O ano de 2015 mal acabou, mas os catálogos de cores para 2016 das maiores fabricantes de tintas já estão saindo do forno e a tendência para cada uma delas já foi definida. Eucatex, Suvinil e Lukscolor apostaram no verde, enquanto Coral elege o amarelo e Sherwin-Williams off-white.

 Hortelã: Para a Eucatex, o verde conecta as propriedades tranquilas do azul e as energéticas do amarelo e traz harmonia e leveza aos ambientes. A escolha resulta de um detalhado estudo da presidente do Comitê Brasileiro de Cores e a consultora de cores da marca, Elizabeth Wey. Segundo o gerente de produtos da Eucatex, Gregório Bastos Alencar, a escolha pelo tom vai ao encontro das necessidades do atual momento vivido pela sociedade. “A ideia é reintroduzir a harmonia, oferecendo calma, quietude e crescimento pessoal, em uma época em que as pessoas buscam por simplicidade e novos valores”, afirma.

Verde água-marinha: A Suvinil elegeu, após extenso estudo de tendências, o tom esverdeado apostando no aspecto refrescante que transmite equilíbrio, tranquilidade e segurança. Segundo a gerente de Marca e Inovação da empresa, Nara Boari, o água-marinha remete à tonalidade contemplativa do mar do Caribe e é também o verde utilizado na arquitetura Art Deco, inspiração recorrente no design. É uma variação de tonalidade da pedra de mesmo nome e promove a calma, aumenta a criatividade, clareia a percepção e desenvolve a tolerância em relação ao outro.

Equilibrium: Diferentemente das demais fabricantes de tinta, a Lukscolor apostou em uma paleta inteira com trinta tons verde azulados, inspirados no oceano Pacífico. A marca diz identificar nos verdes azulados, da coleção Equilibrium, um reflexo da vontade do brasileiro de desconectar e desacelerar — valorizando mais o tempo e seguindo em direção a um conceito de slowliving.  “Esta é uma paleta de cores que realmente reflete a preferência do nosso povo, inspirando e provocando transformações”, explica Deise de Melo, diretora de criação da Luckscolor.

Ouro Monarca: Com um fundo ocre e amarelo com um leve brilho, a Coral nomeou sua aposta para o próximo ano de Ouro Monarca. Com o anúncio do principal tom da marca para 2016, foram apresentadas as demais tonalidades da paleta Colour Futures 2016, feitas para combinar com a Ouro Monarca. 

Segundo a Coral, o ocre-dourado levemente brilhante traduz o conceito “Olhando para os dois lados”. Este tema mostra as vantagens tanto da tradição quanto da inovação e indica que, ao se contemplar o passado, é possível projetar o futuro”.

Alabaster: Para a Sherwin-Williams, 2016 é o ano do off-white, um tom que combina com diversas tonalidades e que, segundo a gerente de marketing da marca, Patrícia Fecci, combina com o momento atual que pede a calmaria de tons claros. 

Materiais a serem adquiridos, mão de obra a ser contratada, custo por metro quadrado, tudo isso pode fazer com que o interessado em repaginar um imóvel faça gastos desnecessários. Saiba como evitar esse tipo de problema e orçar sua pintura corretamente