Decorar uma sala pequena muitas vezes exige economia de itens e de imaginação. Com a metragem reduzida, sofás espaçosos, cristaleiras e estantes muitas vezes são banidos da decoração, sob a pena de deixar o ambiente sufocante.

Apesar disso, é possível lançar mão de alguns truques e escolhas que fazem o tamanho deixar de ser uma questão na hora de decorar. Criar a sensação de que o espaço é maior e usar móveis que se adaptem a espaços pequenos são a base das dicas a seguir.

Teto e chão livres e contínuos – O chão deve ser visível em uma sala pequena. Por isso, tente não abusar dos tapetes nem dos móveis volumosos, sobretudo na base. A sensação de continuidade também se aplica ao teto, não deve ter desníveis – como sancas, por exemplo.

Uso de espelhos e cores – Espelhos e cores claras são grandes aliados na hora de se criar a impressão de que um espaço é maior do que de fato. Eles refletem o espaço e espalham a luz, e podem ser utilizados em diversos tamanhos. Evite apenas posicioná-los de frente para sofás e poltronas.

Tons pastéis também dão a sensação de amplitude. Isso vale para a cor da parede, piso e estofados. Além disso, é bom evitar estampas e muitas cores nos forros de sofás e cortinas. Para quebrar a sobriedade, invista em estampas em elementos menores, como almofadas e objetos decorativos, e também em tecidos com texturas diferentes. Aqui a mistura dá certo.

Utilizando linhas geométricas – Linhas verticais e horizontais ampliam o ambiente nesses dois sentidos. Por isso, estantes compridas e estreitas e elementos alinhados horizontal e verticalmente, utilizados com parcimônia, por exemplo, são um bom caminho para alcançar esse efeito.

Móveis na medida certa (e multifuncionais) – Quando for comprar os móveis para a sua sala, tenha em mãos as medidas do espaço e a ideia geral de como eles serão posicionados. Isso evita um dos problemas mais comuns para quem tem sala pequena: móveis grandes demais.

Caso não encontre móveis na medida que a sua sala pede, procure o trabalho de um marceneiro. Os móveis planejados não só se ajustam ao local como utilizam de forma inteligente todos os espaços e ângulos disponíveis.

Armários embutidos, mesas e sofás extensíveis, painéis para a televisão na parede ajudam a aproveitar bem a área. Nichos e prateleiras – desde que com pouca profundidade – cumprem a dupla função de decorar e de alojar objetos, e são bons substitutos para estantes mais pesadas.