Para quem tem planos de vender um imóvel, conhecer e saber como aplicar as técnicas de mercado corretamente é um passo importante para alcançar esse objetivo. Por isso, entender o home staging pode ajudar a concluir a sua venda.

O termo surgiu em meados da década de 70, nos Estados Unidos, e significa basicamente: “encenação de casa”. Esse conceito é voltado para a preparação do imóvel, ou seja,  consiste em técnicas para transformar o local antes de oferecê-lo no mercado imobiliário.

Assim, os pontos altos são potencializados, e o visual é modificado para tornar o imóvel mais atrativo, aumentando as chances de conquistar o comprador e fechar negócio. Interessou-se pelo tema e quer saber o que é home staging? Então, confira tudo sobre o assunto a seguir!

Entenda a técnica

O home staging começou a ser praticado no mercado imobiliário depois de uma corretora de imóveis americana perceber que, com pequenas modificações em um imóvel, a possibilidade de fechar negócio aumentava. Isso porque essas alterações causavam um impacto maior nos clientes.

Quando o visual estava atrativo, o local agregava mais valor, o que consequentemente aumentava o preço. Outro ponto positivo era o prazo, já que as vendas aconteciam de forma mais rápida.

Com o passar dos anos, o home staging se aperfeiçoou e hoje é composto por três importantes pilares: estratégias de marketing, decoração e design de interiores, além de conhecimento a respeito do mercado de imóveis.

Segundo pesquisas no setor imobiliário, nos imóveis em que se aplicaram as técnicas, as vendas aconteceram em menor tempo, sendo até 80% mais rápidas.

Home staging no Brasil

O home staging no Brasil vem ganhando relevância e, assim como a precursora da técnica nos EUA, alguns profissionais brasileiros já se deram conta da importância dele, melhorando os próprios processos de venda.

home staging

Ainda em ascensão no mercado imobiliário nacional, a prática já se mostra efetiva. Isso porque as vendas passaram por período de aquecimento, o que levou os profissionais a aumentarem os próprios negócios.

Com a movimentação nas vendas de imóveis, foi possível perceber que, aplicando corretamente o home staging e as estratégias assertivas dele, os negócios potenciais eram fechados de forma otimizada, o que vem popularizando esse tipo de técnica.

Saiba como aplicar o home staging

Depois de entender o que significa o termo home staging, é fundamental saber como aplicá-lo efetivamente, atingindo bons resultados. Veja abaixo as etapas necessárias para empregar as estratégias dos stagers adequadamente.

Limpeza e manutenção

Quando se disponibiliza um imóvel no mercado imobiliário, o ideal é que as condições de limpeza e manutenção estejam em dia. Apresentar um ambiente sujo demonstra que o vendedor não preza pelo local, desvalorizando o imóvel.

Além disso, o home staging pode garantir pequenos consertos ou até mesmo a renovação da pintura no imóvel. Isso faz o local estar apresentável, com ótima qualidade visual.

Organização

Em um imóvel disponível para visitação, depois da limpeza, a organização é um dos principais pontos observados. Afinal, um ambiente bagunçado leva ao desconforto, fazendo o possível comprador oferecer um valor abaixo da avaliação ou até mesmo perder o interesse.

Por isso, deixar o local bem-organizado, com as coisas no devido lugar, evitando o acúmulo de itens em um mesmo espaço e setorizando cada cômodo, é importante no processo de compra e venda.

Modernização

Aliar técnicas de marketing com estratégias de venda de imóveis requer a modernização do ambiente, descaracterizando o local e deixando-o atrativo ao maior número possível de pessoas. Para isso, pequenas mudanças podem garantir ótimos resultados.

Investir em móveis mais modernos e contemporâneos, em uma decoração clean e discreta, é uma alternativa para causar o encantamento do cliente. Dessa maneira, o risco de não agradar é menor, e as chances de fechar negócio aumentam.

Porém, é importante ressaltar que home staging não é decoração, mas sim uma técnica de marketing imobiliário. Ela une tanto psicologia quanto metodologia de mercado e design para valorizar e potencializar as oportunidades de venda.

Por que utilizar o home staging

Imagine que você é o comprador de um imóvel e está procurando a casa ideal para a sua família. Em uma das visitas, se você se deparasse com um local sujo, bagunçado, com defeitos aparentes, daria continuidade nas negociações?

Em uma situação dessas, talvez fosse identificada uma boa oportunidade de compra, visto que seria interessante fazer uma contraproposta que baixasse o valor de mercado por conta de tantas adaptações necessárias. O home staging pensa em todas essas circunstâncias, causando uma boa impressão do imóvel, despertando uma ligação emocional e confortável naquele ambiente.

Para isso, o ideal é que, desde o anúncio, o possível comprador já seja acometido de uma sensação de comoção, imaginando a sua vida ali a partir daquele momento. Isso pode requerer alguns investimentos, tanto na modernização do local quanto em fotos para divulgação.

Essa prática é possível sem gastos exagerados, e o retorno financeiro pode vir com a valorização do imóvel e a venda futura. Por isso, avalie todas as técnicas do home staging em seus negócios e mantenha a sua organização financeira atualizada. 

Entenda o mercado imobiliário com a Melhortaxa!

Depois de entender como usar o home staging para alavancar as vendas de imóveis, você se interessou sobre esse universo? Saiba que temos uma seção especial sobre o Mercado Imobiliário em nosso blog e lá você encontra muita informação sobre o assunto. Acesse agora mesmo!