Se você estiver pensando em financiar o seu carro novo ou usado, que tal conhecer a Tabela Molicar? Criada em 1992, esse recurso aos poucos vem conquistando o gosto dos brasileiros que querem fazer alguma pesquisa sobre o valor dos seus veículos.

Usada também no cálculo de seguros de carros e motos, entender o que é Tabela Molicar te ajuda a compreender os preços de vários serviços atrelados a compra e venda de um automóvel. Para saber mais, continue lendo este artigo.

O que é a Tabela Molicar?


Desde a sua primeira edição, em 1994, a Tabela Molicar tem sido cada vez mais usada como referência para qualquer situação em que o valor de um veículo precisa ser considerado, como em casos de refinanciamento, seguro e até mesmo seu preço de venda.

Para entender melhor, veja esse exemplo: imagine que você tem um carro equipado com airbag e precisa contratar um seguro. Saiba que ele tende a ter um valor de seguro mais baixo em relação àqueles cujos danos podem ser maiores caso aconteça algum acidente.

O que a Molicar leva em consideração no seu cálculo?


Para obter informações mais precisas sobre o preço de um carro, a Tabela Molicar considera uma série de fatores que ajudam na hora de negociar a venda ou compra de automóveis. Veja a seguir quais são eles:

  • Bancos do veículo são de couro ou não;
  • Freios ABS e airbag (levados em consideração pelas seguradoras);
  • Ar-condicionado;
  • Vidros e travas elétricas;
  • Câmbio manual ou automático;
  • Teto solar;
  • Retrovisor eletrocrômico,
  • Sensor de estacionamento.


Como consultar a Tabela Molicar?


Para encontrar os valores da Tabela de Veículos Molicar, você precisa acessar o site da empresa e contratar a assinatura, que é paga semestralmente a partir da terceira pesquisa. Feito isso, deverão ser mencionadas algumas informações para obter o valor exato de um veículo. São elas:

  • Tipo do veículo;
  • Estado brasileiro onde o bem se encontra;
  • Ano e modelo de fabricação;
  • Marca do fabricante e denominação do veículo,
  • Versão do motor.

Molicar X Fipe


Não é de se estranhar que na pesquisa para entender a Tabela Molicar, você encontre outro tipo de consulta: a Tabela Fipe, que, ao contrário da primeira, não costuma aprofundar sua pesquisa.

Em outras palavras, a Fipe é uma tabela que costuma levar em consideração apenas informações básicas, como ano, modelo do veículo e potência do motor para chegar em um resultado de preço nacional. Enquanto isso, a Molicar considera todos os detalhes do carro, além do valor final, que pode variar dependendo do estado.

Por isso, se você pretende refinanciar o seu veículo e, antes de solicitar o crédito, quer saber quanto ele está valendo, a Tabela Molicar acaba sendo mais vantajosa. Isso porque, com ela, o valor do carro será calculado com base em vários fatores.

Qual é a melhor?


Basicamente, ambas as tabelas podem ser usadas regularmente pelas empresas durante uma pesquisa sobre o valor dos veículos. A diferença entre elas, porém, está apenas nos detalhes.

Isso quer dizer que a grande vantagem da Tabela Molicar em relação à Tabela Fipe é a quantidade de informações precisas sobre determinado automóvel. Muitos não sabem, mas até mesmo o fato de um veículo ser equipado com bancos de couro ou não pode interferir no seu valor de mercado.