live the city, Design WOW, Ecossustentabilidade, Storytelling e Insperiences. Confira:
Live the city – os habitantes querem muito mais que apenas morarem nas cidades. Eles desejam transformar e interagir com o espaço público. Em Seattle, nos Estados Unidos, uma parede do Market Theater é decorada espontaneamente com chicletes. Enquanto esperavam na fila para assistir ao espetáculo, muitos espectadores grudaram gomas de mascar na parede, tornando o teatro um ponto turístico.
Design WOW – mais do que decorar os ambientes, o design deve ser funcional e facilitar a vida do consumidor. Como exemplo, um home office pode surgir entre a estrutura do telhado e o teto do quarto com aproveitamento do vão que existe ali.
Ecossustentabilidade – interessam soluções que podem melhorar a relação do homem com a natureza. Os produtos devem ser funcionais e estabelecer uma comunicação de consumo consciente com o público.
Storytelling – os produtos devem deixar a sua marca, contando uma história da qual o público vai se identificar.
“Insperiences” – os consumidores precisam dialogar e viver uma experiência com os produtos de qualquer espécie.