O desmatamento florestal, a poluição do ar, dos rios e a quantidade de lixo acumulada em aterros nas últimas décadas fizeram soar o alarme da questão ambiental. Grandes secas e chuvas torrenciais, que trazem prejuízos tanto para a vida urbana quanto para o mundo rural, são alguns dos produtos do descuido com o meio ambiente.

Mas a verdade é que, além da responsabilidade desses grandes agentes, a soma das ações individuais tem muito peso sobre o ambiente. É por isso que a sustentabilidade, um meio de vida de baixo impacto ambiental e que prioriza o respeito ao ciclo de vida de produtos e materiais, se tornou palavra de ordem.

Viver de acordo com esses preceitos exige a criação de novos hábitos e adaptações nos antigos. O foco é criar menos danos ao ambiente. Separamos algumas ideias para quem quer ser mais sustentável.

Produza menos lixo – Você já parou para pensar quantos quilos de lixo produz semanalmente? Embalagens de supermercado, comida e produtos de higiene estão entre as maiores fontes de lixo individual. E essas coisas não somem na natureza: são necessários anos para que esses elementos sejam decompostos Diminuir quantidade de lixo na natureza é um bom começo.

Dê preferência a refis de produtos de limpeza e higiene pessoal – Quando for ao mercado, leve sua própria sacola. Prefira comprar produtos a granel ou na feira livre, e se possível procure embalagens de papel, que se decompõe mais depressa do que o plástico.

Consuma menos, doe mais – Essa dica é um desdobramento da anterior. Quem consome menos recebe menos embalagens e produz menos lixo. Isso vale especialmente para produtos que não acabam antes da troca, e que após a compra de um novo acabam indo parar no lixo. Roupas, móveis e produtos de casa em bom estado devem ser doados.

Separe o lixo para reciclagem – E o que não pode ser doado é reciclado. Isso vale para tudo. Em casa, separe o lixo orgânico e não reciclável do lixo reciclável, como papel, plástico, vidro e alumínio. Apenas parte das cidades brasileiras conta com um sistema de coleta seletiva. Se esse não for o caso da sua, procure na internet por organizações e redes de supermercados que funcionam como pontos de coleta. Eles são a ponte entre você e cooperativas de reciclagem, que fazem a triagem do material e mandam para as suas respectivas usinas de reciclagem.

Polua menos – Bicicleta e caminhadas são boas pedidas para trajetos de curta distância e para os finais de semana. Além de evitar o stress do trânsito e da busca de uma vaga para estacionar, deixar o carro em casa tira das ruas um agente que causa poluição. Encontre brechas no seu cotidiano que permitem essa atitude. Utilizar o transporte público desempenha a mesma função.