Você sabe o que quer dizer o termo fintech? Ele surgiu da união das palavras financial e technology. Traduzindo, o significado é tecnologia financeira e se refere às empresas ─ ou startups ─ digitais que disponibilizam produtos e serviços financeiros. Existem diferentes tipos de fintech.

Esse modelo de negócio surgiu para levar inovação e também ser uma opção a mais para o consumidor. Por conta disso, existem muitas fintechs no mercado. Como essa é uma área extensa, há fintechs para diferentes finalidades.

Acompanhe o conteúdo que preparamos para você e veja o que é fintech, os diferentes tipos, quais são os nichos que apresentam essa funcionalidade e como você pode inseri-las na sua rotina. Confira!

Diferencial das fintechs

A tecnologia é o grande diferencial quando se trata de definir os tipos de fintech, pois as startups se diferem das empresas tradicionais por conta dessa característica.

Existem tipos de fintechs voltados para conta digital, cartão de débito e crédito, seguros, empréstimos. Nesse estilo de empresa, o cliente tem total controle dos seus produtos e serviços através do telefone; não há a necessidade de comparecer a uma agência bancária ou corretora.

É importante conhecer os tipos de fintech, pois dessa forma é possível avaliar as diferentes alternativas para os serviços financeiros. Veja a seguir os principais exemplos de fintech.

Gestão financeira

As fintechs de gestão financeira, também conhecidas como eficiência financeira, oferecem serviços que visam à melhoria do controle pessoal das finanças. Ou seja, para organizar o orçamento, assim como aprimorar a relação do uso do cartão de crédito.

Empréstimo

As instituições financeiras tradicionais impõem exigências e restrições para conceder crédito. Com uma fintech de empréstimos pessoais, o acesso aos recursos é mais facilitado.

Nesse tipo de fintech, o cliente é submetido a uma análise de crédito e risco para concessão do montante solicitado. Porém, o fechamento do contrato é realizado de forma mais simples, através do aplicativo ou do site.

As taxas de juros aplicadas na operação nesse tipo de fintech são menores quando comparadas às dos grandes bancos. Por isso, o número de clientes interessados em crédito pessoal tende a aumentar.

Crédito e negociação de débitos

Esse tipo de fintech tem a função de mediar o cliente que tem a intenção de solicitar crédito e as instituições financeiras. As fintechs desse nicho pesquisam as melhores soluções do mercado e as apresentam ao cliente, juntamente com as taxas de juros, os prazos e demais informações, ou seja, assim como uma fintech de empréstimo.

Além disso, existe o serviço de negociação de débitos que funciona em paralelo aos empréstimos. Ou seja, no caso de solicitação de negociação, é possível contratar uma fintech para mediar a situação e regularizar as finanças pessoais.

Seguros

Por meio desse tipo de fintech, chamada também de insurtech, o cliente tem a possibilidade de comparar os serviços das corretoras de seguros. As empresas pesquisam e apresentam ao cliente as alternativas para seguro, independentemente da cobertura a ser contratada, os valores e o atendimento.

tipos de fintech

Pagamentos

As fintechs voltadas a pagamentos contribuem com o processo de compra dos clientes, assim como com as vendas de empresas e comércios. Os produtos nesse caso se referem às fintechs de cartão de crédito e débito, cartões pré-pagos para as pessoas físicas. Para as empresas, os produtos são as máquinas de cartões.

Outra característica desse tipo de fintech é a concessão de empréstimos, saque grátis, cashback, além da isenção de anuidade nos cartões de crédito e outros produtos.

Investimentos

Com as fintechs de investimentos, os clientes encontram as melhores formas de realizar as suas operações. As empresas atuam com algoritmos que analisam o mercado e mostram as opções com maior possibilidade de lucro.

Além disso, as fintechs de investimentos atuam com uma reunião de diferentes produtos, a fim de oferecer mais alternativas de investimentos ao cliente investidor.

Contabilidade

Existem também as fintechs voltadas para a área de contabilidade online, que disponibilizam cálculo de tributos, gestão fiscal e pessoal, consultoria tributária, abertura, legalização de empresas, entre outras.

A característica desse tipo de negócio são os serviços digitais; o cliente acessa uma plataforma e pode automatizar diversas operações. Assim, ele consegue diminuir a sua carga tributária ou aumentar os seus ganhos, reduzir burocracia, consequentemente alcançando mais credibilidade. Como o custo é menor, esse tipo de fintech é ideal para pequenos e médios negócios.

Criptomoedas e blockchain

Com o surgimento do Bitcoin, diversas organizações passaram a oferecer as suas moedas digitais. Com o aumento desse mercado, surgiram as fintechs, cuja função é ser uma corretora de criptomoedas.

O blockchain é a rede virtual que tem a função de controlar operações referentes a criptomoedas, registros, transações e contratos. Existem as fintechs que desenvolvem essas plataformas descentralizadas voltadas ao investimento em blockchain. Vale ressaltar que essa área é bastante ampla e tem a possibilidade de ser usada em diferentes produtos e serviços.

Crowdfunding

Crowdfunding é uma forma de empresas captarem recursos de maneira coletiva. Ou seja, quem tem interesse nesse tipo de produto se reúne para o financiamento de determinado negócio. As fintechs que atuam nesse nicho facilitam que as empresas façam uso desse meio de financiamento.

Sabia que a Melhortaxa também pode ajudar você?

Através de uma plataforma intuitiva, você encontra as melhores soluções do mercado imobiliário de maneira rápida, online e gratuita. Conte com as nossas soluções e encontre as propostas personalizadas de acordo com o seu perfil e a sua renda. Quer saber como? Acesse os nossos simuladores e confira!