Você está pagando as parcelas daquele consórcio de imóvel ou automóvel, mas surgiu um imprevisto e precisa do dinheiro que foi investido. Ou mudou de ideia e quer usar o valor para outro investimento. Nesses e em outros casos, a venda de consórcio é legal e não tão incomum quanto se pensa.
Essa dúvida surge porque, afinal, o consórcio é um compromisso que se estabelece com a administradora. Pois saiba que, ao fazer a venda de consórcio, você o transfere para outra pessoa — e o grupo e o consórcio continuam. Vamos ver neste post como isso funciona e o que fazer.
Como funciona?
Se você se arrependeu de ter comprado o consórcio, ou precisa do dinheiro que já foi pago, veja se há no contrato assinado com a administradora a possibilidade da venda da sua parte. Caso isso esteja previsto lá, o primeiro passo é procurar a administradora para dar andamento no pedido.
Imagine que você tenha um consórcio de automóveis, mas mudou de ideia sobre o uso do dinheiro que já foi investido. Você pode procurar a administradora do consórcio para informar que não deseja mais continuar. Você receberá o valor pago até o momento, mas com descontos de taxas administrativas.
Pode vender consórcio contemplado?
A venda de consórcio contemplado segue as mesmas regras do consórcio não contemplado. Mas o que é consórcio contemplado? É quando o cliente consegue a carta de crédito, que lhe dá o direito de adquirir o bem desejado. Isso acontece por meio de sorteio ou lance.
Mas pode acontecer de você não ter interesse em adquirir o bem, mesmo depois de ser contemplado. Assim, consulte a administradora para vender a sua parte. Vale ressaltar que, ao vender a sua cota, você não terá direito ao valor total do consórcio, somente às parcelas já pagas, com os descontos de taxas e impostos.
Há empresas que fazem esses trâmites com a administradora. Elas entram em contato com quem organiza o consórcio e fazem os procedimentos por você. O dinheiro cai na sua conta, e você pode usá-lo da forma que quiser.
É possível comprar consórcio?
Sim, é possível comprar consórcio em andamento e, na maior parte das vezes, costuma ser um bom negócio. Para isso, procure uma administradora e veja se nos grupos já formados há vagas. Estas vagas, muitas vezes, são das pessoas que venderam a sua cota.
Inclusive é a maneira mais segura de entrar em um grupo em andamento. Você precisará pagar os valores já acertados anteriormente e continuará pagando as parcelas restantes. Poderá dar lances e ser sorteado também, sem nenhum problema.
Consórcio contemplado
É possível também comprar consórcio contemplado. A administradora pode oferecer essa opção e, para ter acesso a ela, algumas taxas extras podem ser cobradas. E lembre-se: o comprador deve continuar com o pagamento das parcelas restantes.
Além disso, ao comprar carta de crédito, o consorciado deve pagar o valor. Isso pode ser negociado com a administradora, para fazer um parcelamento que caiba no bolso. A vantagem é ter acesso ao dinheiro e poder comprar o bem que deseja. Outra vantagem são as taxas e os juros do consórcio, que são menores.
Cuidados com o consórcio
Quando decidir entrar em um grupo de consórcio, verifique se a empresa que o oferece é autorizada pelo Banco Central. Isso faz toda a diferença, pois significa que ela tem autorização legal para funcionar e traz a segurança de que os procedimentos serão feitos dentro da legalidade.
O cuidado é necessário porque, infelizmente, há empresas mal-intencionadas que vendem consórcios com condições extremamente tentadoras. Sendo assim, ao encontrar uma administradora, confira no site do Banco Central se ela é mesmo credenciada para vender ou comprar consórcios.
Venda de consórcio
É importante abrir parágrafos extras para orientar os clientes sobre golpes na internet. Assim, se a ideia é a venda de consórcio, contemplado ou não, desconfie se a empresa anunciar taxas muito baixas. O ideal é procurar a administradora do seu consórcio.
Compra de consórcio
Os cuidados são os mesmos para quem quer comprar um consórcio. Pode ser para entrar em um grupo novo, em andamento ou uma carta de crédito. Confira se a empresa tem autorização para funcionar, leia as condições e veja as taxas cobradas.
Um cuidado especial deve ser tomado por quem quer comprar uma carta de crédito. Primeiro, confirme se é verdadeira. Para isso, exija a data da assembleia na qual a carta foi contemplada, se a empresa é idônea e confira o valor da carta, para que ele atenda às suas necessidades.
Tanto na compra quanto na venda de consórcio, um cuidado é fundamental: jamais pague valores adiantados. Você só começa a pagar depois que a sua cota é aprovada pela administradora. Outro detalhe é não informar dados pessoais, especialmente online, para receber propostas de consórcios.
Saiba tudo sobre crédito com a Melhortaxa!
A venda de consórcio é um procedimento legal e vantajoso, caso você tenha mudado de planos ou não possa continuar com o pagamento das parcelas. Aproveite esse dinheiro que vai recuperar e pesquise investimentos, para fazê-lo render.
Dessa forma, continue com o blog da Melhortaxa e conheça outras formas de investimento, tenha mais informações sobre o mundo das finanças e o mercado imobiliário. Fique com a gente e fique por dentro!