“Tive meu consórcio contemplado de imóvel! E agora?” De uns tempos para cá, o consórcio vem se popularizando e ganhou muitos adeptos que consideram esta uma boa oportunidade de crédito. Ver o sonho se tornando realidade é o que muitos esperam. Mas, quando isso acontece, surge uma série de dúvidas.

Além de toda a alegria que o momento propicia, e, depois de passar toda a ansiedade que a conquista gerou, é chegado o momento de iniciar um novo processo.

Neste texto, vamos explicar o passo a passo que você precisa saber após ter seu consórcio imobiliário contemplado

Oba! Fui contemplado! O que tenho de fazer?

Quando seu consórcio contemplado de imóvel chegar, significa que, a partir desse momento, você terá acesso à carta de crédito, e poderá usá-la para adquirir seu bem. Para isso, o cotista precisa passar por um pequeno processo.

Apresentar algumas garantias para a administradora é necessário caso o contemplado esteja nos seus primeiros meses de contrato. Nesse caso, o sorteado precisa comprovar que possui condições de arcar com as parcelas de seu plano até o final, ou seja, até a quitação.

Cada administradora atua de uma forma nesse caso e segue seu regimento dentro do plano contratado. Pode ser a instituição exija um fiador ou um outro imóvel como garantia.

O consorciado no ato do sorteio deve apresentar a documentação exigida, e, no caso de imóveis, além de documentos pessoais, comprovantes de endereço e de renda, são necessárias algumas certidões.

A comprovação de renda é uma etapa importante para o contemplado. No caso de assalariados, basta a apresentação dos últimos holerites, para os autônomos, é necessária a apresentação da Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (DECORE) ou do Imposto de Renda.

Se o contemplado for aposentado ou pensionista, ele deve comprovar renda através do extrato, onde consta o benefício.

Após a comprovação de renda, é necessário fazer a homologação dos documentos exigidos. Nessa etapa, o sorteado precisa apresentar as informações do imóvel que vai adquirir, e isso depende muito se este está na planta ou é um apartamento novo. Aqui, a utilização do FGTS é possível.

Os documentos do imóvel pronto são:

  • Matrícula atualizada;
  • Escritura;
  • Certidão de valor venal,
  • Certidão negativa de tributos municipais.

Depois de tudo isso, é hora de fazer a compra de seu consórcio contemplado de imóvel particular. É válido ressaltar que o dinheiro não é depositado na conta do consorciado sorteado. Será concedida a carta de crédito com o valor estabelecido em contrato, e a administradora do consórcio efetua a compra com o vendedor — seja ele imobiliária, construtora, pessoa física ou de outra categoria.

Você pode ser contemplado de duas formas

As administradoras de consórcio trabalham com duas maneiras de contemplação: lance e sorteio.

O lance funciona como uma antecipação das parcelas, ou seja, o consorciado oferece um determinado valor a cada mês, e, se seu lance for o vencedor, ele será contemplado pela carta de crédito mais rapidamente.

Ele precisará pagar à administradora o valor ofertado, e a carta de crédito será liberada, mantendo as prestações do saldo devedor que ainda restarem, ou, no caso de quitação, liquidando o valor total.

Já no sorteio, o cotista é sorteado dentro de uma cota de consórcio e resgatará sua carta de consórcio contemplada imediatamente, o que pode acontecer inclusive antes do pagamento integral das parcelas do plano.

Para isso, o consorciado precisa estar com o pagamento das parcelas de seu consórcio em dia e ainda ativo no grupo ao qual pertence.

Vantagens de contratar um consórcio

  • Não existe cobrança de juros, mas, sim, taxas administrativas e fundo de reserva — que são menores que os juros bancários;
  • O consórcio dá a possibilidade de programar a compra do imóvel;
  • É possível parcelar totalmente o imóvel a ser adquirido;
  • Possibilidade de boas negociações para pagamento à vista,
  • Flexibilidade para o uso do crédito disponível.

Informe-se com a Melhortaxa

Agora que você sabe como agir após ter seu consórcio contemplado de imóvel, saiba que em nosso blog divulgamos diversos conteúdos cheios de dicas para fazer o melhor negócio, de acordo com suas condições, prazos e perfil.

Essas características pessoais são fundamentais na hora de definir o consórcio imobiliário que mais se encaixa ao seu orçamento e planejamento, seja ele de médio ou longo prazo.