Nas transações de crédito, como financiamentos ou locações imobiliárias, o mutuário ou locatário precisa apresentar garantias ao credor para concluir a transação. Uma das maneiras de fechar negócio é apresentando um fiador. Mas você sabe se ser fiador compromete outro financiamento?

Essa é uma dúvida recorrente, já que o fiador é uma das formas mais utilizadas para assegurar o processo de empréstimo ─ mesmo tendo outras opções disponíveis.

Para saber quais são os riscos de ser fiador e se o seu processo de financiamento pode ser impedido por conta desse tipo de negociação, confira o conteúdo exclusivo que preparamos para você. Saiba o que precisa para ser fiador de imóvel. Acompanhe!

O que isso significa

Em termos mais simples, ser fiador de um terceiro significa pagar a dívida deixada por ele. Isso quer dizer que o fiador, dependendo dos rumos de uma negociação, pode vir a se tornar o devedor, sendo responsável pelo pagamento de um contrato, incluindo ainda as taxas de juros e multas.

Geralmente, o candidato a fiador precisa passar por uma análise de crédito da instituição financeira e comprovar uma renda compatível com a operação. Além disso, é comum e necessário ter um imóvel quitado para ser aprovado em uma transação financeira.

Se você for chamado por alguém para ser fiador em um contrato de financiamento, é normal surgirem dúvidas e incertezas em longo prazo. Por exemplo, você pode se perguntar se ser fiador compromete outro financiamento.

Para isso, caso você tenha o objetivo de financiar um imóvel próprio futuramente, é preciso ter renda compatível com as duas situações. A análise de crédito realizada pela instituição financeira vai dizer se a renda mensal da sua família é compatível com a transação, assim como o seu score de crédito.

Fiador de financiamento

Como o próprio nome sugere, o fiador de financiamento se envolve no processo de um terceiro com uma forma de garantia da transação; no caso de inadimplência do mutuário, o fiador é acionado. Saiba quais são os documentos necessários para ser fiador de imóvel:

  • documento de identificação com foto;
  • comprovante de residência;
  • comprovante de renda;
  • declaração do imposto de renda atualizado.
ser fiador compromete outro financiamento

Fiador de locação imobiliária

As imobiliárias solicitam uma garantia no momento de elaborar o contrato entre locador e locatário. Ou seja, no caso da locação imobiliária, o fiador é o responsável financeiro pelos meses em que o locatário deixar o pagamento pendente.

O dono do imóvel necessita de uma segurança a fim de evitar prejuízos com a operação. Por isso, o fiador é uma das alternativas, caso haja inadimplência. No entanto, essa prática que já foi muito utilizada vem caindo em desuso.

As exigências para que um fiador seja considerado aprovado são inúmeras, e outras formas de garantia acabaram sendo mais procuradas, como o caução e o seguro-fiança.

O que é avalista

Depois de entender se ser fiador compromete outro financiamento, é importante se atentar às diferenças entre avalista e fiador. O avalista é a pessoa responsável por dar o aval em uma transação de crédito. Sua função é ser a garantia de um contrato de compra de imóvel, por exemplo.

Para ser considerado um avalista, o candidato precisa passar por uma análise de crédito e ser proprietário de um imóvel no qual não reside. Essa propriedade será a garantia em caso de inadimplência do titular do débito.

Diante da aprovação no processo, essa pessoa assina um título de crédito, se tornando codevedora em uma obrigação solidária no contrato dessa operação – empréstimos ou financiamentos.

Apresentar um avalista no momento de contratar um produto ou serviço financeiro garante segurança aos bancos credores. Por isso, esta opção é sempre válida para a liberação dos recursos.

Diferenças entre avalista e fiador

O fiador é o responsável pelo pagamento em transações imobiliárias. Se o solicitante não conseguir arcar com o pagamento das suas obrigações, o fiador é acionado. Nesse caso, alguns deveres contratuais são da sua responsabilidade.

Além de passar por análise de crédito e de renda, é preciso comprovar a posse de um imóvel quitado, que pode ser a sua residência.

No caso de atraso no pagamento do solicitante, o credor tenta uma negociação e, se não obtiver êxito, o fiador é acionado. Ou seja, existem tratativas com o inadimplente antes de a cobrança chegar de fato ao fiador.

Já o avalista, solicitado normalmente em empréstimos e financiamentos, poderá ser acionado a qualquer momento, inclusive no primeiro atraso. O codevedor nesse caso não tem a obrigação de arcar com os juros, multas e encargos da parcela em atraso.

Tire as suas dúvidas sobre o Mercado Imobiliário com a Melhortaxa!

É importante entender se ser fiador compromete outro financiamento, assim como as diferenças entre os tipos de garantia em uma operação de crédito. Por isso, para acompanhar tudo que acontece no mercado imobiliário, acesse os conteúdos exclusivos do Blog Melhortaxa!

Saiba o que pode atrapalhar um processo de financiamento imobiliário, confira os itens que agregam mais valor a uma propriedade e aplique os conceitos de educação e disciplina financeira no seu orçamento pessoal. Acesse agora mesmo!