É comum que as pessoas tenham dúvidas de como limpar o nome, já que a inadimplência costuma gerar vários empecilhos na hora de contratar uma linha de crédito, por exemplo.

Segundo dados da Serasa Experian, o número de brasileiros em janeiro de 2020 chegou a quase 64 milhões, um aumento de 2,6% se compararmos com os dados do primeiro mês do ano anterior — um pouco mais de 62 milhões, o que representa 40,8% das pessoas adultas no Brasil.

Se você faz parte do grupo que citamos acima e quer sair dessa lista, confira as dicas que separamos a seguir para entender como limpar o nome e já comece a colocá-las em prática.

Saiba por que é importante limpar o nome

Você já se perguntou por que é tão importante entender como limpar o nome sujo? Pois saiba que estar na lista de inadimplência não é algo positivo e pode atrapalhar muito as atividades cotidianas.

Isso quer dizer que tarefas simples, como fazer um cartão de crédito, comprar itens parcelados e até mesmo financiar uma casa são ações que ficam bloqueadas ou são mais difíceis de serem feitas, com a incidência de juros maiores.

Mas como posso fazer isso? Existem diferentes maneiras de alcançar a regularidade do CPF, inclusive em órgãos que verificam se o nome está inadimplente, como limpar o nome no Serasa e no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).

Faça um orçamento mensal

Agora que você já sabe a importância de conhecer a regularidade do seu CPF, o próximo passo para entender como limpar o nome é fazer um orçamento mensal. Isso porque, com esse instrumento, você já consegue organizar e planejar seus gastos.

Por isso, ao começar o mês, o ideal é anotar todas as contas fixas que serão pagas, como água, luz, telefone e outras despesas necessárias para a manutenção da casa. Assim, com esse orçamento, você saberá quanto está disponível para ser gasto durante o mês, separando o dinheiro necessário para quitar parte da dívida.

como limpar o nome

A partir da construção do seu planejamento financeiro, é possível perceber o que é um gasto indispensável e quais são os itens supérfluos que você pode facilmente cortar das despesas, criando uma rotina que você facilmente pode seguir depois de limpar o nome sujo.

Inicie uma reserva de dinheiro para limpar seu nome

Antes de mais nada, vale lembrar que para poupar não é necessário ter uma quantia enorme logo no começo. Mesmo que a quantidade de dinheiro seja pouca, comece a poupar.

Esse fundo de reserva pode te ajudar a contornar imprevistos financeiros, evitando o uso do cheque especial, por exemplo. Ele também como pode ser utilizado em emergências e ajudar a sair da inadimplência.

Negocie suas dívidas e saia da lista dos negativados

Negociar dívidas é um passo importante, mas que, por vezes, é esquecido por aqueles que querem entender como limpar o nome. Após fazer o orçamento mensal, é possível perceber se a sobra mensal permite o pagamento das dívidas.

Se for possível, contate a sua financeira e inicie a negociação. Com o pagamento contínuo das dívidas e sem a criação de outras, é possível limpar o nome com tranquilidade, seguindo um planejamento bem estruturado.

Refinancie para limpar o nome

Se depois de ler este conteúdo você ainda está se perguntando “como faço para limpar meu nome?”, fique tranquilo, porque existe outra alternativa: fazer um refinanciamento de imóveis.

Caso você possua uma casa própria, por exemplo, pode utilizá-la como garantia para o empréstimo de uma quantia suficiente para quitar suas dívidas e limpar o seu nome.

Se você se interessou sobre o assunto, confira mais dicas da Melhortaxa sobre o refinanciamento! Caso tenha alguma dúvida, converse com a nossa equipe e saiba mais sobre nossos serviços!