Você conhece o financiamento para funcionário público? Se você ainda não possui um imóvel próprio, saiba que essa é uma das melhores opções de crédito para quem tem algum vínculo empregatício com o governo.

Segundo dados divulgados pela Caixa Econômica Federal no começo de 2020, as taxas do financiamento imobiliário para funcionário público são algumas das menores do mercado. Elas ficam entre 8,25% a 9,5% ao ano, com parcelas de até 30 anos.

Isso porque os servidores públicos têm vantagens na hora de solicitar um financiamento, já que as instituições bancárias valorizam a estabilidade financeira e diminuem a burocracia para comprovar renda. Quer saber mais sobre esses benefícios e se vale a pena contratar esse serviço? Acompanhe este artigo.

Como funciona o financiamento para servidor?

Assim como uma contratação de empréstimo, o financiamento para funcionário público passa por uma análise de crédito, além de todas as outras etapas para conferir se as informações estão corretas. O que muda nessa modalidade é a facilidade com que há a concessão do crédito.

A segurança financeira de um servidor público é o “sonho” das agências. Isso quer dizer que a estabilidade promovida pela renda fixa do cliente é uma garantia a mais de que não haverá atrasos nos pagamentos das parcelas e, com isso, o funcionário público ganha diversas vantagens.

Algumas financeiras, inclusive, preferem descontar o valor do empréstimo para funcionário público diretamente na folha de pagamento. Por isso, veja se a proposta é interessante para você e, caso opte por esse modelo, saiba que você pode negociar a taxa de juros, já que essa é uma operação de baixo risco.

Quais as vantagens dessa linha de crédito?

Caso você se enquadre nesse perfil, saiba que o financiamento de casa para funcionário público envolve prazos maiores para quitação da dívida. Isso acontece mesmo se escolher pelo Sistema Financeiro da Habitação (SFH) ou pelo Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI).

financiamento para funcionario publico

Muitas vezes, entre os obstáculos para o financiamento está o valor de entrada exigido. Normalmente, o investimento gira em torno de 30% do valor total do imóvel.

Para quem optar por financiamento imobiliário para funcionário público de São Paulo ou de outros estados, a entrada pode ser entre 10% a 20% do valor.

Como é feita a análise de crédito?

A análise de crédito é feita como um primeiro passo para começar a contratação do financiamento, realizando uma verificação de dados tanto do tomador do crédito quanto do cônjuge. Caso você tenha alguma pendência no nome, irá aparecer nessa consulta, e as chances de aprovação serão menores, mas não impossíveis.

Dessa forma, você precisa comprovar que o empréstimo solicitado não ultrapassa 30% da sua renda. Assim, a próxima etapa é conferir o seu score de crédito, para que você seja aprovado ou não. Se tiver a aprovação, você já pode solicitar o financiamento para funcionário público e garantir a casa própria.

Como escolher as melhores propostas com a Melhortaxa

Depois de ler este artigo, você já sabe as vantagens de ser funcionário público e como usá-las na hora de contratar uma linha de crédito? Então, não deixe de conferir como a Melhortaxa pode te ajudar a encontrar as melhores propostas no mercado.

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