Uma das formas de manter as finanças em dia e não gastar além daquilo que o orçamento permite, principalmente no momento de dar início ao financiamento imobiliário, é entender o que é PCR ─ Plano de Comprometimento de Renda.

Dessa forma, você vai organizar a vida financeira, direcionando parte dos recursos mensais para o pagamento das obrigações, sem correr o risco de deixar um compromisso pendente. Ou seja, o comprometimento de renda ocorre quando parte de seu dinheiro precisa ser destinado ao pagamento de despesas.

Acompanhe o conteúdo a seguir e veja a importância de manter as finanças organizadas, entendendo por que não se deve mexer em uma parte de seus rendimentos mensais já comprometidos. Confira! 

O que é PCR

Para não restarem dúvidas sobre o que é PCR, saiba que esta é uma maneira de se organizar quanto ao pagamento do financiamento imobiliário por meio do Sistema Financeiro de Habitação (SFH). Com ele, o mutuário possui segurança para a concessão de crédito, sem comprometer a renda familiar.

O PCR foi criado pela Lei 8.692/1993, e um dos principais objetivos dele é ajudar as pessoas que iniciam o financiamento imobiliário. O plano de comprometimento de renda auxilia as pessoas a não extrapolarem o limite financeiro, restringindo a utilização dos recursos a 30% da renda mensal.

o que é PCR

Seguindo o conceito do PCR, uma pessoa mantém o próprio orçamento saudável, direcionando os recursos para as despesas, sem gerar pendências financeiras. Por exemplo, imagine que sua renda mensal é de R$ 6 mil mensais, então seu financiamento imobiliário não pode ultrapassar os R$ 1800.

É importante ressaltar que o PCR sofre reajustes mensais, calculados com base na variação da Taxa Referencial (TR). Nos financiamentos imobiliários, como SFH, utiliza-se a Tabela SAC (Sistema de Amortização Constante). 

Por que calcular o comprometimento de renda mensal

Depois de entender o que é comprometimento de renda, é fundamental saber a importância de calculá-lo mensalmente. Conhecer as suas finanças a fundo é o que vai dar a real noção de quanto pode ser direcionado às compras, à poupança ou ainda à negociação e ao pagamento de débitos.

O PCR é como um indicador de riscos, já que permite a você avaliar a possibilidade de assumir novas modalidades de crédito. Com o plano de comprometimento de renda, você também organiza e divide seus rendimentos com base na regra 50 – 15 – 35.

Com um controle financeiro pessoal organizado você vai perceber se está gastando mais que o permitido. Sabendo qual é o seu limite de comprometimento de renda, o risco de endividamento diminui. 

Os riscos de não respeitar o PCR

Depois de explicarmos o que é PCR, é importante falarmos também dos riscos de não aplicar o plano de comprometimento de renda na organização financeira pessoal e/ou familiar.

A consequência mais perigosa é o endividamento, já que as dívidas tendem a aumentar. Com o acúmulo de débitos, juros e multas, fica mais complicado reassumir o controle. Afinal, com um orçamento apertado, falta dinheiro para quitar as dívidas, formando uma bola de neve.

Uma das maneiras de solucionar esse problema é a solicitação de empréstimos pessoais, que pode agravar a situação, já que essa modalidade tem a aplicação de juros para concessão do valor. Por isso, é extremamente importante pesquisar qual é a linha de crédito mais compatível com a sua necessidade. 

Dicas para manter as finanças em dia

Para o PCR ser realmente eficaz, listamos algumas dicas que vão ajudar você a entender as suas finanças e aplicar os seus recursos corretamente para evitar o comprometimento deles.

  • Anote seus ganhos e gastos;
  • Considere uma parcela dos rendimentos para possíveis gastos extras;
  • Se tiver algum tipo de pendência, sugira uma negociação ao credor, desde que esteja dentro de suas possibilidades.