Se você decidiu comprar o seu novo imóvel por meio de um crédito imobiliário, é preciso conhecer algumas informações sobre como funciona o financiamento. Antes de mais nada, é preciso fazer um planejamento e constatar até qual valor de parcela sua renda pode pagar sem comprometê-la.

Contudo, você sabe bem quais fatores compõem as prestações da linha de crédito a ser contratado com os melhores juros do mercado? Pois bem, antes de fechar negócio, fique por dentro de como tudo funciona, desde a simulação de crédito até a assinatura do contrato.

?

Como é calculado o financiamento?

O financiamento é formatado a partir de muitos cálculos envolvendo algumas taxas, como seguros, prazo, valor do imóvel, etc. Como forma de garantir a seguridade do processo, o Banco Central regulamenta perante lei as cobranças embutidas nas parcelas.

Dentre os impostos cobrados durante o financiamento estão os seguros habitacionais – DFI (Danos Físicos ao Imóvel) e o MIP (Morte e Invalidez Permanente) – e a TAC (Tarifa Bancária). Há bancos que inserem também a Taxa de Contratação ou Taxa de Avaliação e Garantia, opcionais ao comprador.

Inicialmente, toda parcela é composta pelo decréscimo da dívida (amortização mensal capaz de reduzir a dívida aos poucos) mais os juros mensais calculados sobre o saldo devedor. Nesse cálculo, são acrescidos os seguros habitacionais e a tarifa bancária. Cabe lembrar que, todos estes fatores reunidos, remetem ao custo mensal da operação, ou seja, o CET (Custo Total Efetivo).

A Taxa de Inclusão ou Taxa de Contratação — opcional — é incluída e diluída no saldo devedor. Diferentemente dos seguros habitacionais, essa taxa é incorporada ao saldo tornando-se parte da dívida adquirida no banco.

Com os seguros habitacionais, o processo é diferente, pois são computados mês a mês, onerando a parcela. O restante da dívida passa a contar com o decréscimo da amortização, sem o acréscimo de qualquer valor.

Seguro habitacional: entenda sua importância

Os seguros habitacionais são obrigatórios, segundo determinação do Banco Central, e aplicados pelas instituições financeiras. Entretanto, o comprador terá a oportunidade de escolher entre as seguradoras apresentadas pelo credor e o valor cobrado por cada uma delas, para aplicar no contrato do financiamento.

Outra vantagem nessa negociação é que o comprador pode apresentar sua própria seguradora na cobertura dos seguros habitacionais. Contudo, antes, é necessário aprovação prévia do banco.

Concedida a permissão, passa a vigorar a cobertura do recurso para o contrato feita pela seguradora do cliente. Nesse caso, o valor que o comprador está pagando por conta própria não entra na parcela do financiamento.

Em algumas modalidades de contratação, os seguros habitacionais não são cobrados, como no caso do Programa Minha Casa Minha Vida. O governo subsidia essa seguridade, repassada aos clientes desse enquadramento.

Saiba como dar entrada no financiamento com as menores taxas de juros do mercado

Saber como funciona o financiamento de imóvel é essencial caso queira fechar negócio com uma instituição capaz de oferecer os menores juros do mercado. Por isso, a solução perfeita é se cadastrar aqui no site da Melhortaxa e contar com a assistência de uma equipe especializada durante as etapas do processo.

Como se sabe, fazer um planejamento financeiro e um controle maior de sua renda mensal é essencial para evitar possíveis problemas durante o pagamento das prestações do crédito. Nesse caso, lembre-se de que a quantia máxima a ser comprometida com essa dívida deve ser de 30% do seu orçamento.

O passo a passo para a contratação do melhor crédito

Após preencher o formulário de cadastro no site da Melhortaxa, nossa equipe irá verificar com as maiores instituições financeiras do país, quais oferecem melhores condições de acordo com seu perfil. Durante essa fase, o cliente já pode ter uma base de valores usando nossos simuladores.

Escolhido o credor que melhor atende suas necessidades, o mesmo irá analisar todos os documentos necessários para financiar antes de dar continuidade no processo. Posteriormente, a propriedade a ser financiada também passará por uma prévia avaliação jurídica.

Estando tudo aprovado, agora o que precisa para financiar um imóvel é só ambas as partes assinarem os contratos de concessão do crédito. Por intermédio da Melhortaxa, esses documentos deverão ser registrados em cartório e, após isso, o saldo solicitado pelo cliente já estará disponível na conta corrente.

Saber como funciona um financiamento, bem como tudo envolvendo o processo, é essencial para um bom negócio. Portanto, não perca mais tempo e cadastre-se já aqui em nosso site e conte com o apoio de nossos profissionais capazes de te auxiliar desde a simulação de crédito até a assinatura do contrato.