Entre as várias siglas do universo econômico, uma das mais conhecidas é o IPCA. Considerado um dos mais importantes índices de parâmetro para avaliar a economia brasileira, ele representa a inflação e a deflação no país – que indicam o poder de compra da população. Mas o que é IPCA?

A sigla se refere ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo, também conhecido como o principal medidor da economia do país. O cálculo para definição dessa taxa é feito mensalmente e divulgado por meio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para calcular o índice, são considerados diversos fatores que influenciam diretamente os preços e o poder de compra dos brasileiros. Enquanto a inflação funciona como uma alta de preços, a deflação faz o caminho oposto. Mas, afinal, como funciona o IPCA e para que ele serve? Confira a seguir.

Como funciona o IPCA?

Para determinar se há inflação ou deflação, o IPCA leva em conta a regra de oferta e demanda. Seu funcionamento pode ser entendido da seguinte forma: quando há muito consumo por parte da população, os preços tendem a aumentar – e, assim, geram a inflação. 

O IPCA é responsável direto por apontar as oscilações nos preços dos produtos mês a mês. Segundo cálculos emitidos pelo Banco Central, o IPCA acumulado dos últimos 12 meses soma 4,56%. Esse valor representa uma leve inflação, já que a meta para 2020 era de 3,75%. 

Como é feito o cálculo do IPCA?

O principal objetivo do índice IPCA é determinar a variação de preços de grande parte dos produtos e serviços – como vestuário, habitação, transportes, comunicação, alimentos e bebidas. O cálculo é feito mensalmente, portanto é comum que os valores sofram alteração conforme a demanda de mercado.

Essa operação considera famílias que ganham de 1 a 40 salários mínimos, com pesquisas realizadas em 13 estados brasileiros. E são analisados, em média, 500 mil preços de variados produtos em mais de 30 mil estabelecimentos. 

Além de produtos e serviços externos, o IBGE também realiza pesquisa interna para avaliar quanto as famílias estão pagando por aluguéis, planos de saúde e outros serviços essenciais. Coletados os dados, são realizadas comparações com o mês anterior, então é feita uma média para avaliar a alta ou baixa do índice

Para que serve o IPCA?

Ao ficar claro o que significa IPCA, percebe-se a importância do índice para medir a economia brasileira. Quando há uma deflação, por exemplo, o Banco Central sugere medidas para aquecer e incentivar a economia. Porém, não é só pelo governo que ele é considerado importante.

Por ser um medidor importante para a economia, o IPCA influencia diretamente vários campos envolvendo o mercado. Ele afeta diretamente alguns investimentos, o poder de compra da população, o rendimento da poupança e o preço dos imóveis. 

O Tesouro IPCA, por exemplo, trata-se exatamente disso. Essa opção de investimento de renda fixa funciona como um título pré-fixado, que oferece ao investidor um rendimento atrelado à inflação. 

Portanto, o IPCA deve ser analisado antes de uma decisão importante, como a tomada de um financiamento ou empréstimo, por exemplo. Isso porque os juros cobrados sobre essas linhas de crédito passam diretamente pela taxa de inflação.